eu terminei um curso de graduação numa faculdade, mas nunca consegui um emprego, sendo meu avo o único responsável pela renda familiar. Minha nota no enem , me possibilita a conseguir uma bolsa de 100% no prouni. tenho todos os requisitos, só como disse já terminei uma graduação. A mensalidade do curso é mais que o dobro da renda da família. Será que há possibilidade de conseguir a bolsa? se sim, como devo proceder, não posso pagar um advogado, o defensor público poderia me ajudar? se eu ganhar e depois perder terei que pagar as mensalidades cursadas? eu não sei se o local correto é aqui ou ñ. se não for alguém pode me direcionar? agradeço a atenção

Respostas

    George Cerqueira

    George Cerqueira Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 10h08min

    Já Cursei uma pública e uma privada(prouni) ao mesmo tempo... depois não quis terminar o da pública e terminei o curso da privada pelo prouni. Passei novamente no Prouni(integral)... e a incógnita surge, e agora???

  • -1
    D

    Desconhecido Domingo, 19 de abril de 2015, 2h04min

    Pior q tenho um amigo q entrou numa faculdade senso já formado...pelo prouni. Foi denunciado...mas já ta pra se formar e não deu em nada. Eh Brasiiiil! Ele conseguiu uma liminar de um juiz federal amigo dele p continuar estudando...eh a lei contra a lei

    L

    LSC Domingo, 19 de abril de 2015, 2h29min

    De fato é complicado.
    Já ganhei varias bolsas.
    Parc

    D

    Dani Quarta, 17 de junho de 2015, 10h39min

    Minha dúvida é um pouquinho mais cruel, estou me formando em Administração, só vai faltar o TCC, mas me inscrevi para Ciencias Contábeis, será que perco a bolsa depois que me formar?

    Fernando S Pereira

    Fernando S Pereira Quarta, 17 de junho de 2015, 11h11min

    Pessoal isso é discriminação. Muita gente tem diploma, mas estar desempregado e não tem condições de fazer outro curso. Existem leis que são inconstitucionais, essa é umas delas. O que temos que fazer é criar um número grande de pessoas, a fim de solicitar mudança nessa lei que proibi diplomados fazerem outra graduação gratuitamente. Pois educação é direito fundamental e discriminação por causa de formação é inconstitucional.

    Fernando S Pereira

    Fernando S Pereira Quarta, 17 de junho de 2015, 11h15min

    Vejam o que encontrei. Estudante de direito de universidade pública, ganha direito da justiça para fazer outro curso 100%integral pelo prouni. É claro que estar errado impedir que as pessoas busquem seu direito de educação.
    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-07-15/justica-autoriza-aluno-de-universidade-publica-a-acumular-bolsa-do-prouni.html

    D

    Desconhecido Quarta, 29 de julho de 2015, 21h03min

    Boa Noite sou formada em uma curso de tecnologia em alimentos e possuo o grau de tecnóloga, no entanto consegui uma vaga pela prouni 100%, posso ingressar nesse outro curso?

    Juline Andrade

    Juline Andrade Terça, 11 de agosto de 2015, 9h06min

    Mas para solicitar o FIES também não pode ter curso superior, não é?

    P

    Pierro Rosa Sábado, 10 de outubro de 2015, 0h51min

    O FIES agora também elimina a inscrição de pessoas que já tem uma formação, ou paga vc mesmo ou para de viver pra entrar e se formar em uma universidade federal.

    K

    Keidma Rodrigues Quinta, 14 de janeiro de 2016, 10h49min

    Olá, sou formada em Letras (Licenciatura), em uma Universidade Estadual, mas não estou trabalhando na rede pública de ensino. Será que eu posso concorrer a uma bolsa de bacharelado pelo Prouni? Nas pesquisas que eu fiz os cursos de licenciaturas são beneficiados pelo Prouni, mas não sei se são devidamente para fazer somente outra licenciatura, ou se pode também concorrer a bolsas de bacharelado. Alguém sabe me informar?

    S

    Suka Segunda, 25 de janeiro de 2016, 14h00min

    Olá, sou formada em Pedagogia por uma universidade pública. Consegui uma bolsa integral pelo Prouni no curso de Letras. Será que posso me matricular?

    Leandro Henrique

    Leandro Henrique Terça, 26 de janeiro de 2016, 20h47min

    Depois a galera reclama de corrupção no país é isso e aquilo, que o governo do PT é isso e aquilo.... Mas, o programa é para incluir o cidadão de baixa renda ao ensino superior.... Quem tem ensino superior tem que tentar vestibular para Universidades públicas ou bolsa nas próprias instituições privadas... Caso queira burlar a regra... vá com fé!!! Mas saiba que estará sendo CORRUPTO e se juntando a corja de Brasília...

    Leandro Henrique

    Leandro Henrique Terça, 26 de janeiro de 2016, 20h53min

    Se for professor da rede pública (efetivo ou estável) consegue para outra licenciatura, sem comprovação de renda (só prova o quanto professor da rede pública ganha mal)... caso o contrário, há descontos para segunda licenciatura e também usar o histórico do curso anterior para fazer uma espécie de "eliminação de matérias"... Com isso, o tempo de curso será menor e pagará menos...

    C

    carolina Quarta, 27 de janeiro de 2016, 14h55min

    INfelizmente Leandro Henrique não é todo mundo com curso superior que saiu da "baixa renda".
    COnheço muita gente graduada e desempregada, já tive até o desprazer de ver recrutadores do mercado de trabalho preferindo quem não é graduado para determinadas vagas porque o custo é muito menor para o empregador.
    Mas concordo com vc, isso não da direito de individualmente mudarmos a lei, não apoio quem tenta burlar esta regra.
    Mas seria bom um próximo governo estudar melhor esta regra.

    Tayene Vieira

    Tayene Vieira Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 21h54min

    quem ja recebeu uma bolsa do Prouni mas ainda não terminou o curso, pode tentar uma outra bolsa? com o curso desejado? Se sim qual é o procedimento?

    J

    juliana Segunda, 07 de março de 2016, 9h28min

    e ai pessoal pode ou não fazer faculdade pelo prouni quem tem graduação? Voces conseguiram? Estão fazendo?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de março de 2016, 11h11min

    Carolina, não importa se é baixa, média ou alta renda, não é um curso que faz vc mudar de vida, mas o esforço próprio.

    Juliana, se já tem graduação, não tem mais PROUNI.

    G

    Gislaine Quarta, 23 de março de 2016, 1h30min

    Eu sou formada também, ou seja, possuo uma graduação, fiz novamente o Enem, e consegui uma bolsa 100% p/ fazer uma licenciatura, mas, não fui realizar a matrícula com receio de depois sofrer alguma ação judicial que me prejudicasse, até porque sempre faço concursos e tudo, fiquei com medo disso interferir em algo. Assim como vcs, tb não estou satisfeita com o que fiz, e estou sem trabalhar desde que terminei, ainda não consegui emprego na área, então queria tentar outra coisa, p/ melhorar a atual situação. Se alguém já obteve sucesso ao fazer uma segunda graduação pelo prouni, por favor conte aqui p/ nós.

  • -1
    R

    Rafael F Solano Quarta, 23 de março de 2016, 13h06min

    Por que não tentam entrar em universidade publica?? É gratuito, oras!!!