Doença do Trabalho - me ajudem urgente, por favor!
No dia 17/05 paguei médico particular por sentir fortes dores no braço direito, o médico constatou Sinovite e Tenossinovite (CID M65.9) O atestado vence no dia 31/05/2013, mas no dia 29/05 tinha um retorno com o médico e esclareci ao Dr. q não tive melhoras com os medicamentos, então ele me examinou novamente e constatou q eu poderia estar com uma hernia cervical (CID M50.1 E M53.1). Todas estas doenças estão relacionadas ao trabalho q exerço, pois trabalho cadastrando mercadorias e pego muita caixa pesada. Então o médico me encaminhou para o INPS, mas terei q me cadastrar somente na segunda-feira, pois os 15 dias vencem hoje, e sábado não atenderão lá, porém o atestado q o médico me passou a empresa em que trabalho o enviou ao escritório e eles disseram q o atestado não vale, pelo fato de no atestado não constar o período de dias q o médico me deu novamente....terei q trabalhar no sábado mesmo doente? já q no atestado não consta data e o médico particular q passei atenderá na segunda por causa deste feriado q teve? Outra pergunta é: A empresa tem q custear os gastos com médico q estou tendo, já q se eu fosse esperar pelo SUS, o meu problema iria se agravar e tornar-se irreversível? (por se tratar de uma doença adquirida pelo trabalho q faço, por ficar exposta a horas no trabalho repetitivo?)
O médico tem de indicar o período do afastamento do trabalhador, não pode ficar em aberto, sem começo e fim previsto (sem o término até pode ser, quando a enfermidade requerer longo tempo e imprevisto para tratamento).
Vc precisa passar por um médico do trabalho para que ELE identifique o nexo causal de sua enfermidade, no seu SIndicato é possível que tenha (vc vai pagar de seu bolso). Lá mesmo vc pode abrir a CAT se for identificada doença laboral.
Custos médicos não cabe ao patrão, isso é da conta do empregado, mesmo quando é doença laboral.