Caros colegas me ajudem, pois estou muito desanimada. Tenho 26 anos, sou advogada, recém-formada e com pouca experiência profissional.

Eu morava e estudava em uma cidade no interior do nordeste, com poucas oportunidades de trabalho. Me formei há aproximadamente 1 ano. Neste período, embora já estivesse com a carteira da OAB em mãos resolvi me dedicar aos estudos para concurso público.

Me casei e fui morar em Brasília. Lá, entrei num curso de carreira jurídica com pós-graduação em Direito do Trabalho. Meu marido, que é funcionário público, foi transferido para São Luís no Maranhão e fomos morar lá.

Como aqui em São Luís tem pouquíssimos concursos resolvi iniciar na advocacia e procurar um emprego em algum escritório. Deixei meu currículo em diversos escritórios, toda semana ligo para saber se tem alguma vaga disponível. Deixei meu currículo na seccional da OAB MA, em grandes empresas, sites de empregos, etc.

Já se passaram 4 meses e até agora não consegui nada! Fiz cerca de 4 entrevistas. Sempre era selecionada na prova, mas quando era a etapa da entrevista eu não passava. Percebi que a maioria dos meus concorrentes eram indicações de outros advogados. Como ainda não conheço praticamente ninguém aqui me sinto em situação de desvantagem.

Eu sou casada e acho que esse é o motivo que aumenta ainda mais o meu desânimo, tendo em vista que não contribuo com as despesas da casa e o meu marido me cobra demais uma ajuda financeira. Sinto-me tão inferior, uma verdadeira incompetente porque não consigo sequer um emprego em minha área.

A cada entrevista que não sou selecionada, fico arrasada... Vejo a cara de decepção do meu marido, da minha família e fico com uma vontade de sumir... Estou muito desesperada, sem saber mais o que fazer...

Para tentar solucionar esse problema, iniciei recentemente uma pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho. Desta forma, além de acrescentar no meu currículo, eu faria o networking. Mas até então... Continua tudo na mesma...

Pela experiência de vocês, o que eu posso fazer para me ajudar a encontrar um emprego??? Eu não me importaria de ganhar pouco, trabalhar como assistente ou até mesmo estagiária... Só quero iniciar minha vida profissional!

Obrigado.

Respostas

    G

    Galopando vai meu pensamento Segunda, 08 de julho de 2013, 17h18min

    Não há boas oportunidades para advogados recém-formados, salvo algumas exceções e os concursos. É um problema que várias pessoas enfrentam. Não é uma particularidade sua.

    Como dizem os reprovados no exame de ordem: “não passei no exame de ordem, mas estou com a maioria”.

    A meu ver, o melhor é trabalhar em escritório próprio. Faça um mestrado – processo seletivo –, e preste concurso para docente. Infelizmente, solução imediata não há, pelo menos não que eu saiba.

    B

    BBR Segunda, 08 de julho de 2013, 17h27min

    Já que esta 04 meses parada... sugiro que se proponha a realizar um estagio não remunerado em um escritório......eu comecei assim, trabalhei 90 dias pós formado não remunerado e no inicio do terceiro mês recebi proposta de ser efetivado.....Três anos depois já sou sócio do escritório com uma carteira bem considerável de clientes.

    D

    dinahz Segunda, 08 de julho de 2013, 18h18min

    Karla, se você ajuda ou administra o lar, fazendo economia, supervisionando a secretária do lar, decidindo sobre as compras, investimentos e tal, e/ou lava, passa, cozinha, é uma enorme colaboração financeira nas despesas da casa.

    Encontre um emprego logo e repense seu casamento, enquanto há tempo para mudar.

    Trabalhe em outra área, enquanto aguarda oportunidade em direito.

    Basicamente, você colabora com + ou - 1.000 reais nas despesas, tomando por base um salário mínimo, hs. extras, fgts, etc. Sem somar o valor da administração do lar, que ficará como pagamento da sua parte nas despesas, rsrsrs

    E agora o trabalho doméstico é reconhecido como trabalho, é o começo do fim da escravidão doméstica, és advogada trabalhista??? Defenda-se.

    L

    Lavínia Lopes Quarta, 17 de julho de 2013, 17h26min

    Prezada Karla!

    Não desanime, pois o início profissional é difícil, mas podemos vencê-lo.

    Como está iniciando e possui pouca experiência profissional, sugiro que se cadastre em sites como "advogada correspondente". Acredito que aí sendo capital, deve existir uma demanda em face de grandes empresas e bancos e poderá incluse receber por e-mail propostas de escritórios para atuar aí como correspondente, realizando audiências.

    Poderá também verificar junto a OAB daí, se existe convênio para os advogados como "dativo", onde vc atuará nos processos e receberá os honorários do Estado.

    Sucesso.

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Quinta, 18 de julho de 2013, 17h06min

    Pois é, pois é !!!

    Eu faria o meu próprio Cartão de Visita logo duma vez, um milheiro dele !!! ... E sairia distribuindo sempre que tivesse uma oportunidade disto e, de início, já estaria vindo a atender todos os meus clientes em casa mesmo !!!

    Com o passar do tempo e bem mais rápido do que como sendo uma funcionária dum escritório, já estaria a ganhar bem melhor !!!

    Enfim, é isto !!!

    Um abração do Carlos Eduardo e às suas ordens !!!

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quinta, 18 de julho de 2013, 17h14min

    Cartão de visita, site na internet.

    V

    VLF ADV Sexta, 19 de julho de 2013, 13h45min

    Cara Colega

    Sinceramente eu te sugiro o que eu fiz.

    Considerando a dificuldade de início de carreira, melhor batalhar por algo que seja seu do que dar lucro aos outros.

    Distribua cartões, faça um site e busque o seu espaço, muito melhor que procurar emprego.

    Nossa profissão é previlegiada, basta um PC para trabalhar, no começo se for o caso atenda os clientes na sua casa mesmo.

    Boa sorte

    M

    Maria Laura_adv Sexta, 19 de julho de 2013, 13h55min

    Prezada,
    Não li tudo, mas entendo seu lado, pq me afastei do trabalho logo que nasceu minha filha e depois retornei ao mercado.

    Uma sugestão, faça cartões de visitas, e distribua onde for, atenda com contrato de risco para ir fazendo uma clientela, se não tens um espaço físico vá até o seu cliente... o início é dificil, depois engrena.
    Boa sorte.

    M

    Marcio_Franco Sexta, 19 de julho de 2013, 19h14min

    Karla, concordo plenamente com as sugestões lhe fornecidas aqui. Faça seus cartões de visita, seu site e vá à luta!

    - 1 milheiro de cartões coloridos bem feitos custa entre 80 reais (papel reciclado) e 120 reais (frente e verso com verniz localizado).
    - 1 site, nos dias de hoje, vc faz até de graça. Segue algumas opções:
    - http://www.webnode.com.br/
    - http://pt.wix.com/eteamhtmlpt/400pt?utm_campaign=ma_pt_criarsites.com&experiment_id=ma_pt_sites.google.com_center_300_3d_400
    - E para deixar o seu atendimento e a sua imagem mais profissional, vc pode recorrer a um escritório virtual. Além de poder divulgar um endereço comercial de prestígio, vc vai contar com salas para atendimento a um custo realmente baixo. Segue o link de um escritório de São Luiz associado a ANCNev:
    - http://www.ancnev.com.br/relevs/192-mpm-escritorios-virtuais-sao-luiz/

    Espero ter ajudado.
    Agora, mãos a obra!

    Marcio Franco
    www.citius.com.br

    #

    #TUBES Sexta, 19 de julho de 2013, 19h27min

    A primeira coisa que tem a fazer é uma ação de divórcio, seu esposo deve entender que qualquer começo de carreira é difícil, ele deve apoia-la e não cobra-la.

    M

    MP1 Sexta, 19 de julho de 2013, 21h09min

    As vezes o caminho que se deseja não é necessariamente o melhor. Sonhos todos nós temos, mas realizá-los!!!! A carreira advocatícia, acredito, seja a segunda mais difícil, a primeira coloco a dos professores. Mas veja bem, o saber nunca ocupa espaço. Enquanto voce se aperfeiçoa, lendo livros, tente um concurso numa área que não seja o direito. Existem concursos outros que te darão (se vc passar é óbvio) uma resposta financeira mais imediata e muitas vezes, dentro de uma administração pública, outras oportunidades de voce colocar em prática o que estudou, se formou. Por exemplo: existem concursos para Banco do Brasil, Caixa, pois está havendo muita aposentadoria e um movimento de renovação nos quadros destas estatais, sei disto pois trabalho numa há 32 anos. Dentro de uma empresa destas voce pode trabalhar como escriturária num departamento jurídico (que existem somente em capitais) ou em polos regionais. Depois do aprendizado como técnica, surgirá concursos para advogados destas estatais e aih o caminho começa a se abrir e voar é com voce.
    Agora, a curto prazo não vejo muita solução. É plantar para colher em 05, 10 anos, no mínimo.
    Boa sorte.

    P

    pretao Sexta, 19 de julho de 2013, 22h10min

    Vc deve rever seu casamento porquê quem esta com dificuldades e seu marido e não. Vc toda responsabilidade da casa e do homem e não da mulher, mulher não nasceu para preocupar-se com despesas de casa, e nem para sofrer levante sua alto estima; Sinto não poder te ajudar

    ATT: [email protected]

    S

    Suzy Arruda Domingo, 01 de setembro de 2013, 17h20min

    Pesquisando a respeito do inicio da advocacia vi sua participação no forum, e mesmo tendo passado algum tempo resolvi opinar.

    Amiga realmente o inicio da advocacia não é fácil, mas boa parte desse desanimo se dá por conta de que muitos estudantes de direito só deixam pra decidirem a vida quando saem da facul, ou seja, não há um plano pro futuro, esquecem-se de que a graduação é um investimento pra um negócio futuro. Então para os participantes que ainda estão cursando repensem suas carreiras, já façam um plano de negócios, estágios, pesquisem o mercado, o que vc espera de vc, do curso, programe-se, resolva-se advocacia ou concurso ou só mais um diploma na parede. Assim será um desempregado e deprimido a menos. Os bons se destacam.

    Antes que entendam mal essas mal traçadas linhas. Vamos para de falar no que deveria ter sido feito e pensar pra frente. O que fazer?

    Assim como vc amiga Karla eu também andei desanimada, vc não está sozinha nesse barco.
    Os escritórios de advocacia estão pagando salários baixíssimos, e muitos colegas depois que entram ficam com medo de sair e não terem o que fazer mesmo insatisfeitos, mal pagos, e sem a menor perspectiva de crescimento.

    Medo ou falta de recursos financeiros são grandes impedimentos para que um jovem advogado abra seu escritório. Mas outros fatores são importantíssimos:
    PRIMEIRO: vc quer mesmo advogar? se está indecisa te aconselho decida-se primeiro, e quantos aos parentes ou marido que te olham de cara feia, ore por eles, não se sinta culpada por não está trabalhando ainda, ore, falar com Deus ajuda muito viu.
    Caso vc decida e quer mesmo advogar, arregace as mangas, as oportunidades aparecem mas vc deve estar onde ela vai aparecer.
    Faça seu nome, como: participe do CAJ da sua cidade; a ESA disponibiliza vários curso gratuitos, e neles vc fará contatos isso facilitará para parcerias; crie um blog mostre suas habilidades escreva coisas interessantes; qual área te interessa mais assim vai te ajudar até a captar clientes pois vc estará falando do assunto com propriedade; sempre ande na rua bem arrumada e condizente com a profissão, isso te dará um ar de profissional, lembre-se qualquer um pode ser seu futuro cliente, qualquer um mesmo; ande sempre com cartões na sua bolsa para situações inesperadas; se vc não souber sobre uma causa que foi consultada mesmo que gratuitamente procure parceria com algum advogado se compensar não perca o cliente, divida para somar; quanto a estágios gratuitos não te aconselho mesmo, é um escritório que certamente já não anda bem das pernas do contrário já mais aceitaria o trabalho gratuito de alguém que investiu tanto em uma carreira isso é totalmente desumano, em vez disso melhor a advocacia dativa; outra coisa OAB disponibiliza escritórios compartilhados para advogados em inicio de carreira, coworkings pagos já estão virando febre em nosso país, é uma excelente forma de ter um escritório com baixo custo e de conhecer pessoas;...
    No mais amiga, acredite em você, ninguém mais fará isso por vc. Não fique se culpando ou sentindo pena de vc pelo que não conseguiu, veja o que vc já tem e comece daí, não precisa de mais nem menos, é só começar com o que vc já tem.
    Fica com Deus.

    B

    Braga .. Segunda, 02 de dezembro de 2013, 2h16min

    Concordo plenamente com Suzy, pois o que ela falou, retrata muito bem o meu início de carreira. Vendi almoço pra comprar a janta, hoje escolho o que quero comer na janta e no almoço. Só que tem um porém: não deixe o medo tomar conta do pouco da coragem que ainda lhe resta. Pense sempre que é capaz. Ore sempre, pois falar com Deus é sempre bom, mas ore não apenas nas horas ruins. Um abraço e vá pra cima que o sucesso está lá a sua espera.

    L

    LucaPA Quinta, 20 de novembro de 2014, 12h56min

    Também passei por isso! Mas a minha situação era pior, pois eu sequer tinha a carteira da OAB. Estudei e passei em 2 concursos públicos de nível médio na área administrativa. Fiquei 10 meses desempregada após a formatura, aguardando nomeação, fui nomeada e virei servidora pública, trabalhando meio expediente e o restante do dia, estudando para concursos públicos na área jurídica. Achei a advocacia muito instável, fui escraviária de escritório de advocacia e me exploraram demais. Ainda na faculdade comecei a fazer concursos públicos. Ainda não passei num concurso de nível superior dentro do número de vagas, mas tenho alcançado ótimas classificações em cadastro de reserva de tribunais.
    Não acho uma boa a advocacia, pelas minhas experiências de estágio. Mais me exploraram do que me ensinaram! Mais é o q vc tem no momento... vá advogar.

    D

    Quarta, 26 de novembro de 2014, 20h03min

    Comigo também aconteceu algo parecido. Morava numa cidade pequena e mudei para uma capital, sem conhecer nada, nem ninguém, só meu marido e ele também não tem muitos contatos. Sem experiência os escritórios não contratam, eles preferem contratar estagiários mesmo. Depois de formado só se tiver algum conhecido para indicar uma vaga. A opção que eu pensei ser a melhor seria abrir um escritório em casa, aí mesmo sem experiência eu iria me sentir mais segura e disposta, mas por questões estruturais por enquanto não é possível. Então por enquanto eu tenho trabalho em qualquer emprego e estudado para concurso, talvez, nesse próximo ano comece uma nova graduação.

    Alana Medeiros

    Alana Medeiros Quarta, 04 de fevereiro de 2015, 22h23min

    Isso é como o começo de tudo na vida. Imaginem alguém que aprendeu a dirigir e tem que enfrentar o trânsito de uma cidade grande. Somente a audácia de ir em frente lhe trará a confiança e a segurança de se tornar uma motorista habilidosa. Põe uma placa na sua casa, faz os cartões de visita, vivencie os eventos e mantenha contatos com pessoas do meio... em poucos anos terá a renda do seu próprio escritório.

    Flávio Emanoel Rangel de Oliveira

    Flávio Emanoel Rangel de Oliveira Domingo, 16 de agosto de 2015, 21h13min

    Eu além de formado, há sou incompatível c advocacia, mas decidi depois de 3 anos na mesma tentar, deixei a função de escrevente (vou ficar lá como assessor jurídico), já tenho duas pós e vou atrás de mestrado, escritório e principalmente catar no fórum como adv dativo. O R$ demora para sair, mas bem menos q antigamente, acredito q meu futuro esteja na área acadêmica mesmo (é tipo uma seita para conseguir entrar. kkkkkk). Mas no fim a história é essa: ou vc tem alguém q lhe bota em um escritório bom, ou passa fome para estudar para concusrso, mas seja de form for tem q bater perna, meter cartão pra cima e ter um site

    P

    Priscila Moura Sábado, 23 de abril de 2016, 5h06min

    Eu já estou em uma situação diferente. Mas com as mesmas angústias. Sou servidora pública. Professora municipal do ensino fundamental. Um salário em torno de 3 mil líquidos e um dia a dia dificil em escolas muito perigosas. Tenho 7 meses de formada. Passei no exame da ordem ainda no 9° semestre. Sinto-me totalmente desestimulada no meu trabalho no servico público. Anseio em advogar. Mas como não estagiei, pois precisava trabalhar, sem experiência, além das dificuldades comuns do único da carreira, tenho medo de pedir exoneração pra me arriscar em um escritório próprio. Com filho tudo fica mais complicado. O que vocês fariam no meu lugar?

    L

    Lavínia Lopes Quinta, 12 de maio de 2016, 17h09min

    Sem sombra de dúvidas, ficaria no emprego estável. Só entraria no mundo jurídico concursada novamente. O execício da advocacia é uma luta diária.

    Sucesso.