eu terminei um curso de graduação numa faculdade, mas nunca consegui um emprego, sendo meu avo o único responsável pela renda familiar. Minha nota no enem , me possibilita a conseguir uma bolsa de 100% no prouni. tenho todos os requisitos, só como disse já terminei uma graduação. A mensalidade do curso é mais que o dobro da renda da família. Será que há possibilidade de conseguir a bolsa? se sim, como devo proceder, não posso pagar um advogado, o defensor público poderia me ajudar? se eu ganhar e depois perder terei que pagar as mensalidades cursadas? eu não sei se o local correto é aqui ou ñ. se não for alguém pode me direcionar? agradeço a atenção

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 23 de março de 2016, 13h08min

    Lembrando que só tem direito à bolsa do Prouni quem nunca cursou uma faculdade. Portanto, não é permitida para concorrer a bolsa quem já tem nível superior e quer fazer uma segunda faculdade. Se este for o seu caso, você pode tentar fazer o Enem e tentar através de sua pontuação, entrar em uma universidade que aceite a pontuação do Enem.

    Recentemente o PROUNI recebeu denúncias através de um programa de televisão que apontou fraudes no programa, pois muitos jovens burlaram os requisitos para se candidatarem e estão fazendo uma segunda faculdade com bolsa do Prouni. Outra denúncia é que muitos desses jovens com bolsa do programa federal estudaram em escolas particulares pagando. Um dos requisitos para concorrer à bolsa é que você tenha feito o ensino médio em escola pública ou que tenha feito o ensino médio em escola particular como bolsista integral.

    Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) já foram cerca de 3 mil casos irregulares de alunos que cursam a segunda faculdade ou que até mesmo já estejam cursando duas faculdades. Além da bolsa integral, o bolsista do Prouni recebe também uma ajuda de custo.

    Ainda há denuncias de universidades que não concedem vagas nos cursos para os bolsistas do Prouni. Por conta disso, o governo anunciou mudanças no sistema de isenção fiscal que beneficia as universidades que participam do Prouni. As instituições só receberiam o benefício se o aluno realmente receber a bolsa e puder cursar o curso na universidade em questão.

    Com isso, o governo aumentaria a arrecadação e um maior número de estudantes seria atendido. Atualmente. 30% das bolsas ficam sem uso, segundo a Controladoria Geral da União (CGU).

    FONTE> http://www.prouni.net/prouni-segunda-faculdade.html

    G

    GabS Quarta, 23 de março de 2016, 13h10min

    O edital do Prouni é claro. Só ler. Quem já tem graduação NÃO tem direito ao benefício. Tente uma universidade pública.

    G

    Gislaine Quarta, 23 de março de 2016, 14h50min

    Eu pelo menos já tentei Rafael F Solano mas não consegui, não sei o caso dos demais. O que restou foi o Prouni. Para conseguir vaga na pública, é preciso ter uma boa estrutura financeira, pode ter certeza que 80% dos que conseguiram bolsa nas universidade públicas, vem da classe média alta. O restante, foram os que estudaram com bolsa em escolas particulares no ensino fundamental e/ou médio, e a minoria que resta são de estudantes de escolas públicas, que tiveram sorte de ter bons educadores durante a educação básica, e com um pouco do seu esforço alcançaram a tão sonhada vaga. Prova disso, é que quando um aluno "pobre" consegue essa façanha vira notícia, e notícias são os fatos em destaque na sociedade. Sinceramente, não acho um destaque vir da classe baixa e conseguir bolsa na pública, sabe por que? Porque isso deveria ser comum, e não algo extraordinário!!! Mas tais fatos, refletem o quão precário é o sistema de ensino, pois tem leis comparadas as das escolas de primeiro mundo, mas na prática não aplicam. O que você enxerga aqui, incluindo eu, são os resultados do péssimo ensino tradicional que perdurou por tantos anos no Brasil, e sabe a nossa diferença? É que apesar disso, estamos batalhando p/ estudar e não ficar acomodado com a graduação que temos. Concluo que por existirem pensamentos mesquinhos como o seu, é que a sociedade está deplorável, pois se minha vida melhora, a sua também, se estou com uma condição financeira melhor, o país alavanca, agora se temos uma grande massa desempregada, afeta o todo. Não se esqueça, somos seres humanos, habitantes do planeta Terra, tudo que faço hj, será sentido por vc também. Se temos mais desemprego, temos mais violência e por aí vai. Hoje morre um deliquente, amanhã pode ser vc, ou alguém da sua família. Não precisa ser nenhum cientista para tirar essas conclusões, basta usar um pouquinho essa "coisa" chamada cérebro.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 23 de março de 2016, 23h46min

    "Para conseguir vaga na pública, é preciso ter uma boa estrutura financeira, "

    Então porque o filho da catadora de papelão que vivia não numa simples favela, mas numa favela de palafita, um rapaz que ajudava a mãe a separar material reciclado, um rapaz que nunca estudou em escola particular, que nunca comeu do bom e do melhor, conseguiu passar para faculdade publica???????

    Sabe como? Dedicação, estudo, muito estudo. Seriedade e esforço.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 23 de março de 2016, 23h48min

    Ele não foi o unico, esse rapaz se destacou pelo estado de miséria em que vivia, mas tem história de população de rua que consegue, alunos vários de escola publica. Não é porque muitos são alunos oriundos de escolha particular que os de escola publica não tem vez. Se a pessoa não leva a seria os estudos desde bem novo é claro que lá na frente, no ensino médio, a coisa vai complicar!!!! Se não aprendeu direito raiz quadrada, ao pegar as inequações ele vai se estrepar, e com isso vai culpar a classe média pelo fracasso do filho do pobre!!!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 23 de março de 2016, 23h52min

    Se o cidadão teve ajuda dos cidadões brasileiros (de todos!!!) para custear seus estudos, deveria ter se dedicado mais para ter certeza em sua escolha. Mas, como diz o ditado, aquilo pelo que se dá duro em conseguir, luta muito para conquistar, se dá mais valor, enquanto que o que é recebido de graça não é tão valorizado. Se não valorizam sua primeira escolha de faculdade que se virem!!! Façam como os filhos de pobres que não conseguiram o Prouni e pagaram do proprio bolso, se dedicam com seriedade a vida, usam o que aprenderam para se sustentar, e depois, quando estabilizados, se lançam para aprender outra profissão.

    Vcs já tiveram sua chance, agora os recursos devem ser aplicados a quem está buscando sua primeira faculdade. Se não souberam aproveitar perderam a oportunidade, a culpa não é do cidadão brasileiro que financia seu estudo, mas sua propria culpa, saia da fila e não atrapalhe quem está vindo ai buscando conquistar uma profissão..

    G

    Gislaine Segunda, 28 de março de 2016, 15h47min

    Sua frase = "Não é porque muitos são alunos oriundos de escolha particular que os de escola publica não tem vez"

    Que bom que concorda, que muitos provêm de escola privada. A questão não é meramente levar a sério os estudos, estude vc um pouco a história da educação, psicologia infantil, e vc saberá.
    É um ciclo, se vc estuda em uma escola pública e tem bons educadores, ótimo, vai aprender! Se vc tem um educador que de alguma forma lhe causa traumas, temos o chamado "filtro afetivo" que bloqueia seu cérebro para aprender aquela disciplina na qual vc teve dificuldades com o professor, ou porque ele era grosseiro, ou porque gritava, enfim, são "N" motivos para que isso ocorra, e temos muitos profissionais ruins em meio a alguns que de fato, se preocupam com o aprendizado dos educandos. Então, a justificativa de que o ensino básico precário colabora p/ termos grande número de jovens fora das universidades se encaixa, afinal, nem todos o professores estão lá para ensinar, uns apenas "despejam" seus conteúdos, sem a preocupação com o aluno, raramente vc verá algum professor, se preocupando e voltar na matéria, p/ ver se o aluno compreendeu o conteúdo, não é bem assim como vc falou - " e não aprendeu direito raiz quadrada, ao pegar as inequações ele vai se estrepar, e com isso vai culpar a classe média pelo fracasso do filho do pobre"
    A obrigação dos educadores, é ensinar mesmo aquele que não quer aprender, assim como um médico faz juramento p/ salvar uma vida independente da situação, o professor, faz juramento para educar até mesmo os que não estão "nem aí".
    Desculpe, mas não sairei da fila tão fácil. Eu tinha condições de pagar a minha graduação, e fiz com bolsa do prouni. Foram anos com professores ruins no ensino fundamental e médio, e os impostos dos cidadãos bancando um ensino que deveria se de primeiro mundo, nada mais justo do que pagar quantas graduações quisermos fazer com bolsa paga pelo governo!!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 28 de março de 2016, 16h06min

    Pois é, o governo paga na verdade com o dinheiro do povo, que deveria ir para melhorar o ensino DE TODOS e não apenas para favotecer alguns, visto que este dinheiro sai do bolso da maioria da população brasileira que É POBRE, e tem muitos que investem nos filhos pagando escola particular justamente para que eles não tenham de estudar em faculdade de terceira que aceita receber do governo para tentar ensinar a quem não se dedicou aos estudos.

    Professor é professor, ele dá aula na escola publica e na particular, ele não faz milagre, aprender depende do aluno. Quem estuda na particular aprende porque o pai cobra do filho que se aplique, afinal, ele está gastando, enquanto que o pai de quem estuda na publica não está nem aí!! Esta é a diferença, e o pior é que o maior interessado só quer saber de se divertir ao invés de estudar. Essa é a unica diferença que realmente existe!!!!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 28 de março de 2016, 16h07min

    Não trate o "governo" como se ele fossem de Marte. O dinheiro que eles usam é do povo. Se quer o pai de um pobre pagando seus estudos, só prova que vc é igual aos politicos que estão roubando o dinheiro do povo brasileiro.

    G

    Gislaine Segunda, 28 de março de 2016, 16h38min

    Eu venho da classe pobre, caso contrário vc acha mesmo que eu dependeria de Prouni? Não viaja!!! Até porque o Prouni precisa de uma renda mínima, vc deve saber não é mesmo?! Sinceramente, todos aqui somos pobres meu caro, rico não tem tempo de pesquisar esse tipo de coisa ( se pode fazer mais de uma graduação com prouni) a questão é que os babacas, acham que p/ fazer Prouni precisa ser miserável, graças a Deus não sou, tinha condições de pagar, mas passaria apertado, então é justo sim fazer faculdade com o imposto que meu pai, pai de uma pobre, ainda com 65 anos trabalha p/ ajudar esse país medíocre, e sim acho justo as pessoas fazerem, 1,2,3,4 quantas graduações quiserem, porque o que esse país mais tem é dinheiro, prefiro o pai de um pobre, prefiro o meu pai, pagando impostos que ajudam na graduação das pessoas, do que ver um político canalha roubar p/ ter "rios" de dinheiro e viver em uma vida absurdamente rica. Acorda Rafael!!!! Enquanto vc está com pensamento pequeno, de que só temos direito a uma graduação pelo Prouni, os políticos "metem" a mão no dinheiro p/ comer "caviar" e vc achando que as pessoas que já se formaram não tem direito!! Ao contrário de vc eu penso que todos tem o direito, este é dado a quem estuda como vc mesmo disse, ninguém faz a prova do Enem sem estudar, vc fala como se quem fosse fazer uma segunda graduação também não estivesse se esforçando, engraçado que vc se contradiz. Primeiro diz, quem fez uma faculdade pelo prouni, deixe a vaga para aqueles que não tem ainda. Depois diz que as pessoas tem de estudar para ancançar o sucesso na vida, pois bem, que estudem muito e ultrapassem aqueles que já tem a primeira graduação, simples assim! Tenho certeza absoluta que existem milhares e milhares de pessoas fazendo a segunda graduação pelo prouni, e meu desjo é que muitos e muitos ainda o façam, assim como desejo também que aqueles que não tem ainda, estudem, estudem, e também conquistem sua vaguinha!!

    A

    ANDREIA CARVALHO Quarta, 06 de abril de 2016, 18h59min

    É extremamente revoltante isso, me formo daqui a 3 meses na graduação (radiologia) em uma instituição Federal, resumindo o curso é uma bosta e da minha turma com 40 alunos NINGUEM ARRUMOU EMPREGO, gostaria de fazer outra faculdade odonto, mas pelo o que li não tenho direito a fies nem ao pro uni se já for graduada. impossível pagar odonto e não tenho interesse nenhum em fazer dois anos de cursinho pra tentar passar na federal e ficar mais 5 na federal novamente pq o curso é de manha e a tarde não posso me dar ao luxo de ficar 5 anos sem trabalhar. Ou seja percebe-se que o governo se preocupa apenas com números de diplomas superior, fodas se a pessoa gosta ou não da área ou se ao menos arrumou emprego. Mais um retrato da desigualdade do nosso país.

    G

    Gislaine Quarta, 06 de abril de 2016, 19h49min

    Andreia, pelo FIES pode sim pelo que andei lendo, a não ser que tenha mudado algo. No entanto a prioridade na oferta dos cursos, são para aqueles que não tem um curso superior ainda, ou seja, sobrando bolsas no curso escolhido,as pessoas que já possuem uma graduação como nós, ficam "empatadas" com outros que também possuem, e é usado um critério de desempate, iniciando pela nota da redação, e vai indo pelos demais eixos da prova, não lembro qual era a sequência. Eu também gostaria de fazer, no meu caso é para medicina veterinária, seria minha segunda graduação, vou tentar o fies, mas já sabendo que minhas possibilidades são bem baixas, visto que é um curso no qual são ofertadas sempre pouquíssimas bolsas, mas tenho alguma esperança em conseguir ainda.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 08 de abril de 2016, 1h23min

    "fodas se a pessoa gosta ou não da área"

    Não são crianças, devem buscar antes conhecer a carreira para depois não se arrepender. Pobre que não consegue FIES ou Prouni, se esforça mais porque sabe que não poderá ficar fazendo faculdade sempre que desgostar do curso.

    Fazer radiologia é para trabalhar em hospital ou clinica, sabia bem que teria mercado restrito. Fazer o que??

    Luzy Cris

    Luzy Cris Sexta, 10 de junho de 2016, 22h40min

    Então Helder estou na mesma situação, sou graduada em um curso tecnólogo também mas nunca consegui emprego na área então queria tentar outro curso que serve de complemento desse pra ver se resolve e eu consigo um emprego na área, mas no momento estou desempregada e sem condições de bancar o curso então tentei o prouni, fiz a inscrição normalmente o problema agora é o depois que também tenho duvidas. Bem complicado isso, como vc disse , se pelo menos tivesse alguém na mesma situação que a nossa que conseguiu finalizar o curso, e pudesse nos contar seria mais incentivador e menos preocupante rs.

    Dinho Ambientalista

    Dinho Ambientalista Sábado, 06 de agosto de 2016, 9h45min

    Bom dia, sou formado em Tecnologia em gestão Ambiental, pelo ProUni. Me graduei agora em março de 2016, mas estou desempregado por falta de oportunidade no mercado. No período em que cursei, eu nunca recebi ajuda de custo do prouni, ao menos nem saia que existia esta ajuda, e gostaria de saber para onde foi esta ajuda? se eu ainda posso recorrer dos valores dela? também, recebi o e-mail do MEC sobre as vagas remanescentes do 2º semestre de 2016, inclusive minha nota do ENEM de 2013, me permite conseguir uma bolsa integral em engenharia, oque eu mais quero de momento, ou em direito. Gostaria de saber se posso me inscrever caso haja vaga em ambas, pois eu me encontro desempregado e infelizmente Tecnólogos em Gestão Ambiental, estão sofrendo por não serem reconhecidos no mercado e por falta de vagas no mesmo, isto em todos os estados do território brasileiro. Será que poderiam sanar minha dúvida? do que adianta ser graduado e não ter onde atuar?

    J

    JCAS Quinta, 08 de dezembro de 2016, 11h13min

    No momento estou cursando um curso Tecnológico presencial via PROUNI(bolsa de 100%) e ainda faltam dois semestres para a conclusão (segundo semestre em 2017). Surgiu um curso EAD de Engenharia Elétrica em um estado vizinho e a minha dúvida é se há alguma possibilidade de transferência desta bolsa atual para este outro curso(claro, cada IES tem suas regras).

    Como ENEM agora é só no final de 2017, cogitei que se eu ficar reprovado em uma disciplina no curso atual, então eu teria mais um semestre pelo PROUNI que me daria tempo o suficiente para tentar uma vaga no outro curso em 2018 - neste caso como eu não concluiria o curso, eu não teria diploma o que me encaixaria nas regras do PROUNI.

    Em suma, eu não terminaria o curso atual (aí não teria diploma) e tentaria nova bolsa pelo PROUNI para fazer o curso de Engenharia Elétrica. O meu curso atual é excelente para mim, mas eu dou preferência por um de engenharia.

    Gostaria da opinião de vocês sobre este caso se tem realmente alguma chance de dar certo legalmente. De já obrigado pela atenção.

    Bruno Garcia

    Bruno Garcia Quarta, 08 de fevereiro de 2017, 19h18min

    É só tu estudar mais é entrar numa Federal. Ainda mais q FIES tem q pagar depois. Tem q dar oportunidade pra quem ainda não fez graduação e o MEC não tem nada a ver se vc não gostou do curso q vc se formou.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    J

    José Quinta, 01 de junho de 2017, 16h15min

    Existe uma deputada chamada Brunny ([email protected]) que tem uma proposta de lei PL 5459/2016 que inclui os graduados na lei do Prouni. Vale a pena entrar em contato e encher a cx de email dela pedindo informações e presisonando para ver aprovada esse PL.

  • -1
    Sabrina Coelho Dias

    Sabrina Coelho Dias Quinta, 18 de janeiro de 2018, 14h29min

    Oi. Tenho uma dúvida. Sou formada em design de Interiores pelo prouni, bolsa 100% , mais ele não é superior é tecnólogo, posso tentar de novo uma bolsa pra curso superior? Será que dar problema?