JOVEM APRENDIZ TRABALHANDO 6 HORAS DIÁRIAS!!!

Há 12 anos ·
Link

Jovem aprendiz tem direito a 15 minutos de intervalo para descanso. Empresa determina que fique 1 hora em intervalo; isto faz com que o empregado fique mais tempo na empresa! O empregado pode exigir o cumprimento dos 15 minutos? Seria muito mais interessante a ele...

11 Respostas
sou brasileiro
Há 12 anos ·
Link

?

sou brasileiro
Há 12 anos ·
Link

s

Ivan...
Há 12 anos ·
Link

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

15 minutos é o mínimo.Se a empresa quer 1h, será 1h. O minimo ela dá e oferece ainda mais.

Jornada não se conta pelo tempo que se fica dentro da empresa.

Ele não está lá pra se divertir, para ser mais interessante a ele. Ele está treinando a vida adulta que logo lhe será exigido. Se ele aceitou um compromisso (não lhe foi obrigado a ser aprendiz) terá de se submeter a ele. Se a empresa tem politicas internas, elas devem ser obedecidas.

Ele é quem tem de ser mais interessante à empresa. Tem uma fila enorme lá fora querendo a vaga dele.

sou brasileiro
Há 12 anos ·
Link

Obrigado Sula, você é muito discreta nas suas considerações... Não se trata de haver uma fila enorme esperando por vagas; trata-se no caso em tela de uma jovem aprendiz que foi selecionada entre 25 outras para laborar numa grande empresa. A dúvida dela é porque ano que vem aos 17 anos estará ingressando no curso de direito, e o tempo que pretende negociar na empresa é para dedicar-se aos estudos e não para "divertir-se". E a pergunta feita por ela aqui foi uma forma de compreender um pouco do direito...

Ivan...
Há 12 anos ·
Link

Sula Teimosa é muito engraçada (no bom sentido).

Me divirto... mulher inteligente porém não sei se é bem humorada ou, como deixa transparecer, mal humorada propositalmente, rs.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Estudante, esse aprendiz tem de seguir o que consta no Termo assumido por ele e/ou seu representante legal. Ele querer amanhã cursar faculdade e PENSA em negociar com o empregador, são outros 500.

Muitas empresas tem normas que abrangem à todos, sem distinção, pois ela tem compromissos assumidos, serviços que devem ser realizados dentro daquele horário. Não é ela quem tem de se adaptar ao funcionário, mas o inverso. Nem sempre é possível administrar cada caso particular de cada funcionário, se fosse assim, cada um faria seu próprio horário. Ao firmar o horário de trabalho e do intervalo, o empregador tem algum objetivo, e este está ligado à sua produção, razão da empresa existir e com isso permitir que tantas pessoas consigam seu ganha-pão.

Portanto, ja sabendo que se o empregador firma o horário de intervalo e o estende a todos, é para todos, inclusive o aprendiz, poderá TENTAR negociar, mas o empregador não é obrigado a negociar seu horário de trabalho.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Ivan, às vezes é bom colocar um pouco de pimenta na ferida alheia. A dor nos faz lembrar que estamos vivos!!! E por isso necessitamos lutar para continuar assim.

Bjs!!

Ivan...
Há 12 anos ·
Link

Sula, concordo com vc e um pouco de realidade não faz mal a ninguém.

Te admiro pelas suas opiniões, por vezes dura, mas sempre sincera.

Bjs.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

É recíproco, Dr Ivan!!!

Ivan...
Há 12 anos ·
Link

Que bom ;)

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos