Mudança de comarca do 1º na fila de adoção
Prezados Doutores,
Minha situação é atípica, em minha cidade ninguém sabe responder e é por isso que estou aqui... Já fiz contato até com a corregedoria que está analisando o meu caso para que eu não saia prejudicada. Mudei de cidade faz 6 meses e estou habilitada para adoção, porém na cidade onde fiz meu cadastro atualmente sou a primeira da fila. Recentemente eu e meu marido passamos por uma situação inusitada pois encontramos um bebê recém nascido, abandonado perto de nossa casa no jardim de uma clínica que entregamos às autoridades e temos interesse em ficar com ele, já que somos habilitados e os primeiros da fila. O problema iniciou justamente quando tentamos trazer nosso processo para a nova cidade porque perderíamos o primeiro lugar da fila e seríamos prejudicados. A cidade onde moramos atualmente o processo para adoção é muito lento, na cidade de origem do nosso processo temos 3 anos de fila e já estamos em 1º lugar. Na vara da Infância eles não sabem o que fazer conosco, o juiz diz que se viermos com o processo para cá perderemos nosso lugar e entraremos no processo de espera todo novamente. Vim aqui neste fórum para ver se algum dos Doutores saberiam nos instruir. Estamos em total desespero e lutando contra o tempo. A cada dia que passa é um dia a menos que temos para lutar por esta criança. Vocês sabem de alguma jurisprudência, instrução normativa, ou que for que possa nos ajudar?
Por favor nos ajudem, queremos fazer a diferença na vida dessa criança que Deus colocou em nosso caminho. Queria poder dar mais detalhes aqui de como a encontramos, mas para não expor a situação e a criança, me limitarei aos fatos relevantes.
Agradecemos por toda a ajuda!
Oi, Estamos em situação bem parecida. Gostaríamos de trocar experiência sobre o tema, principalmente saber o que a Corregedoria decidiu sobre o seu caso (somos de MG) já que adotamos procedimento semelhante para resolver a pendência. Por ora, sugiro visitar o seguinte endereço onde encontrará uma consulta realizada anos atrás sobre o tema e que motivou a alteração de Provimento do TJSP: http://www.tjsp.jus.br/Download/Corregedoria/pdf/mudanca_comarca_pretendente.pdf Faça contato.