Tenho direito à auxilio-maternidade?

Há 13 anos ·
Link

Boa noite, preciso se puderem alguém que possa me tirar essa dúvida. Trabalhei numa empresa pelo periodo de 1 ano e10 meses, depois disso fui demitida. 3 meses depois engravidei, recebi o auxilio maternidade logo após o nascimento desse filho. No momento ainda estou desempregada, e engravidei novamente, nesse caso, tenho direito a receber o auxilio novamente? Fiquei com esta dúvida porque uma conhecida que disse que eu tenho direito de receber. Como não entendo do assunto e não sei se isso de fato procede, fico na dúvida. Agradecida.

7 Respostas
Ronaldo Do Carmo Marinho
Há 13 anos ·
Link

Resposta: Se entre o último salário-maternidade e a data da gravidez não transcorreu mais de 12 meses terás direito ao benefício. Se porém, transcorreu mais de 12 meses entre o último salário-maternidade e o início da gravidez, terás direito ao benefício se tiveres mais de 10 anos de carteira assinada ou 10 anos de contribuições ininterruptas como contribuinte individual.

2 respostas foram removidas.
Arfrago
Há 13 anos ·
Link

KELLYNHA2011/ Dr.Ronaldo Do Carmo Marinho//Tentando ajudar no entendimento: Ao receber o ULTIMO salario-maternidade,dele tambem houve um desconto(contribuiçao) para o INSS. A partir dai, passou a ter nova "qualidade de segurado" por mais 12 meses. Se a nova gravidez ocorreu antes do termino desses 12 meses(nova qualidade de segurado), ela tem direito sim.E isso, ou compliquei? Um abraço.Sds.Arfrago.

Ronaldo Do Carmo Marinho
Há 13 anos ·
Link

Arfrago

É isso, não complicou nada. Apenas reforça o nosso entendimento. Esse forum é uma grande escola.

abraço.

Pablo Pablito
Há 13 anos ·
Link

Kellynha,

Você não diz quando foi paga a última parcela do salário maternidade e nem quando irá ganhar o próximo filho.

Só terá direito de receber se este período for menor que 12 meses.

Não importa quando ocorreu a gravidez e sim quando ocorrerá o parto.

Pablo

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigado a todos que responderam na intenção de ajudar [...]

1 resposta foi removida.
Tatiana Buralde
Há 13 anos ·
Link

Nossa SulaTeimosa pra que tanta grosseria? Cada um sabe da sua vida, Eu tenho 5 filhos graças a Deus todos estudam, meu mais velho já é auto sustentavel, passamos aperto para cria los, sim mas graças a Deus meu marido e eu sempre corremos atras,...Uma coisa eu ensinei para eles e eles nunca esqueceram: -Se cada um cuidasse da sua vida, o mundo seria bem melhor! Quer dizer que em teu ponto de vista só pq eu tenho cinco filhos dependeria de bolsa, ou vender trocas seria a única opção para minha família, ora me poupe desses comentario maldosos,... deves ser uma balzaquiana de útero seco,...

SulaTeimosa
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Tatiana, vc tem se tornado uma exceção na realidade do mundo. Creia-me.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos