Divisão de bens

Há 13 anos ·
Link

O inventário de meus pais foram concluídos e eu e meus irmãos ficaram com um terço de cada imóvel (são vários), porém não está havendo consenso em quem fica com o que. Sendo que eles não querem se desfazer dos imóveis, teria como eu pedir na justiça a minha parte, mesmo a revelia deles?

8 Respostas
Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Sim. Pode pedir extinção de condomínio e autorização para venda.

Luciano Rodrigues - [email protected]
Há 13 anos ·
Link

Fernando, é exatamente o que a Juliana respondeu, tem que contratar um advogado e pedir a extinção do condomínio e a eventual autorização para a venda. Att,

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Muito obrigado, Fernanda e Luciano. Vocês poderiam me explicar o que é a extinção de condomínio. Esse processo costuma ser demorado na nossa justiça? Cabe recurso por parte de meus irmãos?

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Fernando

Na partilha dos bens, como são mais de um herdeiro os bens costumam ficar em condomínio, ou seja, todos são donos. Aí, pra vc poder negociar a sua parte, é necessário que se extingua esse condomínio e seja solicitado um alvará para que seja feita a venda dos bens, quando os demais herdeiros não concordem, mas como vc tem direito eles não podem te impedir de usufruir da sua parte, entendeu? O tempo que leva não dá pra precisar. Claro que os demais serão chamados a se manifestar e terão que ter boas razões para tentar impedir sua ação. Não é simplesmente "Não queremos vender" ora bolas, se é de todos, todos tem direito em desfrutar dos bens. Boa sorte**

Luciano Rodrigues - [email protected]
Há 13 anos ·
Link

Ratifico as sábias palavras da Dra.! Att,

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Drª. Juliana, agradeço mais uma vez sua colaboração. Peço desculpas pelo meu pronunciamento tardio pois a vida anda corrida como sabe. É que tenho muito receio de começar uma disputa sem antes saber alguns detalhes. Quando a Drª. diz que posso negociar minha parte a senhora se refere apenas ao meu 1/3, ou seja o juiz daria a sentença para vende - lá (o que ao meu ver isso não faz sentido, porque ninguém seria louco em comprar apenas minha parte e não o imóvel todo), ou o juiz daria uma sentença para que todo o imóvel seja leiloado para que cada um receba sua parte.

Mais uma vez, digo que sua ajuda é para mim de muita importância .

Saudações

Fernando

SulaTeimosa
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Todo vo imóvel, não só a parte dele. Se vc tiver um comprador com oferta que ofereça valor próximo a média de 3 avaliações de 3 imobiliárias (1 de cada) sérias,o juiz pode autorizar a venda.

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

o juiz autoriza a venda do imóvel em sua totalidade, Fernando. Boa sorte**

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos