Boa noite ,estou com minha mãe doente ,precisando de cuidados 24 horas ,minha família(irmãos da minha mãe) diz que a obrigação de cuidar da minha mãe é minha. Pois bem, ela ficou uma semana na casa da minha tia que é irmã dela,que diz que não poderia mais ficar com ela tb por motivos de saúde, trabalho no comércio com uma carga horaria puxada , e tenho uma filho pequeno que fica com terceiros para eu e meu esposo trabalhar ,e minha família diz que eu tenho que ficar com ela mesmo assim, tenho um irmão que não ajuda em nada nem aparace para vê-la agora que ela está doente ,ele trabalho como autônomo e é casado tb tem filhos,mora em uma casa grande proximo da minha mãe ,mas ele alega não ter condições financeiras ,mas todo apoio de levar ao médico comprar remédios e atende-la na emergência eu estou fazendo mesmo morando longe.Eu preciso saber o que tenho que fazer e se realmente eu tenho a responsabilidade maior por ser filha mulher,mas não tenho como parar de trabalhar para ficar em casa cuidando dela do jeito que ela precisa.Grata

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Rita Kassia

    Rita Kassia Terça, 04 de agosto de 2020, 1h57min

    Boa noite.
    Minha mãe tem 78 anos, tem alguns probleminha de saúde, Que é Ritimia cardíaca, Pressâo alta, Tireóide ,toma medicamentos. Ela tem a casa dela, Viuva, recebe uma pensão de um salário mínimo que meu Pai deixou pra ela, Ela dividiu a casa dela no meio para abrigar uma das minhas irmãs com os filhos.dela. E no no fundo tem um quartinho com banheiro onde um dos meus irmãos morava, no momento esse irmaõ saiu dos fundo e passo para o lado da casa dividida, onde ele ocupa 2 quartos 1 banheiro e uma pequena cozinha, Minha mãe já pediu pra ele um dos quartos para abrigar outra irmã mas ele nega, ele, também fez uma cobertura cobrindo a janela da sala da minha mãe, sem a permissão dela, ele tem e deixa, dois carros (perua) um dos carros nem anda mais só atranca á frente da casa da minha mãe impedindo o acesso a entrada e saída da casa , vejo minha mãe infeliz , insatisfeita com as atitude dele e com ele não tem conversa ele não está nem aí para a nossa Mãe , ele diz que não tem condições de pagar um aluguel e sair de lá mas sabemos que ele tem Sim. ele é separado ,teve dois relacionamento tem um filho com a casa ex vive na casa da minha mãe preocupando a cabeça dela. se fazendo de coitado., ele se apossou da casa da dela, faz oque quer, gostaria de saber oque fazer nesse caso.

    L

    Leonardo Ramon Domingo, 04 de outubro de 2020, 11h10min

    Olá tudo bem? Tenho uma tia que sofreu AVC a 4 anos desde então ela vive em uma cadeira de rodas ela 54 anos tem o atual marido que cuida dela sozinho agora ele está com problemas de saúde tbm amputou 2 dedos do pé uma ele tem muita dificuldade pra pegar ela por causa das dores e os filho não fazem nada para ajudar dizem que a obrigação de cuidar dela é do padastro isso realmente é verdade só ele tem que cuidar dela sozinho? Obrigado para quem me ajudar

    B

    Brenda Manoela Gonçalves de Almeida Quarta, 03 de fevereiro de 2021, 15h07min

    vim pedir ajuda tomo conta do meus três irmãos é eu para tudo para eles só que eu não tenho dinheiro para comprar coisa para eles de escola minha mãe está presa por isso que eu tomo conta deles por favor quem quiser ajudar me liga 21974262883

    F

    Francisca das Chagas da Silva Brasil Sexta, 19 de março de 2021, 11h24min

    Gostaria de saber se minha irmã que cuida de minha mãe com alzhermer desde a o começo,pode ficar com a pensão da mesma,em caso de morte?

    C

    carolina gabriela de oliveira Terça, 01 de junho de 2021, 13h22min

    Boa Tarde,meu pai faleceu no dia 8 de maio meu irmão em menos de 10 dias quer a parte dele na casa pedi para esperar pois tinha inquilino morando na casa que era do meu pai mas meu irmao disse que vai me levar na justiça junto com os meu outros 7 irmãos pois alegam que eu estou escondendo dinheiro do meu pai,pois meu pai recebia aposentadoria só que eu cuidei dele 8 anos sozinha e quando ele ficou internado gastei a aposentadoria com ele no hospital mas meus irmao estao dizendo que vou ter que pagar pois meu pai tem dinheiro gardado na conta...o que eu faço nesse caso se eles entrarem na justiça eu tenho todos os arquivos medico e a conta do meu pai nao tem dinheiro pois gastei com as necessidades dele no hospital e no velório.

    K

    Kelly Costa do Nascimento Sexta, 10 de junho de 2022, 0h15min

    Boa noite , eu estou com a mãe doente ela tem câncer do colo do útero, está muito debilitada, precisa de ajuda para fazer as coisas pra ela , tenho mais duas irmãs só que elas não ajuda em nada absolutamente nada mesmo sempre elas foram as filhas que só aparece na hora que a mamãe recebe, uma pede e a outra do mesmo jeito mas como mãe é mãe ela sempre dá, minha mãe sempre fez empréstimo sempre , veio a pandemia e ela não foi renovar a biometria dela devido ela ser idosa não podia comparecer ao banco no caso ela ficou sem poder receber por conta disso, então o que aconteceu quando chegava o dia dela receber eu fazia a transferência pra minha conta e retirava o dinheiro dela e passava pra ela ela fez umas três vezes empréstimo que o banco oferecia pra ela aceitava e eu recebia pra ela e entregava pra mamãe o dinheiro normal o valor correto, resumindo as duas outras filhas começaram me acusar de roubo mesmo a minha mãe falando que não é isso mesmo a mamãe explicando o caso elas até hoje vivem me acusando fazendo da minha vida e da vida da mamãe um pesadelo elas ficam falando as coisas pra mamãe sendo que a minha mãe é idosa tem 74 anos doente só eu cuido eu trabalho no comércio e não é fácil tenho três filhas e é só eu e elas não contamos mais com ninguém e elas ainda ficam sujando a minha imagem perante a sociedade o que devo fazer quais as providências que devo tomar sendo que elas estão agindo como se a minha mãe já fosse partir dessa vida porque até sobre a casa já estão falando preciso de ajuda

    K

    Kelly Costa do Nascimento Sexta, 10 de junho de 2022, 0h20min

    E sendo também que elas não ficam com a mamãe quando eu vou trabalhar a mamãe fica só eu deixo tudo pronto tudo feito e é só eu que levo ela pra fazer o tratamento a radioterapia elas nunca levaram e quando vão em casa é só pra fazer confusão quero saber o que devo fazer

    R

    Rayane portes Quarta, 24 de agosto de 2022, 13h38min

    Ola,a maemdo meu namorado tem 51 anos, e esta doente mentalmente e só chama pelo nome dele. Eu e ele moramos em outro estado,ele saiu da casa da mae dele porque ela fazia mal mentalmente para ele,e ate me ofendeu enquanto eu estava la. Varias vezes ele ofereceu ajuda e ninguém quis. E agora, disseram q ele é obrigado a ir visitar a mae dele por que tera uma visita da assistente social pra conhecer os familiares. Mas ele nao quer ir,e estao dizendo que a assistente social vai vir aqui, e a familia diz q se ele n for pra la,eles vao trazer a mae para ele cuidar. Eles podem fazer isso? Como ele pode se livrar dessa situação?

    E

    Edilaine Inácio Ferreira Terça, 13 de dezembro de 2022, 22h19min

    Boa Noite minha mãe está com 69 anos está com um ano e pouco separada.
    Porém tenho um irmão deficiente a qual estou cuidando tenho uma irmã só que ela não vem sempre mim ajudar e disse que vai cuidar na casa dela e certo minha mãe sair da casa dela ,e o meu pai tem direito de ajudar cuidar do meu irmao

    P

    Paula Barros Quinta, 29 de dezembro de 2022, 9h20min

    Olá cuido da minha mãe sozinha já há 4 anos ela tem depressão e no momento tá pior a situação dela ela tem 58anos não recebe ajuda nenhuma sou eu que dour tudo e cuido meus irmãos não me ajudam em nada nada não estou mentalmente bem eles nem liga ou visita não tem condição financeira nem trabalho sou viúva tbm tenho uma filha oque me ajuda e minha ex sogra posso denunciar ou conseguir que meus irmãos me ajudem de alguma forma não sei oque fazer e minha mãe controladora.

    G

    Gbs Quinta, 29 de dezembro de 2022, 9h59min

    Procure a defensoria publica e entre com açao contra seus irmão para eles prestarem a devida assistencia

    P

    Patrícia Ferreira da Silva Schmidt Quinta, 28 de setembro de 2023, 8h35min

    Aqui somos 3 irmãos. Mas os cuidados com minha mãe está sob minha responsabilidade porque como eles dizem" eu sou mulher" .... e minha mãe mesmo diz que eles são homens e não podem se ocupar dessas coisas. Resultado: meu marido foi transferido eu não pude acompanha-lo, estou eternamente de licença do meu trabalho e minha filha de 14 anos não recebe atenção devida. E detalhe: um dos meus irmãos é solteiro e mora com ela! Não adianta por mais q exista lei e obrigações sempre fica nas costas de um, aqui no caso a justificativa é " porque eu sou mulher".....

    G

    Gbs Quinta, 28 de setembro de 2023, 8h39min

    Não adianta por mais q exista lei e obrigações sempre fica nas costas de um, aqui no caso a justificativa é " porque eu sou mulher".....

    E vc procurou fazer cumprir a lei?
    O Direito não socorre os que dormem.