Registrei meu filho mas não sou pai biológico
ola sou bruno tenho 31 anos a mais de dois anos conheci uma moça a quem em apaixonei e fiquei com ela mesmo sabendo q estava grávida de outro homem a tres semanas o menino nasceu eu resgistrei pq acompanhei a gestação e registrei ele agora nos separamos e ela tem 5 messes a criança esta com dois anos agora me evita deixar ver a criança ela voltou com um ex dela q se mudou me deixando sem saber onde esta o menino eu falo com ela só pelo msn ja dei entrada no pedido de regulamentação alimenticia mas tenho medo dela não ir no dia ou receber a intimação q enviei para a casa de sua irmã onde ela morava ela por sua vez ameaça tirar o registro será possivel ela tirar meu registro do menino? eu o amo e sinto q é meu filho mesmo não sendo de sangue ela esta alienando o menino contra mim o q faço?
Mais um caso de mãe proprietária...É incrível como a mesma história se repete tanto... Vc não deveria registrar um filho que sabia não ser seu, isso é coisa séria, não dá pra brincar de papai na vida real. Vc não tinha o direito de registrar filho de outro, isso é crime de falsidade. È possível mudar o registro sim, mas possível não é garantido, cada caso é um caso. Mas ela não pode entrar com essa ação, somente o pai biológico e vc podem entrar com ação pleitando a mudança do registro de nascimento. Se ele entrar com a ação possa ser que consiga mudar o registro, embora não seja uma coisa simples. pois vc registrou e conviveu com a criança durante dois anos sem que o pai biológico fizesse nada; isso pesará a seu favor. mas mesmo que o registro se mantenha pra vc não mudará muita coisa e ainda terá que pagar pensão para o filho de outro. A não ser que vc consiga a guarda da criança, coisa muito difícil...
Vc só consegue mudar, anular o registro se provar que não sabia. E no seu caso, impossível. Vc registrou sabendo, não houve vício de consentimento, vc não foi enganado. A genitora realmente não pode fazer nada. Somente o pai biológico se aparecer. E pelo tempo que já passou, difícil, e quanto mais o tempo passa, mais difícil ainda de vc conseguir anular isso.
Bruno, vc pode ficar tranquilo, pois o importante no seu caso, é o fato de vc ter registrado a criança, mesmo sabendo que não é o pai biológico, ou seja, registrou por amor...essa paternidade é uma das mais difíceis de ser anulada...Esse estado de filiação, vc tem direitos e deveres...o ideal é ajuizar ação de oferta de alimentos, e regulamentação de visitas com pedido de liminar...
E o mais favorável, é que vc ama essa criança e deseja continuar esse vinculo, mesmo após a separação com a mae... A sua ex-companheira, não tem legitimidade para anular nada...pode ficar tranquilo...e para o justiça, nem interessa muito se vc é ou não o pai biológico...
O importante é o registro de nascimento...
Se ela for intimada e não comparecer na audiência, o seu advogado pode solicitar que seja feito a busca e apreensão do seu filho...
Tantos pais que brigam por míseras pensões, abandonam os filhos usando a desculpa de que a mãe é uma cobra, etc e um que nem é pai biológico querendo conviver com a criança, não se omitindo com desculpas esfarrapadas!!! Parabéns Bruno, vc é um PAI de verdade! E, apesar de não ser advogada, vi que nem a mãe pode apagar sua história com seu filho!!!
Mas deixa eu explicar q eu não brinquei desde q registrei sabia q era meu dever pq me apeguei ao menino e ela não esta com o pai biológico e nem sabe onde estar e nem quer saber de procurar ela só voltou pra um ex q aceitou ela depois da traição dela e ela acha ele mais pai q eu pq ele tem mais condição financeira q eu eu ja dei entrada na regulamentação de pensão e tenho só medo dela não ir n dia da conciliação pq ela se mudou e nem sei onde esta vivendo com meu filho onde ela foi morar estou a dois messes sem ver meu filho o q faço?
Vc disse: "ela voltou para o ex", ficou subentendido que seria o pai biológico da criança. Se não é o pai biológico não tem como ela pleitar a anulação do registro. Regulamentação de pensão ou de visitas? Vc tem que entrar com um pedido de regulamentação de visitas e oferecimento de pensão alimentícia. Vc terá que ter paciência e persistência, pois a justiça é lenta.
Ingratidão pelo o que?? Vc e a mãe da criança roubaram a verdade sobre a origem dela, ela não ia morrer se ficasse um tempo sem o nome do pai biológico na certidão de nascimento.
Por sua causa essa criança vai no futuro transar e ter filhos com os outros filhos do cara que é o pai desta criança a quem vc roubou a paternidade. Legal isso, não é?? Por isso é crime, dá 6 anos de cadeia.
Eu acho um absurdo esses cara querer assumir filhos dos outros. Enganando a criança,. Poxa não sou contra cuidar,amar, ter como filho. Mas ursupar o lugar do outro é demais, os dois merecem responder processo. Ai mais tarde na maior cara de pau ele não é seu pai. E como fica a criança. Pessoas irresponsáveis que agem assim com crianças.
Rafael e Elis, em qual momento eles disseram que esconderam a verdade da criança. Eles estão apenas tirando suas dúvidas e lutando pelo convívio com o filho. Em momento algum foi dito que a verdade foi escondida ou será no futuro. E mesmo que seja, isso é algo particular, quando não temos nada a acrescentar, não se deve palpitar!
Aline, quem diz isso é a Lei:
CODIGO PENAL Da Sonegação de estado de filiação Art 242 - Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil: (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981) Pena - reclusão, de dois a seis anos. (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981) Parágrafo único - Se o crime é praticado por motivo de reconhecida nobreza: (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981) Pena - detenção, de um a dois anos, podendo o juiz deixar de aplicar a pena. (Redação dada pela Lei nº 6.898, de 1981)
A criança ao nascer, ainda recém nascida, deu autorização para que lhe fosse impedido o reconhecimento de sua origem, afastada a possibilidade de vir a poder desenvolver convivio com o seu genitor biológico???????????????????? Alguém de vs tem o dom de prever o futuro ou de manipular a vida de modo a determinar o que passa hoje e irá passar no coração alheio???
Então, senhora Aline, eles roubaram SIM deste pequeno cidadão o direito dele em ter preservada a verdade sobre sua origem
Dr. Rafael,
Isso o senhor diz no caso de ser escondida a verdade da criança. Mas a única pergunta que lhe fiz foi: Em qual momento ele disse que ocultou ou irá ocultar a verdade da criança?
E por mais que a lei seja clara, não podemos negar o fato de que essa criança ao menos terá um pai, o senhor preferiria que alguém criasse uma criança sem ser pai biológico, ou iria preferir que ela fosse abandonada pelos pais e vivessem sem nenhum afeto por conta de uma lei cheia de erros?