goteiras no apartamento e danos morais
Moro no ultimo andar de um prédio, houve um curto circuíto na lâmpada da sala, e tive um sofá novo danificado. Já foi combinado com o síndico o pagamento de um sofá novo (que ainda não veio).
Agora tem goteiras na sala, e nos dois quartos, já faz um mês que o síndico prometeu tomar providências e consertar o telhado, porém nada foi feito, e as goteiras se alastram cada vez que chove, tem um cheiro terrível, e um aspecto marrom.
Não posso ligar as luzes da sala e de um dos quartos, pois as goteiras estão saindo do bico de luz. No outro quarto tem goteiras saindo por uma infiltração no teto. Tive que improvisar extensões para não ficar no escuro.
Que medidas devo tomar para processar o condomínio por danos morais?
Filipi, o telhado do prédio é uma área comum e, assim sendo, de responsabilidade do condomínio. O síndico deve tomar todas as providências para sanar o problema, bem como efetuar o ressarcimento dos prejuízos causados em seu apartamento. O síndico não precisa ter autorização da assembleia para esse tipo de problema, pois se trata de uma obra necessária e urgente; ele apenas precisa de três orçamentos e avisar à Assembleia. Caso ele não tome as providências necessárias para sanar o problema, você deve resolver o assunto na justiça.Só não tenho certeza se pode ser nos pequenas causas. Um advogado te responde isso.
Filipe S. P
Não sou Advogada, mas pode sim ser nas Pequenas Causas. Agora vou te lembrar o seguinte, mesmo você ganhando, os móveis serão substituídos como já deveria ter sido feito juntamente com o conserto. Agora não precisa mostrar para Assembléia, falar e explicar ao conselho e começar o conserto de seu apto.
Sobre Danos Morais, se caso venha pretender, lembre-se que será rateado entre todos os aptos inclusive o seu. E como mora (tipo) cobertura , sua cota será maior.
Tente conversar com o síndico, quem sabe com uma boa conversa tudo se resolve. Não é jogo para o Condomínio deixar para lá obra deste porte.
O problema de morar no último andar é isso, telhado de condomínio dá muito problema, pois a tubulação passa toda em cima. Agora tem que ver se não há tubulação estourada, pois esta água marrom indica isso. Significa cano de ferro galvanizado, e com costura, e quando se rompe esta costura começa a minar esta água marrom.
Cabe o síndico primeiramente verificar os tubos e depois fazer a restauração de seu apto.
Boa sorte
Obs.:Raphael Toscano, esta corretíssimo é partes comum, e pertence ao condomínio.