Ex mulher quer ficar com praticamente tudo comprado durante união, o que fazer?

Há 12 anos ·
Link

Após mais de 1 ano separado, a ex do meu namorado entrou com pedido de reconhecimento da união estável, pois quer o sofá, poltrona, mesa de jantar, aparador e a cama do menino (que antes era berço). Quando ela saiu do apartamento, levou o micro-ondas, praticamente tudo o que havia de cama/mesa/banho, itens da cozinha, permanecendo apenas os móveis (que são planejados, além da geladeira e do fogão que já estavam lá quando ela foi morar). Comprado no período que ficaram juntos (tirando os itens que ela já levou e os que ela entrou pedindo na justiça, irá sobrar a máquina de lavar e a televisão. Para tentar evitar mais problemas, ele pretende propor que ela entregue a aliança dele (que ela pegou quando acabou o relacionamento), em troca ela retira os móveis que pediu na justiça - exceto a cama do filho.

  • Caso ela não retire num determinado prazo, ele pode vender ou doar esses móveis (pois ele pretende comprar outros)? Caso faça isso pode ter que pagar algo pra ela?

  • O juiz pode obrigar ele a entregar a cama do filho, sendo que ela está no quarto montado para o filho, mesmo ele propondo comprar uma outra cama para o menino?

9 Respostas
SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Ele pode alegar que irá comprar uma cama, mas se acriança precisa deitar em cama HOJE, o melhor é ele entregar a cama que já existe do que ficar fazendo promessas de dar outra.

A que aliança ele se refere querer de volta? A que deu a ela? Se ele deu, está dado. É dela.

Diga pro seu noivo vir ao forum tirar duvidas, questões propostas por terceiros nunca fecham bem, e como vc não conhece a história em 1ª mão pois não a viveu, não poderá fornecer informações que só ele poderia.

FFR
Há 12 anos ·
Link

Sula, a cama não é caso de urgência, mesmo pq o menino tem onde dormir lá. Ela faz isso apenas para ter motivo de brigar com ele. O que ele não quer, é ter que desmontar o quarto do filho. Já basta ela levar praticamente tudo o que compraram quando estavam juntos (aliás, ele comprou né, pq ela não trabalhava...mas como isso não importa, ele abre mão disso. Vimos a cama, e em menos de uma semana será entregue na casa da mãe, basta ela ter boa vontade.

Quanto a aliança, ele quer a aliança dele, afinal quando você pega algo que não é seu isso é roubo, furto...não importa, mas ela pegou a aliança que é dele, ele não quer a aliança que deu para ela.

Ele já foi ao fórum, mas nunca informam, apenas falam que ele tem que aguardar ser citado...eu estou apenas buscando informações para tentar ajudar, pois ele trabalha muito, é bom pai, e não merece passar por isso...já basta ter que comprar móveis novos e agora ter que esperar a ex ter a gentileza de retirar o pouco que restou.

Ele é obrigado a guardar os móveis dela? O apartamento dele agora é depósito?

Obrigada pela ajuda.

luana
Há 12 anos ·
Link

Seu não viu, mais esse seu namorado deve ser apaixonado por essa ex! Pq ficar de picuinha por conta de cama e de aliança que usava com a ex é demais! Homem que não quer nada com ex manda e sumir com tudo que lembre ex...

E muita picuinha para levar ao juiz.

FFR
Há 12 anos ·
Link

Joana, na verdade é contrário. Ele já tinha o apartamento com os móveis e trocou e comprou algumas coisas quando ela foi morar com ele. Nada mais fácil do que resolver amigavelmente tudo, temos todas as mensagens e e-mail impressos que provam que ele tenta resolver desde a visita ao filho até esse problema da melhor forma, mas ela não quer, e ELA entrou na justiça querendo o reconhecimento de união estável para pedir o pouco que ela não levou do apartamento. Ele montou um quarto para o filho...não está de picuinha para entregar a cama, só não quer desmontar o quarto que fez com tanto carinho para o menino, mas ele sabe que o filho está crescendo e precisa de uma cama, por isso se prontificou a comprar outra cama. Exatamente por não ficar de picuinha, ele está abrindo mão dos móveis que ela tanto quer, mas não vai lá retirar, e age como se o apartamento dele fosse um depósito.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

" Exatamente por não ficar de picuinha, ele está abrindo mão dos móveis que ela tanto quer, mas não vai lá retirar, e age como se o apartamento dele fosse um depósito. "

Como assim, "age como se o apartamento dele fosse um depósito"??? Ela levou ou não levou os móveis que ELE comprou?

LS, veja, a União Estável confere status de esposa e o regime é o parcial de bens na ausência de outra definição de regime.

Se a esposa contribui na vida a dois cuidando da casa e dos filhos, a companheira age do mesmo modo. Ela não precisa colocar a mão no bolso para ter direito a 50% de tudo que ambos adquiriram durante a união, de alguma forma indireta ela contribuiu. Portanto, ela tem direitos, sim, como vc amanhã tmb terá.

Ela não era empregada doméstica recebendo salario todo mês para agora não ter outros direitos senão uma indenização trabalhista.

Entendo que vc prefira ver as coisas de forma mais negativa quanto ao relacionamento dos 2. Mas eles eram um casal, assim como vc e ele são hoje. Vc corre o risco de estar na situação dela amanhã (ela pode ser o seu futuro de hoje). Aliás,isso é tipico no homem, a maneira com que ele trata as exs é sintomático, é recorrente.

"Ah!!!" - VC vai dizer: " MAs a gente se ama,ele me adora!" Sim, com certeza. HOJE.

ONTEM era com aquela que hoje é a ex. Eles tmb se amavam.

Ela é a 1ª ex dele? Mesmo sem filho, sem vivendo em comum??? Fique de olho. No inicio tudo são flores. Agora a ex sabe que no fim só sobram os espinhos!!! rsrsrs

Sugiro não se intrometer, nem tomar o partido dele. Ele sabia onde estava se metendo, ele não é uma vitima. Seja o que for que resulte, ele apenas colhe o que planto. É a vida.

Boa sorte!!!!

FFR
Há 12 anos ·
Link

Oi Sula, agradeço a atenção e os esclarecimentos.

Quando ela saiu do apartamento, ela levou pratos, copos, talheres, batedeira, liquidificador, micro-ondas e demais itens da cozinha, além de todos os itens de cama/mesa/banho, inclusive até os cabides. Também levou o rack da sala. Do período que ela morou com ele, permaneceu no apartamento apenas o sofá, poltrona, a mesa de jantar com aparador, a máquina de lavar e a televisão e a cama do filho, pois a geladeira, o fogão e os móveis de cozinha e quarto são planejados e já estavam lá antes dela ir morar com ele. Fora os itens que ela levou ao sair de lá (sendo que muitos eram dele antes dela ir morar lá) ela quer todo o resto, deixando apenas a máquina de lavar e a televisão.

Quando falo que ela age como se o apartamento dele fosse depósito é pq ele abriu mão dos móveis que ela quer, além de tudo mais o que ela já levou. Ele vai permanecer com a máquina e a tv, mas quer a cama do filho e propõe comprar uma outra para não desmontar o quarto do filho. Mas ela moça não quer ir retirar, disse que vai esperar o juiz...o que fazer numa situação dessa?

Sei que meu namorado não é santo, deve ter cometido erros como todos nós meros mortais. Pode ser que amanhã eu esteja no lugar da ex...mas garanto uma coisa: se eu tiver um filho, não vou usar ele como meio de atingir o pai. Eu fui noiva por muitos anos e o relacionamento acabou pouco antes de casar, mesmo acabando de forma nada amigável separamos tudo que compramos juntos. Acho que o mais importante em tudo na vida é saber ser justo.

Ele é bom pai, paga a pensão no dia certo, não sabe o que fazer para agradar o filho...mas só pode ver o menino 1 vez a cada 15 dias das 12:00 as 18:00, quando liga nos outros dias ela não deixa ele falar com o menino...nem o nome da escola do filho ela queria fornecer, só descobriu quando o menino aprendeu a falar o nome. Enfim...ninguém é 100% certo, mas acompanho essa novela há quase 8 meses e sou testemunha do que ela faz.

Agora estamos aguardando a audiência para definir as visitas, pois ele quer ter a chance de ao menos 2 vezes na semana buscar o menino na escola e ficar o dia todo e não apenas metade dele, além da audiência onde ela quer reconhecimento da união para ter direito aos móveis...como eu disse Sula, ele abriu mão de praticamente tudo o que compraram juntos (e de muita coisa q já era dele) mas se ela quer tanto, pq não retirar?

Obrigada novamente pela orientação.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Não sei das vidas de vcs,mas acho que essa ex está fuzilando de raiva por ser sido traida. Certo???

Isso não foi jeito dele terminar um relacionamento tão sério, já que não era noivado e nem namoro. Acho muito dificil pedir ou mesmo esperar que alguém que confiou em vc consiga ser justo quando vc deu uma "rata" violenta, fazendo ele de bobo, mentido, enganado. Ninguem gosta de ser feito de bobo, a pessoa se sente usada, desprezada, inservível. É uma ofensa, uma agressão. Fora tudo o que ela construiu e a expectativa de futuro que ruiu como um castelo de cartas ao saber que o companheiro não estará com ela nessa estrada. É uma guinada e tanto na vida. Um tremendo susto. A pessoa tem de rever toda a sua vida, passado, presente, e principalmente o futuro. E muitos se sentem completamente perdidos sem saber por onde recomeçar.

Essa ex está muito ferida, a única reação dela por enquanto é de raiva, de tentar atingir, agredir, se vingar, desprezar aquele que a machucou tão fundo.

Por isso eu disse que vc se coloca-se de lado, não se envolvesse. Esse processo é só entre eles, mesmo que ELE tenha traido a ex esposa com vc. O canalha com ela foi ELE. Ela tem a razão dela para atingí-lo, mesmo usando o filho que é uma parte dela que ele desprezou, quer dizer, na cabeça dela de fera ferida tem lá sua lógica. Ele agora está pagando o pedágio de não ter sido homem o bastante e terminado o relacionamento da maneira mais honesta e JUSTA possível com ela.

Vc quer saber porque ela não retira todas as coisas dela? Pode ser porque ainda não tem espaço necessário.Mas tmb, pode ter outro motivo. Diga-me vc: vc iria retirar de perto de seu homem tudo o que vcs viveram juntos, para nunca mais ter tudo isso de volta? Acabar com a história de vcs 2 para nunca mais??? Jogar no vaso e puxar a descarga? Vc está pronta para isso neste momento?

Será que vc não está raciocinando demais essa relação deles, como se nunca houvesse existido um forte laço entre eles? Mesmo que hoje ele não tenha mais sentimentos por ela, os dela por ele ainda existirem, mesmo que agora destroçados. Não é porque ele deixou de gostar dela que automaticamente faz o que ela sentia por ele tmb terminar.

Reitero: se afaste dessa história. Deixe que os dois encerrem esse capítulo da vida deles, que ambos, juntos, enterrem esse defunto. Nem é algo que a envolva. É uma história dele, particular.

Boa sorte!!!

FFR
Há 12 anos ·
Link

Sula,

nenhum dos dois tem o direito de usar a criança para punir o outro, seja por qual motivo for pois A CRIANÇA NÃO É UM BRINQUEDO, UM JOGO QUE VC NÃO "EMPRESTA" AO AMIGUINHO PQ ESTÁ BRAVINHO COM ELE. O relacionamento deles acabou por outros motivos, não traição. Conheci meu namorado após ele estar separado há 6 meses e eu há 7 meses. E mesmo que fosse, se toda mulher traída querer punir o ex, o mundo estava perdido. Eu mesma fui traída no relacionamento anterior e resolvi tudo da melhor forma, da forma justa...e nunca iria entrar num relacionamento com alguém que é comprometido.

Após conhecer os amigos dele, as esposas me contaram sobre a fase ruim que ele passou, o quanto ele sofria por estar longe do filho aqueles meses. Que eu estava fazendo bem a ele.

Estou apenas tentando ajudar ele, pois ele é um bom pai, paga pensão corretamente e sente falta do filho. Sei que muitas vezes você vive uma vida com uma pessoa sem conhecer ela a fundo, mas ele fosse um desses homens fdp que não foi bom marido, não é bom pai, se eu não tivesse acesso as mensagens que eles trocam e a todas as tentativas em resolver de vez isso eu NUNCA iria continuar um relacionamento com ele pois ficaria com uma dúvida de "será que ela não está certa?".

De qualquer forma, agradeço suas respostas, mas não julgue sem saber...em momento algum falei que ele traiu ela. Será que só isso é motivo pra uma mulher ser tão fdp com um homem? Será que todo homem não presta? Acho que não...cada caso é um caso, há homens bons e homens ruins, mulheres boas e mulheres ruins.

Mesmo assim, obrigada.

Fátima Perestrelo
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Jesuis!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos