Posso descontar da pensão o que gasto para visitar os meus filhos?

Há 12 anos ·
Link

Bom dia Moro em um estado e os meus filhos em outro, tenho um 2º casamento com mais um filho, meus filhos não aceitam nem o casamento nem a filha, pago pensão e sou cobrado para ir visitar todo mês mas tenho despesas com viagem, hospedagem, alimentação e outros como passeio, cinema, etc. Esses gastos tem que ser pagos separados da pensão ou posso de alguma forma descontar pois fica muito pesado, sendo assim só vou visitar meus filhos a cada 4 ou 5 meses de outra forma poderia ir mais vezes. Tenho minhas despesas fixas e não também não tenho fonte de renda fixa sou autonomo. Att

17 Respostas
Thiago Rios - Teresina-PI
Há 12 anos ·
Link

Infelizmente, devem ser pagos por fora. A pensão é para o sustento, a subsistência e as necessidades da criança. Despesas com hotel e passagem, por mais que sirvam pra visita, o que é importante, não são para o sustento da criança.

Vavá Alves
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Olha, nao estou nem perto de ser advogada, mas que eu saiba nao faz senyido vc gastar a pensao com eles mesmos. O que resta é vc visitar menos ou ganhar mais para visitar mais vezes. A pensao é para o sustento deles, vc nao mora com eles, entao... Acho que essa questao nem vale para revisaao de pensao(diminuir).

Jaime rs
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Visitar os filhos é um dever do pai, fato que deve ocorrer independentemente de obrigação. A pensão que vc alcança aos seus filhos visam dar-lhes condições de sobrevivência. Essas despesas de viagem são gastos pessoais seus, vc não pode descontar da pensão.

Vavá Alves
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Alguem por favor pode me tirar uma duvidazinha? Desde ja obrigada.

jus.com.br/forum/326101/investigacao-de-paternidade-c-exame-dna-particular-anexado-ao-processo/

Romeu pai
Há 12 anos ·
Link

Não quero diminuir a pensão não é isso eu só gostaria de saber se poderia haver esse desconto, gostaria de visitar mais meus filhos mais não posso, a mãe deles mudou de cidade e não perguntou se eu poderia visita-los ou não e tbem sou cobrado por tudo como se eu tivesse que prover até o ar que respiram sendo que a mãe quem pediu a separação para viver sua vida do jeito que quisesse.

KLAUS PIACENTINI
Há 12 anos ·
Link

Romeu pai,

vc só pode estar brincando (...) isso não é vdd ...

Vc prefere gastar c\ hotel, cinema, diversão do que sustento de seu filho(a) ... faça meu favor né !!!

Romeu pai
Há 12 anos ·
Link

Não esse gasto é com eles mesmo acho que vc não entendeu minha pergunta.

GLC
Há 12 anos ·
Link

É cada uma neste Fórum!

Vavá Alves
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Ninguem me deu atençao.. :'( pedi uma ajudinha acima e passei invisível.

Renato
Há 12 anos ·
Link

Romeu,

Qual o valor pago de pensão?

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Vavá, toda pessoa adulta tem de assumir a responsabildiade por seus atos. Quem fez os filhos tem O DEVER de colaborar no seu sustento. Filho não é cinema que somente se paga para ver.

Juliana
Há 12 anos ·
Link

Porque ao invés de você ir visitá-los e ter gastos com hotel e alimentação etc eles não passam a ir para sua casa, assim os gastos serão menores, praticamente o da passagem, uma vez que eles se hospedarão na sua casa e podem procurar programas alternativos como assistir o filme em casa, passear na pracinha, praia (se morar em litoral), entre outros basta ter criatividade. Abraço!

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Tmb não pode as crianças se deslocarem para ir visitar o pai. Se a guardião não teve forte motivo para sair da cidade onde residia com o pai, ou se foi o pai que otou em ir para morar em outra cidade, não devem ser as crianças (para maior comodismo do pai ou da mãe) a pagar por isso, terem de se deslocar para manter o contato com o pai!!!!!

Se foi a mãe que se mudou sem forte motivo, o pai poderia ter impedido, ou se foi o pai que mudou-se, foi ele quem escolheu, não pode agora querer que sejam os filhos a se arriscarem em viagens, perderem horas em viagem, passar pelo incômodo da viagem, para ficar algumas horas com ele. E ainda querer que os valors gastos com o deslocamento e etc abatidos da pensão QUE É A PARTE DELE NO SUSTENTO DOS FILHOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ele querer que a genitora colabore com os gastos do deslocamento dele por uma questão de troca de favores, se ELA decidiu mudar-se por motivo pessoal, até seria o caso de negociar isso com ela, mas querer tirar do leite das crianças....francamente!!!!

Renato
Há 12 anos ·
Link

Romeu,

Não é o caso de descontar da pensão os valores gastos nestas viagens para visitar os visitar os filhos e sim, de revisional de alimentos em função da nova situação que se apresenta. Não sei quais foram os motivos pelos quais a tal mudança ocorreu, cada caso funciona diferente, mas em regra, os valores gastos para visitar os filhos devem ser considerados na hora de quantificar o valor da pensão.

Mova ação revisional de alimentos e informe à justiça seus gastos para que possa ter o valor da pensão diminuído. Se prepare pois vai se meter em um vespeiro onde reina a incompetência e a mediocridade, muitas vezes travestidas de "intelequitualidade".

Não faltará gente fina falando no quão ruim você é ao querer diminuir este valor. Há os que não sabem ler e que acharão que você está optando de gastar com os filhos para gastar em hotel. Há os que irão sugerir que você os visite menos mas que não deixe de pagar o valor atual. Não desanime, são uns pobres coitados sem conhecimento jurídico, e em muitos casos repetidores das bobagens alheias.

E qual seria o fundamento para se diminuir os valores desta pensão?

Filhos têm dois direitos inalienáveis, serem mantidos pelos pais e claro, conviver com eles. Difícil saber qual é o mais importante. Se alguém se atrever a dizer que o financeiro é mais forte, deveria também opinar para a retirada da guarda de todos os que são pobres e passá-la ao genitor mais poderosos financeiramente.

Para isto eles teriam de ser coerentes em seus raciocínios e aí, seria querer demais.

Pois bem, se o valor da pensão inviabiliza as visitas, é óbvio que deve ser revisto. Não para que o pai gaste mais com hotel, não para que o pai gaste mais com passeios, mas para que o pai e filho tenham garantido seu direito de conviverem. Quem não concorda com isto deve achar que a convivência com o pai é um simples adendo.

Custo a acreditar que gente que tenha tido um pai presente e que formou seu caráter a partir do que aprendeu com ambos os genitores pense assim.

Autor Desconhecido
Há 11 anos ·
Link

Renato,

Boa noite. Li alguns dos teus comentários, e esse ficou muito interessante. Eu sou técnico em enfermagem, não compreendo muito do direito, mas as tuas colocações são fantásticas. Sabe, aqui no Brasil, para alguns ignorantes: a mulher e dona da criança, e o pai não e parente. Se eu não fosse pai, iria achar isso muito engraçado. Fato curioso, quando essas crianças viram adultos problemáticos e querem "esquentar as orelhas" delas, as mães desavisadas, proprietárias, elas dizem aquelas celebre frase, "vou mandar você pra casa do teu pai pra ele dar um jeito em você". Parabéns! Discurso coerente, didático, de fácil compreensão... Boa noite, doutor Renato.

Torsten Konkiewitz
Há 11 anos ·
Link

Olha gente vou em contra mão de todo mundo aqui. Tem umas respostas aqui que não são bem pensadas. Mas vamos por parte. O sustento, o bem estar, escola, roupa são responsabilidade dos dois - pai e mãe. O contato com mãe e pai faz parte do bem estar ou seja é responsabilidade dos DOIS. Os gastos das viagens se fez necessário devido a uma decisão da mãe. Ela pensou na hora de tomar essa decisão nas dificuldades de manter contato com o pai? Pensou no aumento dos gastos para viagens? Claro que não pq não é ela que tem que arcar com as despesas e nem é ela que fica sem pai. Assim fica fácil, agora o pai tem que ganhar mais? Agora sou eu quem fala: ah faz favor. Quando mandamos num casal não separado o filho para uma faculdade em outra cidade também não é só um que paga as viagens pra ver o filho. Pq agora deveria ser diferente?

George Jó Giraldi
Há 10 anos ·
Link

CARO ROMEU PAI, TB PASSO POR ESSA SITUAÇÃO, FUI CASADO E MEU FILHO NASCEU NA MESMA CIDADE EM QUE CASEI MOREI CASADO POR MAIS DE 8 ANOS. APÓS A SEPARAÇÃO MINHA EX OPTOU EM SE MUDAR PARA OUTRA CIDADE A MAIS DE 700 KM DE DISTÂNCIA. GASTO COM ISSO QUASE MIL REAIS POR VISITA POIS MEU FILHO NÃO TEM NADA HÁ VER COM ISSO, ALÉM É CLARO DA PENSÃO QUE PAGO MENSALMENTE. TB ACHO INJUSTO TERMOS QUE ARCAR COM ESSA DESPESA, VISTO QUE QUEM OPTOU PELA MUDANÇA DE ENDEREÇO FOI A EX-MULHER, ENTÃO ELA É A ÚNICA RESPONSÁVEL POR TER TIRADO NOSSOS FILHOS DO CONVÍVIO FREQUENTE. GRAÇAS À DEUS TENHO CONDIÇÕES PARA ESSAS VISITAS E PARA ARCAR COM ESSES GASTOS QUE NÃO É DE MINHA RESPONSABILIDADE(NÃO FUI EU QUEM MUDOU DA CIDADE DE MEU FILHO), MAS E PARA QUEM NÃO TEM ESSA CONDIÇÃO, COMO ESTÁ SENDO O SEU CASO, ISSO É JUSTO ???

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos