Boa noite Doutores e Doutoras,

Sou iniciante no exercício da profissão e tenho uma série de dúvidas, e não tenho muita familiaridade com a prática da advocacia. Por isso, peço uma orientação no tema acima.

No falecimento de um Consorciado de um automóvel, como os Herdeiros deverão proceder, para reaver parte desse dinheiro?

Existe a necessidade de prmover a abertura de sucessão?

Respostas

    W

    [email protected] Quinta, 11 de abril de 2013, 7h31min

    Prezadan Regiane o consórcio esta contemplado ou não?? Já houve a retirad do bem??
    Somente com estas informações podemos te ajudar.
    Atenciosamente Dr. Wilson Vieira

    ?

    Regiane Oliveira 330160/SP Quinta, 11 de abril de 2013, 10h17min

    Oi Doutor, ainda não foi contemplado e nem houve a retirada do bem!

    W

    [email protected] Quinta, 11 de abril de 2013, 10h26min

    deve ter seguro prestamista. Entre em contato com a administradora e entregue o atestado de óbito ( pegue um comprovante) o saldo devedor deve ser quitado.

    atenciosamente Dr Wilson Vieira

    ?

    Regiane Oliveira 330160/SP Quinta, 11 de abril de 2013, 10h43min

    Muito obrigado Doutor! Uma excelente quinta-feira.

    W

    [email protected] Quinta, 11 de abril de 2013, 10h46min

    Até aonde eu lembre Regiane.

    Este valor vai quitar o consórcio e a familia pode pegar o cheque no valor da carta de credito. Não é necessario pegar o bem, mas não se é necessário esperar seis meses.

    Atenciosamenet Dr. Wilson Vieira

    ?

    Regiane Oliveira 330160/SP Sexta, 12 de abril de 2013, 0h26min

    Vou seguir as orientações do Doutor!

    F

    Flaviano Flavio Segunda, 13 de maio de 2013, 12h33min

    olá, estou com um problema parecido,
    meu pai pagava um consórcio daqueles modalidade compra premiada juntamente com seu irmão, também ainda não foi contemplado e nem houve a retirada do bem, meu pai veio a falecer, tenho algúm direito nesse caso já que o consórcio era pago em parceria com outra pessoa?

    W

    [email protected] Segunda, 13 de maio de 2013, 13h23min

    Como era a parceria o consorcio estava em nome de quem??

    Atenciosamente
    Dr. Wilson Vieira

    F

    Flaviano Flavio Terça, 14 de maio de 2013, 13h47min

    Hoje verifiquei e esta no nome do meu pai, a parceria era só na palavra mesmo o valor da parcela era dividido para os dois.

    Outra coisa tinha sido pago apenas 4 parcelas totalizando uns 400,00 (quatrocentos reais), a moça do consórcio me disse que tenho direito apenas a 300,00 pois o restante fica retido. Tenho direito a receber o valor integral do bem consórciado? O consórcio era de uma moto com valor de 4.000,00 (quatro mil)

    W

    [email protected] Terça, 14 de maio de 2013, 14h03min

    Mas ele tava pagando o consórcio ou tinha parado de pagar??

    Wilson Vieira

    F

    Flaviano Flavio Quarta, 15 de maio de 2013, 20h38min

    Meu pai pagou ate a sua morte, novembro do ano passado. A atendente falou que o consorcio esta arquivado.

    W

    [email protected] Quarta, 15 de maio de 2013, 21h03min

    O consórcio não tinha seguro de vida???

    Wilson Vieira

    F

    Flaviano Flavio Quinta, 16 de maio de 2013, 12h33min

    Não, não tinha..

    S

    Sandra Arterapia Quarta, 17 de julho de 2013, 23h09min

    Boa noite doutores

    Por favor preciso de ajuda na questão de consorcio.
    Meu marido tinha um consorcio, o qual foi dado o lance e com a carta de credito compramos um carro. Porem ele faleceu a 3 meses, eu continuei pagando as prestações, mas dias atrás me falaram que eu nao preciso continuar pagando, pois com o falecimento quita o consorcio e me devolvem o que foi pago. Gostaria de saber se é isso mesmo e como devo proceder.
    Desde já agradeço a atenção.

    Sandra

    W

    [email protected] Quinta, 18 de julho de 2013, 2h58min

    Sandra normalmente o consórcio têm seguro de vida entre em contato com a administradora.

    Dr Wilson Vieira

    R

    Rafaella Oliveira Quinta, 01 de agosto de 2013, 12h25min

    e para transferência de nome do consorciado, pois meu avo faleceu e meu tipo quer mudar para o nome dele?? qual seria a medida cabível? alvará judicial pleiteando a transferência?? Com fundamento em qual diploma legal? O consorcio não tem seguro de vida, e era meu tio que pagava e os irmãos estão em acordo com a transferência.

    Victoria Medrado

    Victoria Medrado Quinta, 11 de dezembro de 2014, 15h12min

    Estou com um problema parecido, o consorciado faleceu e os pais querem receber o consórcio em seu lugar, a empresa disse a eles que é preciso entrar com um processo para fazer essa mudança e requerer seus direitos, no caso poderia ser apenas um processo administrativo?

    Ana Paula Bastos

    Ana Paula Bastos Sexta, 01 de maio de 2015, 11h07min

    Bom dia!
    Meu pai tinha um consorcio da Viwa.
    Eles afirmam que para receber o que ele tinha pago 50% da carta,devemos pedir autorização judicial.
    Ou seja contratar um advogado e entrar com a autorização.
    Alem disso tudo eles negaram o seguro ,devido a ele ter doenças como diabetes e hipertensão, afirmam que ele ao contratar o seguro não informou essas questões.
    Porem ele faleceu de parada cardíaca.
    O que posso fazer?
    Podem me ajudar?