Posso cancelar serviços mesmo estando inadimplente?

Há 12 anos ·
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Bom dia.

Eu gostaria de cancelar um serviço de assinatura de um plano de telefonia.

Contudo, a empresa não está deixando eu cancelar porque estou inadimplente.

Gostaria de saber se existe uma base legal para eu cancelar este serviço, na Lei do Call Center informa que o cancelamento deve ser feito independente de adimplência.

Art. 18. O SAC receberá e processará imediatamente o pedido de cancelamento de serviço feito pelo consumidor. Ver tópico (26 documentos)

§ 2o Os efeitos do cancelamento serão imediatos à solicitação do consumidor, ainda que o seu processamento técnico necessite de prazo, e independe de seu adimplemento contratual.

O que gostaria de saber é se tem algum amparo legal para cancelar em lojas físicas.

Obrigado!

5 Respostas
DTJunior
Advertido
Há 12 anos ·
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Observando

pensador
Advertido
Há 12 anos ·
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Autor da pergunta
Advertido
Há 12 anos ·
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O Pensador, agradeço, mas os fundamentos que tem naquela discussão não se aplicam ao meu caso (pelo menos eu acho)

O primeiro fundamento lá:

"Art. 75, §§ 1º, 2º e 3º, do Regulamento do STFC, aprovado pela Resolução nº 426, de 9 de dezembro de 2005"

Se refere a telefonia fixa, estou tentando cancelar uma linha da Nextel.

O segundo fundamento:

" Artigos 17 e 18, caput e § 2º, do Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008"

Refere-se a cancelamento feito através de call centers, s.m.e., e preciso cancelar na loja física da empresa, pois não sou o titular e estou com uma procuração.

Encontrei uma Lei Estadual (estou no RJ) que acredito que se enquadre, o que vocês acham?

http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/b24a2da5a077847c032564f4005d4bf2/b09b0066739f3cf183257ab40067858b?OpenDocument

Art. 1° Torna-se obrigatório o cancelamento do serviço de telefonia móvel, fixa e afins, quando solicitado pelo consumidor, independente de haver cobranças em aberto.

Parágrafo único. Para efeitos desta Lei, equiparam-se a serviço de telefonia os serviços prestados por operadoras de radiocomunicação.

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
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Oras, ao meu ver a clausula que diz que o consumidor não pode desligar o serviço estando inadimplente com suas obrigações financeiros excessivamente onerosa ao consumidor e por isso nulo.

pensador
Advertido
Há 12 anos ·
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Independe da modalidade. Tem direito a cancelar. O conselho é o mesmo. Tenha o protocolo de atendimento e a recusa em cancelar.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
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