A Portaria nº 118/94 do Ministério da Fazenda, em seu artigo 1º, inciso I dispõe: “não poderá haver diferença de preços entre transações efetuadas com o uso do cartão de crédito e as que são em cheque ou dinheiro”.

O Artigo 36 da Lei nº 12.529/2011 classifica como infração a Ordem Econômica discriminar adquirentes ou fornecedores de bens ou serviços por meio da fixação diferenciada de preços, ou de condições operacionais de venda ou prestação de serviços (inciso X) e recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, dentro das condições de pagamento normais aos usos e costumes comerciais (inciso XI).

Já o CDC, artigo 39 assim dispõe: “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (...) V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; (...) X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.”

Portanto não é admissível que fornecedores estipulem preços diferentes para quem deseja pagar à vista em dinheiro ou em Cartão de Crédito.

Respostas

    Helio Pessanha

    Helio Pessanha Sexta, 06 de março de 2015, 16h56min

    Boa noite a todos!
    Pesquisando pela internet observei alguns anúncios nos quais fiquei um pouco confuso.
    tais :

    valor R$ 3.000 a vista ,ou parcelado em 10 vezes sem juros de R$ 380,00.

    minha duvida, se é sem juros,porquê o acréscimo de 800 reais?
    esse valor pode ser imposto pelo vendedor?

    John John

    John John Sexta, 24 de abril de 2015, 16h33min

    Eu paguei com o cartão hj mas so que eles cobraram a mas eles me disseram que eo pagamento do cartão como faço para procurar meus direitos

    Pedro Sena

    Pedro Sena Sexta, 17 de julho de 2015, 15h53min

    PETE
    há 2 anos
    Entendo sua posição como comerciante Daniela, só que tem um porém ai,

    Para você ter a maquina de débito e crédito em seu estabelecimento, e disponibilizar essa forma de pagamento ao consumidor, você tem que realizar um contrato com a operadora, correto?

    Essas taxas, você tem total ciência e contratou. E contratando esse serviço, independentemente de receber na hora, em 30 dias ou parceladamente, você tem a garantia que vai receber, pois quem te paga é a operadora, não o consumidor, que pode inadimplir a fatura do seu cartão, ou seja, o comerciante paga pra ter essa segurança (não tomar tombo)

    INFORMAÇAO ERRADA,NA EMPRESA ONDE TRABALHO O CLIENTE PAGOU COM CARTAO DE CREDITO E CONSEGUIU CANCELAR A COMPRA SEMANAS DEPOIS.

    J

    Jair Rodrigues Sparremberger Segunda, 23 de novembro de 2015, 16h34min

    Então um posto de Gasolina que só vende no dinheiro ou em cartão de débito não estaria infringindo a Lei? Ou ele é obrigado a aceitar a opção crédito do cartão?

    Delicatta Mariana

    Delicatta Mariana Segunda, 25 de janeiro de 2016, 13h59min

    E durante uma liquidação? É considerado abusivo se eu oferecer descontos diferenciados para pagamento no débito e no dinheiro? Quer dizer, sei que a lei vale para valores praticados na loja, com o preço afixado a peça. Mas se for liquidação também? Obrigada.

    Eloir Machado Dos Santos

    Eloir Machado Dos Santos Segunda, 19 de setembro de 2016, 15h40min

    mas os comerciantes dizem que mesmo com cartão de debito, credito parcelado ou a vista o preço é cobrado devido as operadoras de crédito cobrarem de taxas até de 5% e por isso que cobram a mais do comprador, não acho justo porque as compras são realizadas com cartão de credito ou débito são a vista.

    Vanessa Lumna

    Vanessa Lumna Sexta, 07 de outubro de 2016, 20h03min

    COMPREI DOIS CELULARES NA INTERNET UM EM CADA LOJA (SOU BARATO) E (ONOFRE AGORA) E DEVOLVI OS DOIS POIS ESTAVAM COM DEFEITO FALEI PARA O RAPAZ DA ONOFRE QUE GOSTARIA DE TROCAR O CELULAR PARA UM DE OUTRA MARCA ELE ACEITOU MAS A DIFERENÇA EU NÃO PODERIA PAGAR A VISTA SOMENTE NO CARTÃO DE CRÉDITO E COM ACRÉSCIMO DE JUROS EU FALEI QUE NÃO ACEITAVA ISSO POR QUE JÁ ESTOU PAGANDO O PRIMEIRO TELEFONE COM JUROS E AINDA TENHO QUE PAGAR A DIFERENÇA COM JUROS TAMBÉM ACHEI UM ABSURDO E AINDA NÃO EFETUEI A TROCA E DEIXEI O COMO VALE COMPRA VOÇÊS PODEM ME AJUDAR ? EXISTE UMA LEI QUE IMPEDE A LOJA DE FAZER ISSO COMO CONSUMIDOR ? FICO GRATA ( ALOJA SOU BARATO TAMBÉM INFORMOU QUE SÓ POSSO PAGAR COM CARTÃO MAS NÃO TEM JUROS)