Tenho direito à auxilio-maternidade?
Boa noite, preciso se puderem alguém que possa me tirar essa dúvida. Trabalhei numa empresa pelo periodo de 1 ano e10 meses, depois disso fui demitida. 3 meses depois engravidei, recebi o auxilio maternidade logo após o nascimento desse filho. No momento ainda estou desempregada, e engravidei novamente, nesse caso, tenho direito a receber o auxilio novamente? Fiquei com esta dúvida porque uma conhecida que disse que eu tenho direito de receber. Como não entendo do assunto e não sei se isso de fato procede, fico na dúvida. Agradecida.
Resposta: Se entre o último salário-maternidade e a data da gravidez não transcorreu mais de 12 meses terás direito ao benefício. Se porém, transcorreu mais de 12 meses entre o último salário-maternidade e o início da gravidez, terás direito ao benefício se tiveres mais de 10 anos de carteira assinada ou 10 anos de contribuições ininterruptas como contribuinte individual.
KELLYNHA2011/ Dr.Ronaldo Do Carmo Marinho//Tentando ajudar no entendimento: Ao receber o ULTIMO salario-maternidade,dele tambem houve um desconto(contribuiçao) para o INSS. A partir dai, passou a ter nova "qualidade de segurado" por mais 12 meses. Se a nova gravidez ocorreu antes do termino desses 12 meses(nova qualidade de segurado), ela tem direito sim.E isso, ou compliquei? Um abraço.Sds.Arfrago.
Nossa SulaTeimosa pra que tanta grosseria? Cada um sabe da sua vida, Eu tenho 5 filhos graças a Deus todos estudam, meu mais velho já é auto sustentavel, passamos aperto para cria los, sim mas graças a Deus meu marido e eu sempre corremos atras,...Uma coisa eu ensinei para eles e eles nunca esqueceram: -Se cada um cuidasse da sua vida, o mundo seria bem melhor! Quer dizer que em teu ponto de vista só pq eu tenho cinco filhos dependeria de bolsa, ou vender trocas seria a única opção para minha família, ora me poupe desses comentario maldosos,... deves ser uma balzaquiana de útero seco,...