Já formei e quero a bolsa do prouni. é possivel?
eu terminei um curso de graduação numa faculdade, mas nunca consegui um emprego, sendo meu avo o único responsável pela renda familiar. Minha nota no enem , me possibilita a conseguir uma bolsa de 100% no prouni. tenho todos os requisitos, só como disse já terminei uma graduação. A mensalidade do curso é mais que o dobro da renda da família. Será que há possibilidade de conseguir a bolsa? se sim, como devo proceder, não posso pagar um advogado, o defensor público poderia me ajudar? se eu ganhar e depois perder terei que pagar as mensalidades cursadas? eu não sei se o local correto é aqui ou ñ. se não for alguém pode me direcionar? agradeço a atenção
Na própria explicação sobre o que é o Prouni, na página do MEC (www.mec.gov.br), escolha "Prouni", quando entrar na próxima página, do lado esquerdo, escolher "Informações aos Candidatos") fala-se que: "É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda SEM DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR." A unica graduação que é beneficiada pelo Prouni são as graduações de LICENCIATURA e for professor da REDE PUBLICA. Se você se encaixar nesse perfil, pode obter outra graduação que será uma outra licenciatura, mas se não for, não poderá obter vaga no Prouni.
O Prouni é discriminatório, o governo não quer saber se você está feliz com sua graduação ou não. É o meu caso, sou graduada em Matemática e quis Engenharia, ao me inscrever no Prouni fui informada que não poderia. O proprio edital do Prouni diz que não pode ter nível superior.É complicado! Porque não tenta o Fies? No caso que você disse, dei uma pesquisa na internet e verifiquei que a moça tinha mais de 30 anos e estudou no supletivo particular, pagamento mensalidades entre 30 e 50 reais, sua renda mensal era menos de mil... aí ela teve direito.
Olá gostaria de tirar uma dúvida também, estou indo para o segundo ano de faculdade e fui bem no Enem, acredito que minha nota vai alcançar o PROUNI e eu vou conseguir uma bolsa de 100 % pois me encaixo nos requisitos. Minha dúvida é: Mesmo indo para o 2 ano vou conseguir a bolsa? o que devo fazer?
aguardo respostas.
Rafel no ultimo edital do Prouni (você encontra na página oficial) está escrito nas disposições finais se um aluno já está fazendo uma graduação e deseja usufruir da bolsa deve entregar um documento de cancelamento do vínculo acadêmico com a antiga instituição seja pública ou particular. Espero ter ajudado!
Pois bem, fui hoje na instituição em que consegui a bolsa para me informar, também sou graduado em um curso tecnólogo e não possuo condições para pagar uma outra faculdade e fazer FIES seria "doideira" em um país onde a carga tributária e os altos e baixos da economia só prejudica a classe menos favorecida; e a atendente disse que a bolsa é cancelada, pois o MEC faz "varreduras" via sistema e acaba descobrindo. Minha indignação é, já que vão descobrir que sou formado, por quê na hora da escolha dos 2 cursos para concorrer a bolsa a averiguação já não é feita? Pois xerocar N documentos e autenticar em cartório gera gastos. Gastos estes para nada; para depois o governo vir e retirar a sua bunda da cadeira de uma instituição de ensino. Filhinhos de papai conseguem bolsas via Sisu nas federais, agora um pobre coitado não pode se qualificar mais ainda ou mudar de profissão, mesmo tendo nunca trabalhado na área ou estar desempregado e não possuir condições. Na moral isso é discriminatório.
Gostaria de mais informações que está na mesma situação. Principalmente se há alguma coisa a ser feita de maneira judicial.
E em um país onde nada é certeza, além de leis brandas e politico ladrão, financiar um curso de 5 anos pra tentar pagá-lo até 2040 é meio irônico. Terminar de pagar com 50 anos de idade isso se não acontecer como aquela economista que perguntou a Dilma no debate em 2014. Profissional a mais de 25 anos e fora do mercado de trabalho. Espero que até lá o pronatec seja mais evoluído. E que a qualidade no ensino superior tanto público e privado seja de melhor qualidade.