Bom dia

Estou pensando ficar mais tempo do permitido no brasil mas preciso saber se a multa que eu tenho que pagar vou ter que pagar obligatoriamente na saida do pais ou posso pagar quando quiser voltar no Brasil??

Também quero saber se ao estar casada com uma pessoa que tem o visto temporario pelo mercosur posso também ter esse tipo de visto e como poderia fazer.

Muito obrigada

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Terça, 31 de janeiro de 2017, 20h04min

    Boa noite Filipa,
    Como não tem interesse de prorrogar o seu visto de estudante, a multa é de R$ 8,28 por dia, e a multa máxima é de R$ 827,75 para quem fica por mais de 100 dias
    Atenciooasmente,

    Honorio - [email protected]

    H

    honorio vieira Suspenso Terça, 31 de janeiro de 2017, 20h24min

    Boa noite Larissa,
    Como não pude responder antes, por motivo de viagem, o que poderá acontecer, e no momento que quando for sair do Brasil, ser multada no valor de R$ 8,28 por dia além do prazo, e a multa máxima é de R$ 827,75 para quem fica por mais de 100 dias. A GRU e emitida na hora da multa, e ainda terá a opção de não pagar a multa quando sai do Brasil, mas se um dia retornar ao Brasil, só poderá entrar se a multa for paga.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]

    Tainá Facó

    Tainá Facó Sábado, 04 de fevereiro de 2017, 20h22min

    Honório,

    Li quase todas as situações de estrangeiros ilegais aqui; mas a minha situação é bem específica. Meu namorado é Venezuelano e foi multado por exceder o tempo permitido. A multa não foi paga na saída... já tem mais de 1 ano e meio que ele não vem ao país. Por questões políticas e econômicas, a Venezuela não tem mais vôo direto para o Brasil, portanto, para chegar até aqui, ele vai ter que cruzar a fronteira de Pacaraima-Santa Elena de Uairén para chegar em Boa Vista e pegar um vôo até minha cidade, Fortaleza. Estamos um tanto receosos porque essa fronteira é meio complicada, não existe câmbio de dólar pra real e o tempo que ele tem pra resolver a questão do pagamento da multa é muito curto devido a alguns problemas pessoas. Minha questão é: eu poderia pagar esta multa por ele aqui, e assim ele chegar na imigração e tá tudo direitinho? Existe essa possibilidade? Eu poderia levar a cópia dos seus documentos e emitir uma nova GRU e eu mesma liberar a multa?

    Anderson Lesme

    Anderson Lesme Quarta, 08 de fevereiro de 2017, 14h21min

    Boa tarde estou com um pequeno inconveniente tenho uns amigos que vieram ao Brasil para passar uns dias e foi emitido uma carta de entrada e saída só que agora eles precisam ir embora mas passaram10 dias além do prazo dá data queria saber qual o valor que eles terão que pagar quando for devolver o cartão de entrada?

    Palomeque Cristian

    Palomeque Cristian Quarta, 15 de fevereiro de 2017, 11h08min

    Oi Honorio, boa noite. Minha situação e assim, estou morando no Brasil há 2 anos e por problemas quando sai da Argentina não consegui fazer a residencia naquela epoca. Agora em maio tenho que viajar de novo por problemas familiares mas vou voltar, já sei da multa, os preços e isso.
    Comecei perguntar no consulado Argentino pra tirar a minha residencia e eles me disseram que se eu fazia o trâmite já não teria que pagar a multa. Até aí tudo bem, mas conheci um moço no outro dia que me falou que ele esteve na mesma situação do que eu, falaram a mesma coisa no consulado e quando foi apresentar os documentos na Polícia Federal ele teve que pagar a multa mesmo assim. Minha duvida é saber qual é a versão real. Porque estou gastando bastante dinheiro nos documentos da Argentina pensando que não vou pagar a multa, mas se eu tiver que pagar do mesmo jeito prefiro guardar o dinheiro para pagar a multa, viajar e trazer os documentos de lá.

    Desde já muito obrigado.

    Palomeque Cristian

    Palomeque Cristian Quarta, 15 de fevereiro de 2017, 11h09min

    Oi Honorio, boa noite. Minha situação e assim, estou morando no Brasil há 2 anos e por problemas quando sai da Argentina não consegui fazer a residencia naquela epoca. Agora em maio tenho que viajar de novo por problemas familiares mas vou voltar, já sei da multa, os preços e isso. Comecei perguntar no consulado Argentino pra tirar a minha residencia e eles me disseram que se eu fazia o trâmite já não teria que pagar a multa. Até aí tudo bem, mas conheci um moço no outro dia que me falou que ele esteve na mesma situação do que eu, falaram a mesma coisa no consulado e quando foi apresentar os documentos na Polícia Federal ele teve que pagar a multa mesmo assim. Minha duvida é saber qual é a versão real. Porque estou gastando bastante dinheiro nos documentos da Argentina pensando que não vou pagar a multa, mas se eu tiver que pagar do mesmo jeito prefiro guardar o dinheiro para pagar a multa, viajar e trazer os documentos de lá. Desde já muito obrigado.

    H

    honorio vieira Suspenso Terça, 21 de fevereiro de 2017, 16h33min

    Boa tarde Palomeque

    Realmente o acordo imigratório do Mercosul, não permite a cobrança de multa, mesmo estando irregular, desde que apresente todos os documentos listados no decreto. A não ser que existe alguma nova orientação interna do Ministério da Justiça, que não foi publicada em Diário Oficial da União. Mas caso já tenha multa registrada no sistema de controle da Polícia Federal, esta sim, deverá ser paga a qualquer momento quando for requerer o visto temporário do acordo do Mercosul.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    Y

    Yogie Yohanes Quinta, 09 de março de 2017, 8h22min

    Bom dia,

    Eu sou indonésio, estou com RNE temporário estudante desde 2011 e já venceu no dia 31 de dezembro 2016,na última prorrogação a Policia Federal deu mais prazo 5 meses e não considerou o dia da colação de grau. Eu estou com estado irregular e tenho oferta de trabalho, fiz solicitação de transformação de visto baseado com RN 124 que é lei nova imigratória e recebi a carta de exigência dizendo que é preciso apresentar o RNE válido conforme a RN 124/16 pois o mesmo meu RNE já venceu antes de colação de grau e receber o diploma, será que há possibilidade de restabelecer meu RNE vencido para eu possa cumprir a exigência ao Ministério de Trabalho..

    Grato..

    E

    Elmer Erikson Sexta, 17 de março de 2017, 20h11min

    Boa tarde. Sou do Perú, fique no brasil 30 dias ilegal,Sai do brasil dia 10/02/2017 a data do vencimento pra pagar a multa foi o dia 02/03/2017, agora quero pagar a muita o dia 20/03/2017, ¿será que poço? ¿Os pagamentos da multa é só no banco do brasil? ¿Poço pagar a multa no aeroporto do Galeao do rio?. Tenho a folia do documento a pagar com o codigo.

    Auto de infraçao: 1356_00023_2017
    Receita: 140414 Obrigado.

    H

    honorio vieira Suspenso Sábado, 18 de março de 2017, 10h05min

    Bom dai Elmer,
    O pagamento da multa pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica, dentro do prazo de validade da Guia (GRU).
    Pela legislação o estrangeiro pode sair do Brasil, sem o devido pagamento da multa, mas só poderá regressar caso a multa estiver quitada (paga) na época que retornar ao Brasil. Caso a data do pagamento da taxa estiver vencida, terá que imprimir uma nova taxa no site da Polícia Federal, com os codigos e o numero da multa que você relatou
    Atenciosamente,
    HOnorio - Email.: [email protected]

    E

    Elmer Erikson Sábado, 18 de março de 2017, 15h55min

    Tou no site indicado mais nao consigo achar, http://www.pf.gov.br/servicos-pf/estrangeiro
    Se você pode me orientar ficaria grato.
    Obrigado

    E

    Elmer Erikson Sábado, 18 de março de 2017, 16h37min

    Ja encontrei o link. www.dpf.gov.br>GRU>Pessoas e entidades estrangeiros>preencher o cadastro e o código da multa 140 414.
    Só tenho uma duvida, na mia folia fala "Unidade Arrecadadora: Delegacia de Policia Federal Em Foz Do Iguaçu
    e no site do link na parte do Observações fala; Escolha corretamente a Unidade Arrecadadora onde entregará a guía.

    Entao meu vôo é: Lima - Rio de Janeiro, ¿Deveria colocar Galeão/Rj ou Foz do iguaçu?

    P

    Prata Quinta, 23 de março de 2017, 12h16min

    Bom Tarde!

    Eu sou Brasileiro e entrei em Portugal no dia 04/10/2016 com visto de turista. E quando estava retornando para o Brasil no dia 10/03/2017 descobri que teria que pagar uma multa. Fui multado em Portugal e ninguém me explicou quais procedimentos que teria que realizar. Estava querendo marcar uma nova viagem e não queria arriscar sair do país com essa situação. Alguém pode ajudar?

    L

    Luís Filipe Quarta, 19 de abril de 2017, 8h05min

    Bom dia... Sou Português no dia 29/06/2012 entrei no Brasil... Fiquei irregular durante 4 anos e meio.. Saí do Brasil este ano no dia 07/02/2017. Passaram-me a multa para pagar... Já sei que posso pagar online através do aplicativo do Banco do Brasil ou posso pagar na entrada do Brasil. o que quero saber é o seguinte: estou voltando para o Brasil com a minha noiva (que é brasileira) agora no final deste mês de Abril. Terei algum problema na entrada mesmo com a multa paga?

    C

    Cxxxxxxa Pxxxxxo Quarta, 19 de abril de 2017, 16h37min

    Boa tarde...O visto do meu marido esta regular desde janeiro 2017 e valida por 2 anos. Meu visto é uma extensão do meu marido. Porém, pelo meu erro, meu visto não foi processado ao mesmo tempo que ele e não tenho o visto em meu passaporte. Pelo pronto, meu visto anterior expirou em Dezembro 2016. Vou viajar para processar o visto no meu país de origem e obter o visto estendido. Porém, tenho uma dúvida, eu sei que vou ser multado na saída por 4 meses mais o retorno ao Brasil, eu tenho que pagar a multa? Eu entrarei com uma extensão de visto meu marido e de acordo com este visto eu não tenho sido irregular no Brasil.

    Fernando Santos

    Fernando Santos Terça, 30 de maio de 2017, 22h00min

    Estou aqui já vai fazer um ano como faço para regularizar uma vez que vou casar cá pode-me esclarecer por favor

    H

    honorio vieira Suspenso Quinta, 01 de junho de 2017, 15h30min

    Boa tarde Fernando,
    Caso consiga casar-se, poderá requerer o visto, pagara além das taxas do pedido de visto, a taxa da multa que serpa bi valor de R$ 827,75 - desde que instrua o processo adequadamente com todos os documentos, formulários, declarações, etc, etc...
    Atencisoamente,
    Honorio - [email protected]

    L

    Lizabeth Veiga Terça, 27 de junho de 2017, 16h06min

    Boa tarde Honório, a minha cunhada está na França com o visto vencido a 60 dias e quer retornar ao Brasil. Essa multa ela deve pagar aqui no Brasil ou na França? Se for na França seria onde? Se for aqui no Brasil ela de ve pagar através de GRU emitido no site da PF? Agradeço se puder me ajudar.

    C

    Cooper Segunda, 07 de agosto de 2017, 11h16min

    Boa tarde Honorio,

    eu demorei no territorio pela segunda vez e quando sai a agente da policia federal falou que vou ter que ficar fora do Brasil para 1 ano. tenho 3 perguntas sobre isso.
    1) voce acha que ela vai marcar isso no sistema da PF?
    2) se eu pagar a multa vou poder entrar no Brasil depois de 180 dias?
    3) se eu arrumar visto de estudante vou ter mais chance em entrar?

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 28 de agosto de 2017, 9h03min

    Bom dia Cooper
    Em relação ao Item 1
    Sim, toda multa e notificação ficam registrados no Sistema de Procurados e Impedidos, no momento que nava entrada o sistema acusa que você possui algum impedimento para ingressar no Brasil, mesmo que mude o passaporte;
    Item 2
    Sim, após este prazo de 180 dias,e caso tenha pago a multa, poderá retornar sem problemas
    Item 3
    Sim, o visto de estudante Temporário IV não é cumulativo ao com o visto de turista, portanto, poderá retornar a qualquer tempo, desde que pague a multa devida da ultima entrada, caso não tenha paga
    Atencisoamente

    Honorio - [email protected]