Boa noite ,estou com minha mãe doente ,precisando de cuidados 24 horas ,minha família(irmãos da minha mãe) diz que a obrigação de cuidar da minha mãe é minha. Pois bem, ela ficou uma semana na casa da minha tia que é irmã dela,que diz que não poderia mais ficar com ela tb por motivos de saúde, trabalho no comércio com uma carga horaria puxada , e tenho uma filho pequeno que fica com terceiros para eu e meu esposo trabalhar ,e minha família diz que eu tenho que ficar com ela mesmo assim, tenho um irmão que não ajuda em nada nem aparace para vê-la agora que ela está doente ,ele trabalho como autônomo e é casado tb tem filhos,mora em uma casa grande proximo da minha mãe ,mas ele alega não ter condições financeiras ,mas todo apoio de levar ao médico comprar remédios e atende-la na emergência eu estou fazendo mesmo morando longe.Eu preciso saber o que tenho que fazer e se realmente eu tenho a responsabilidade maior por ser filha mulher,mas não tenho como parar de trabalhar para ficar em casa cuidando dela do jeito que ela precisa.Grata

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 16h11min

    Ana Luiza

    Procurem a Assistência Social de sua cidade para encaminhar sua mãe para um abrigo/albergue. Verifique se existe grupos de apoio a moradores de rua na cidade.

    Você e sua irmã, podem mobilizar os colegas da faculdade, para criar um grupo de apoio, podem até encontrar alguém para ceder um quarto, provisoriamente, ou arrecadar dinheiro e pagar pelo menos um quarto de pensão/hotel, ou encontrar emprego com ou sem moradia para ela.

    Se pretendem interdita-la, o caminho é a defensoria pública, no fórum da cidade.

    .

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 18h52min

    Realmente, uma pessoa para se dispor a viver na rua, exposta a tudo, ela deve ter algum problema. Se conseguir que um psiquiatra a avalie mesmo sem ela saber, e se deste exame ele emitir laudo que confirme alguma doença mental que a torne incapaz para os atos civis, vc até pode tentar uma internação temporária, e com certeza a interdição dela, e com isso pedir o LOAS, um beneficio de 1 salário minimo mensal.

    Avise a seu irmão que ele poderá responder por agressão psicológica e ser enquadrado na Lei Ma da Penha, sendo ele maior de 18 anos e sua mãe estando desempregada (nem precisa ser considerada incapaz) ele tem a obrigação de sustenta-la junto com os demais filhos dela. Quem sabe assim, ele consiga se conter e impedir que o amigo dele tmb não a ofenda. É monstruoso um filho participar desse tipo de assédio contra a propria mãe.

    A

    alex Quarta, 18 de maio de 2016, 20h43min

    boa noite! tenho uma mae que tem diagnosticado. esquezofrenia, alem de ser portadora de marcapasso. ela recebi um salrio minimo de pensao por ja ter sida casada.já faz um bom tempo que ela mora comigo. alias desde que foi diagnosticada com esquizofrenia. tenho mais tres irmaos. sendo mais dois homens. e uma mulher os tres ajudam muito pouco ou quase nada. tanto financeiramente quanto digamos cuidar dela. ou seja. remedios , medicos, alimentos. tudo fica por minha conta. ja que o sario dela da pra pagar o aluguel e a luz da casa. eu trabalho assim como meus outros tres irmaos. trabalho na area comercial e me vejo loco.pra conciliar trabalho com cuidado a minha mae. as vezes acho que nao vou dar conta mais JAMAIS penso em abandona la. ja meus irmaos. nao tem essa mesma preocupaçao. ou cuidado. queria saber se a justiça pode obrigar els a daer uma pensao. pra que ajude tanto nos remedios e com uma pessoa. pra cuidar dela. ja que o medico disse que o certo é ter alguem 24h por dia com minha mae. apenas quero cuidar melhor da minha mae. meus irmaos. tem sua vida social, e financeira livre. quando eu disse que eles mau ajudam. é porque. muito raro. els ajudam con valores. simbolicos. eu so quero que eles atraves da justiça. venham ajudar com o que é certo. POR FAVOR ME AJUDEM!!! NUNCA VOU COLOCAR MINHA MAE EM UMA CASA DE REPOUSO. OU SEJA LA ONDE FOR. QUE NAO SEJA COMIGO.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de maio de 2016, 21h17min

    Obrigar seus irmãos a estarem presente ajudando sua mãe vc não pode, lamento, só mesmo pedindo pensão a eles, o bastante para pagar cuidadores e assim vc pode se dedicar mais a sua vida.

    Procure a Defensoria Publica e exponha seu caso

    Lorena Novais

    Lorena Novais Terça, 21 de junho de 2016, 22h13min

    Meu caso é um pouco diferente...minha cliente cuida mora na casa de sua ex sogra com ela, hoje ela a ex sogra está incapaz, com ahzelmer, e ela não está dando conta de cuida. O que ela faz para tirar esta responsabilidade dela e devolver para o filho da idosa?

    Andreza Cassiano

    Andreza Cassiano Quarta, 05 de outubro de 2016, 0h04min

    Boa noite,não sei o que fazer minha maé tenhe 65 anos,ela fica aos cuidado do meu irmão de criação ele vendeu casa vendeu granja fez emprestimo no nome della ele pegou o cartão da aponsentadoria della,mais ela deixa ele fazer tudo passa a mão na cabeça dele,agora ele recente vendeu a unica casa que ela tem ela ta morando de aluguel ta passando fome,e já pediran acasa por que não pagou aluguel.ela não min fala nada ela não gosta de min por que quando eu tinha dois de idade quando ela foi enbora da casa do meu pai e eu minha outra irma ficou não sei o paradeiro dela sou a unica filha della registrada como faço pra toma de conta della mesmo ela não querendo

    R

    Rafael F Solano Quarta, 05 de outubro de 2016, 10h13min

    Se ela não quer, ELA NÃO QUER!! por que vc insiste??? Se ela não é mentalmente enferma respeite a vontade dela!!! Não a veja como uma vitima, ela faz o que ela quer!!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    L

    Luci Santos Domingo, 21 de maio de 2017, 9h14min

    Bom dia
    Minha sogra faz uso de remedios continuos por Parkinson e Alzeinheim onde só um deles custa 800,00. Temos a requisição para receber seus remedios pelo SUS mas ainda nao recebemos nenhum. Todo mes meu marido vai na Secretaria e recebe a resposta: Está em falta. Como devemos proceder?

    Cláudio Também Lucí

    Cláudio Também Lucí Segunda, 05 de março de 2018, 20h45min

    Boa Noite. Me Chamo Cláudio, e Tenho um problema semelhante ao da Fernanda09. tenho uma mãe com problemas psiquiátricos e depressão, já por muito tempo. ela sempre foi largada por meus dois irmãos, e eu cuidei sozinho. ela ficou quase um ano internada em uma clínica psiquiátrica. eu quem tive que conversar com a psicóloga e com a psiquiatra, e assumir a responsabilidade por ela assim que teve alta. meus irmãos tiraram o corpo fora. ela já está a mais de dois anos na minha casa. já briguei muito com meus irmãos, até que meu irmão desapareceu de vez. posso denunciar os dois no Ministério Publico? pelo menos para eles também tomarem conta e também dividirem as despesas. eles não fazem nem uma ligação sequer para ela, nunca a visitam.além disso, eu já to muito estressado com ela aqui. perdi o meu trabalho a dois anos atrás por conta de ter que ir na clínica duas ou tres vezes.daí comecei a trabalhar em casa 1 ano e 7 meses com salgados, mais parei por que ficou fraco e o dinheiro não compensa mais. ai saio todo dia atrás de trabalho, mais até agora nada. e tem muitos gastos com remédios e tudo mais. espero que possam responder minha questão

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Wellington Oliveira

    Wellington Oliveira Quinta, 05 de julho de 2018, 4h47min

    Quero impedir q meu irmão usuário de droga q está desempregado tire proveito dela minha mãe. Eu estou c o cartão dela mas ela q que eu de para ele. como Posso inpedir isso,

    Andreia Aparecida Barboza

    Andreia Aparecida Barboza Sábado, 14 de julho de 2018, 9h48min

    bom dia meu nome e Andreia só nora da Senhora Nadir ela mora comigo a 3 anos, e ela e acamada, e meu sogro tem 25 dias que ele veio pra minha casa, e eles tem 7 filhos, eu queria saber se esse 7 filhos e obrigado a ajuda a cuidar deles? eles são idosos.. e todos os filhos trabalham, se por acaso se eles quiserem por o meu sogro numa casa de asilo, eles podem? Por que eu cuido deles sozinha durante o dia e a noite eles revesam, e eles não dão cota.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Sarah Menezes

    Sarah Menezes Segunda, 29 de outubro de 2018, 15h23min

    Minha mãe se encontrar acamada por conta de uma fratura no femo, minha irmã mora em outro país, eu e minha esposa trabalhamos e minha filha fica com ela, estamos nos desdobrando para cuidar da minha mãe, posso entrar com algum tipo de ação para exigir que minha irmã venha para o Brasil para dividir essa responsabilidade comigo? Pois ela não liga e nem procura saber como esta nossa mãe...

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    André Arouca

    André Arouca Domingo, 21 de julho de 2019, 8h08min

    Bom dia gostaria de saber minha sogra não está bem da cabeça,minha conhada toma conta do dinheiro e das contas, minha esposa,e a irmã mais velha quer entra na justiça para a filha mais velha pode entrar na justiça contra as outras 3 irmãs estão levando o dinheiro gostaria de saber se ela pode entrar na justiça.

    J

    J Sexta, 09 de agosto de 2019, 14h42min

    Olá, estou com uma dúvida... Minha mãe tem Esclerose Lateral Amiotrofica á 2 anos e estou cuidando dela em tempo integral, tenho 18 anos e não posso trabalhar por que mesmo ela estando aposentada não é o suficiente para manter os gastos de remédios, exames, fraudas, fisioterapia, viajem para o médico e ainda manter a casa, pois ela era a única que trabalhava e agora sou eu e meu irmão de 16 anos para cuidarmos dela.
    Atualmente ele estuda em tempo integral e volta a noite quando troco de lugar com ele para ir a faculdade, mas atualmente a aposentadoria que ela recebe já não dá para nada e tenho que pedir dinheiro emprestado para outros parantes, no entanto me disseram que seria possível pedir um " auxilio cuidador", mas já procurei muito na internet e não achei sobre isso. Em minhas procuras achei sobre um aumento de 25% na aposentadoria, mas isso já foi concedido na pericia que foi concedida a aposentadoria.
    Vocês podem me ajuda? me explicar se é possível pedir um auxilio para cuidar dela ou se há outras formas ?

    Douglas Esposito

    Douglas Esposito Terça, 10 de setembro de 2019, 14h02min

    Gostaria de saber cuida da minha mãe faz 30 anos e faz seis meses que ela faleceu Fiquei sem trabalhar porque só tinha eu de filho para cuidar ela estava com 91 anos que aposentadoria dela foi bloqueada eu não tenho direito a nada

    Tere KKaren

    Tere KKaren Quarta, 25 de setembro de 2019, 11h01min

    Minha mãe tem 80 anos, eu e meu esposo estamos pensando em comprar partes dos meus dois irmãos da casa da minha mãe para eu poder cuidar dela mas o meu medo que eu fique sobrecarregada pois meu irmão mais velho trabalha dia todo e nunca pode cuidar dela durante semana e outro meu irmão é problematico viciado, ele mora com a mãe... caso a gente comprar a casa, irmão viciado terá que sair d casa, certo... mas minha mãe fica mto preocupada com ele.. e não sei se vale a pena comprar a casa ou não? posso ter problemas depois? trabalho pela manha e tenho filha pequena, sai de trabalho somente periodo de tarde para cuidar d mãe mas não é suficiente. os dois meus irmãos não fazem nada. E a minha mãe é aposentada de renda boa. O que eu posso fazer? deixo como está ou ? Deste agradeço