URGENTE - data do pagamento de pensão alimenticia
Boa Noite, Conforme a sentença para pagamento de pensão alimentícia do meu filho, a data correta seria todo dia 10 de cada mês , porém eu mudei de empresa e a data do meu pagamento agora é no dia 15 de cada mês, informei amigavelmente a senhora mãe do meu filho, expliquei o motivo e ela disse que não quer nem saber, que tenho que pegar a pensão no dia 10, mas só recebo dia 15 como informei acima. O que eu pago pro meu filho é um valor alto de R$3180,00 Como fica essa situação, ela pode entrar na justiça por isso? Posso fazer algo pra mudar essa data na sentença?
Boa noite , Com essa mudança de emprego meu salario irá aumentar e consequentemente a pensão do meu filho também, que é 30% do salario liquido, em relação ao valor não tenho o que questionar tenho condições e não pretendo mudar isso, minha preocupação maior é com a data já que na sentença o dia de pagamento seria dia 10, mas vou receber somente dia 15 de cada mês.
Angelo,
Informe ao seu advogado que houve essa mudança e peça que ele repasse ao Juiz o ocorrido. Saliente que com essa troca, você não terá como arcar com o pagamento no dia 10, e que por conta disto precisa alterar a data do pagamento.
Deixe claro que essa mudança é uma necessidade, e não existe outro motivo algum.
Provavelmente o Juiz aceitará, em vista que não existe negligência ou má fé de sua parte para o pagamento.
Não se importe muito com a genitora, pois o Juiz decidirá pela criança, e não pela vontade da mãe.
Abs,
Angelo,
Quanto mais rápido fizer, melhor.
Juridicamente falando, o atraso de 5 dias não deve implicar em nada. Na verdade, se a genitora resolver apelar para algum tribunal, informando o atraso, com a justificativa que você tem, o Juiz provavelmente fará a alteração na data de pagamento.
Fora isso, terá que, provavelmente, ouvir algumas coisas durante esses 5 dias.
Abs,
Se fosse uma questão de eu atrasar porque eu quero tudo bem, mas não é não posso mudar a forma que a empresa paga os funcionários, ela falou pra pedir um adiantamento para empresa, estou começando na empresa agora não vou fazer isso. Falou que as contas todas vão atrasar e que a culpa vai ser minha, só quero ver quando a pensão aumentar se vai reclamar de 5 dias de atraso.
Angelo,
Não sei como é o real relacionamento que você tem com sua ex-companheira, mas, sempre fui e serei à favor de uma boa conversa.
A questão em si, não envolve você, ela ou as contas. Envolve à criança. E somente ela.
Neste caso, tente explicar que a pensão terá um aumento, pois felizmente você conseguiu algo melhor e com isso, poderá auxiliar a sua cria de uma maneira melhor. Como a responsabilidade é dos dois, não há no que se falar sobre culpa.
É muito mais flexível mudar a data de vencimento das contas, do que a do pagamento de uma empresa. Então, ela pode alterar a data de vencimento das contas, conversar na escola (se particular) e pedir para pagar dia 15. Coisas desse tipo.
Se houver resistência por parte dela, tente conversar com as pessoas mais próximas À ela, pra que estes tentem mostrar que a atitude atual, só prejudicará a ela e ao filho.
Ela pode trabalhar e pagar as contas, ao invés de esperar para receber a pensão.
Aliás, que contas são essas? São pertinentes à criança?
Abs,
e você já entregou o oficio da pensão para o RH da nova empresa? veja a pensão que é regulamentada, foi com base no seu emprego anterior... eu no seu lugar, não entregaria nenhum oficio para empresa (se a mae dos seus filhos quiser, ela que solicite isso em juízo) e você continua pagando o valor que ficou estipulado na sentença...como você vai ganhar mais, essa diferença vc abre uma poupança em nome da sua filha...
Bom Tomé, meu relacionamento com ela não é nada bom, diria péssimo como citei nesse outro tópico que o senhor me auxiliou jus.com.br/forum/335890/pensao-de-filhos-com-maes-diferentes/ , sincaremente não sei que contas ela está falando sendo que plano de saude já inclui tanto ele como minha filha no novo plano da empresa, e que eu me lembre a escola vence exatamente no dia 15.