Reintegração na empresa após demissão em gravidez

Há 12 anos ·
Link

Prezados, Fui demitida em 26/10 e estava grávida e não sabia. Logo a empresa também não. Ocorre que estou tendo uma gravidez difícil e após algumas internações e meu quadro de saúde apresentar uma melhora comuniquei a empresa o fato e eles ofereceram minha reintegração para não ajuizar nenhuma ação contra eles. Porém neste período todo de desemprego recebi 4 parcelas de seguro desemprego. Eu tenho direito a receber pelos benefícios de vale a alimentação e refeição atrasados? O que a empresa tem que me pagar além do salário desde aquela época?

21 Respostas
página 1 de 2
TGFF2
Há 12 anos ·
Link

Pelo que sei, o processo de "Reintegração ao Trabalho" funciona assim:

Empresa devera cancelar sua demissão ou recontrar no primeiro dia após a demissão

Exemplo: Demitida em 26/10 ou cancelam ou te recontrata com data de 27/10

Alem disso, tem que pagar (FERIAS, DECIMO TERCEIRO, SALÁRIO e FGTS) do período que ficou fora da empresa, portanto OUT/NOV/DEZ/JAN/FEV/MAR..... ate o mês da efetiva reintegração.

Digo que isso acontece em 90% dos casos, mais quando a pessoa entra com processo, já nao sei dizer se quando a empresa oferece a reintegração sem o processo, se vc poderá exigir tudo isso.... já que nao tem alguém que o proteja.

As vezes mesmo e gente precisando do $$$, nao é a melhor opcao aceitar a reintegração que a empresa ofereceu sem que haja um processo trabalhista.

Att

adeilda santos
Há 12 anos ·
Link

oi TGFF2 boa tarde, estou numa situação bem parecida: o juiz pediu minha reintegração de imediato dia 15 de março , porém eu estava gestante e tive um parto prematuro dia 28 de fevereiro e a medica me deu afastamento de minhas atividades por 1 mes pois faço faculdade e ate então eu não sabia que teria que retornar a empresa ai dia 15 fui ate a empresa para fazer a reintegração , eles me mandaram voltar dia 18 para passar pela medica da empresa e a mesma mandou que eu voltasse apenas dia 1 de abril para fazer nova avaliação , e disse que a empresa me pagaria os 15 dias e me mandaria para o inss , porém não pegaram nenhum documento meu , isso está correto?como a empresa deveria proceder uma vez que ela recorreu a sentença? entrei na empresa como operadora de telemarketing ,e fui trocada de função por 2 meses para aux adiministrativo por conta da tendinite até que a empresa me demitiu, eu devo retornar como operadora de telemarketing novamente ou como aux administrativo?

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Mas eu terei direito também a receber pelos benefícios de vale a alimentação e refeição atrasados?

TGFF2
Há 12 anos ·
Link

Estou na mesma, minha sentença saiu dia 08/02, a empresa teria 10 dias pra reintegrar e 15 dias para pagar (FERIAS, DECIMO TERCEIRO, SALÁRIO e FGTS) porem a empresa mandou telegrama para o endereço errada me convocando para 20/02 estar no RH, como ate dia 05/03 nao tinha nada, minha adv entrou com mandato para que o oficial de justiça fosse comigo no RH, mais no dia 06/03(um dia depois) eles anexaram copia do telegrama como (MUDOU-SE) e a minha adv nao quer cancelar o mandato, pois esta na fila e esta rolando multa diária, ate a efetiva data da reintegração.

Nos eu caso como foi pro INSS, nao tenho nem ideia, como eles vao proceder, so sei que demora !!! E se estiver na justica, quando voltar eles teem que pagar tudo

..

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Beneficios não pois estes não são pagos nem quando o empregado com vínculo falta pois são beneficios em função do trabalho, quer dizer: compareceu > recebeu > usou; se não compareceu > não usou > descontou.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

TGF, acho que a multa não vai rolar, eles comprovaram que comunicaram, mas não a alcançaram pois não mais vivia naquele endereço. Quer dizer, não foi culpa deles.

Alessandra1978
Há 11 anos ·
Link

Boa tarde! Me encontro numa situação parecida, fui desligada já recebi o valor da rescisão, MAS a homologação ainda não foi feita (não recebi nem FTGS e nem Seguro Desemprego ainda). Como solicito a reintegração procuro a empresa ou procuro a justiça? E a dúvida principal: Não tenho mais o valor da rescisão, como eles podem me cobrar isso? Será descontado gradativamente no meu pagamento quantos %? Por favor m orientem

BlackNight
Há 11 anos ·
Link

Se procurar direto a justiça o juiz vai ficar muito fulo da vida por tomarem o tempo dele quando antes vc deveria ter procurado a empresa. Só se busca a justiça quando as partes que tem de resolver uma questão não chegam a um consenso.

Se o empregador ignora seu estado gravídico (e está impedido por lei de buscar saber), o que vc vai fazer na justiça???? Se queixar que foi demitida grávida quando o empregador ignorava a existência da gravidez, se queixar de que precisa do emprego de volta quando o empregador sequer pode escolher se devolvia ou não???????

Sim, vc terá de devolver a rescisão, mas só buscando um entendimento com seu ex empregador é que vc poderá chegar numa solução razóvel para ambas as partes.

Contudo, ainda lhe resta a opção de não requerer nada, fique avisada que vc não poderá pedir o auxilio maternidade neste caso, mas vc não ia poder mesmo receber seguro desemprego e o auxilio maternidade, será ou 1 ou outro beneficio.

Alessandra1978
Há 11 anos ·
Link

Sabe me dizer se volto na mesma função e no mesmo setor?

BlackNight
Há 11 anos ·
Link

Sim, volta tudo como era antes, apenas se anula a rescisão do contrato.

Alessandra1978
Há 11 anos ·
Link

Obrigada Black Night.

Alessandra1978
Há 11 anos ·
Link

Mais uma dúvida: a empresa me reintegrou (mas não me deram nada pra assinar, nem um documento, só me solicitaram a cópia de um laudo onde informasse o tempo da minha gestação) hoje estou na sede, ainda sem bater ponto, pois ainda não foi reativado. A empresa me fez uma proposta de como eu poderia devolver a rescisão (30% do valor total da rescisão + o restante parcelado), mas não aceitei pois não disponho mais de valores. Quero deixar bem claro que não estou me negando à devolver, mas dessa forma que eles querem não consigo. Existe algo na lei referente à isso? Se não chegarmos à um acordo o que aconteçe? Estou com medo deles cancelarem meu plano de saúde já que fui desligada no dia 05/08/2014.

BlackNight
Há 11 anos ·
Link

A proposta deles não é ruim, visto que a Lei limita mesmo em até 30% do salário os descontos devidos pelo empregado.

Fábio Luciano
Há 10 anos ·
Link

Boa noite! Minha esposa foi demitida dia 06 de Abriu de 20015 e já estava gravida de 1 mês (mas não sabia). Porem ao ficar sabendo da gravidez, comunicou a empresa e a empresa fez todo processo de reintegração. Ela volta a trabalhar dia 01 de Agosto de 2015. Esses quase 4 meses que ela ficou em casa, a empresa tem que pagar os salários a ela ? Se sim, qual é prazo para eles fazerem isso ?

Jennifer Evangelista
Há 10 anos ·
Link

Fui demitida após 11 meses de trabalho em contrato CLT com aviso prévio indenizado ,antes de realizar o exame demissional descobri a gravidez e imediatamente avisei o gerente de RH , ele disse que ia conversar com a diretoria para realizar a minha integração, porém a diretoria recusou a minha reintegração e disse que irá pagar a multa (pois acreditam que eu não iria trabalhar com a mesma disposição ). Gostaria de saber quais os meus direitos e o que eu vou receber de multa e como ela é paga ? Receberei todos os meses + a estabilidade ou receberei mês a mês ? Desde já agradeço

Ana Carolina
Há 9 anos ·
Link

Olá! boa tarde! descobri que estava gravida no dia 31/05/2016 , porém, já estava trabalhando desde o dia 07/05/2016.cheguei a receber meu primeiro salario no dia 31/05/2016.Só que , quando contei sobre minha gestação (que foi no dia 1/06/2016) . No dia 03/06/2016 a empresa me demitiu por esta gravida. No mesmo dia me devolveram minha carteira de trabalho com a xerox da documentação que foi entregue para assinar a carteira , só que , me devolveram minha carteira sem assinar, entreguei ela no dia 17/05/2016 e eles me devolveram ela sem assinar por conta de esta gestante alegando a demissão devido a este ocorrido, porem trabalhei ate dia 04/06/2016 . Entrei em contato com meu advogado e pedi para entrarmos com um processo.Ele já fez todos os tramites e a audiência já foi até marcada para o dia 17/10/2016 na 1 vara do trabalho de São Gonçalo aqui no Rio de Janeiro. Ele tambem me informou no dia 24/06/2016 que o pedido de reintegração a empresa já estava na mão do juiz. O que eu gostaria de saber é: - Quanto tempo leva para a empresa ser notificada - Qual o prazo que eles tem para entrar em contato comigo - E caso eles venham a não aceitar o pedido de reintegração, como irei receber os valores referentes aos meses que estou desempregada até a licença maternidade terminar Desde já, grata.

jessica
Há 9 anos ·
Link

Oie# Fui demitida dentro do período de experiência em Maio e logo descobri que estava gravida, mais nao sabia o tempo, informei meu patrão que marcou ultrason hoje, e soubemos que estou de 13 semanas , então eu ainda estava trabalhando quando engravidei. Acredito que o mesmo me pegara de volta, porém.gostaria de saber o que eu tenho direito, dia dois meses que fiquei desempregada e se devo algo a empresa

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

A rescisão será anulada, vc tem de devolver o que recebeu na rescisão, se sacou FGTS terá de devolver a CEF.

Quanto a estabilidade gestacional, não depende de ter engravidando enquanto vigorava o contrato, não se trata de engravidar no emprego, o patrão não tem nada com sua pratica na vida pessoal, portanto, mesmo que a gestação tivesse começado antes de sua contratação a estabilidade seria devida. Apenas cuidado com seu comportamento no trabalho, seja zelosa e respeite as normas, pois o estável pode ser demitido por justa causa, portanto, nâo dê motivo.

Boa sorte!

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Vc receberá salário pela contra-pestação do serviço prestado, portanto, trate de retornar ao serviço para vir a receber seu salário.

Mônica Lima
Há 9 anos ·
Link

Fui Demitida e não sabia que estava grávida,e no exame demissional descobrir a gravidez,porém não gostaria de voltar a empresa tem como eu não voltar???

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos