Olá, sou cidadão Português e moro legalmente no Brasil, mas tenho passagem comprada para meu país de origem para daqui a 5 dias, no entanto, verifiquei que meu passaporte venceu e não tenho mais o tempo hábil de 6 dias para fazer novo passaporte (considerando que não moro na capital onde há consulado). Minha pergunta é: posso ser impedido de viajar ao meu País por estar com o passaporte vencido?

Respostas

    ?

    Nelson Pinheiro Sábado, 03 de agosto de 2013, 0h57min

    Ainda aguardo.

    F

    FJBrasil.... Suspenso Sábado, 03 de agosto de 2013, 1h05min

    como já tem a passagem comprada, o consulado emite o passaporte de urgência em 1 dia...

    ?

    Nelson Pinheiro Sábado, 03 de agosto de 2013, 1h14min

    Obrigado pela resposta FJBrasil! No entanto, a informação que me passaram via telefone e email é que seriam 6 dias uteis.

    F

    FJBrasil.... Suspenso Sábado, 03 de agosto de 2013, 1h16min

    você falou que já tem a passagem marcada??? se você for no consulado, eles emitem no mesmo dia... basta você apresentar a reserva da sua passagem...

    ?

    Nelson Pinheiro Sábado, 03 de agosto de 2013, 1h23min

    Sim, falei... repare abaixo o que perguntei e a resposta que obtive:

    Bom Dia,
    Deve renovar, com urgência, o seu passaporte, cujo prazo para entrega é de 6 dias úteis.
    Cumprimentos.

    Hortência Gomes
    Chanceler
    Vice-Consulado de Portugal em Belém - PA

    Bom dia! Sou português residente no Brasil, tenho passagem comprada para viajar para Portugal no dia 11/08 e verifiquei hoje que o meu passaporte (português) vence no dia 05/08. Dada a situação, terei algum problema para embarcar?
    Grato desde já!

  • -1
    F

    FJBrasil.... Suspenso Sábado, 03 de agosto de 2013, 1h29min

    Nelson
    verifique no consulado se é possível a emissão do passaporte temporário...

    ?

    Nelson Pinheiro Sábado, 03 de agosto de 2013, 1h31min

    Farei isso.
    Obrigado FJBrasil.

    ?

    Nelson Pinheiro Sábado, 03 de agosto de 2013, 12h06min

    Mas se eu tentar sair do país com o passaporte vencido, vou conseguir?

    ?

    Nelson Pinheiro Sábado, 03 de agosto de 2013, 15h13min

    Alguém?

    I

    ismael Sábado, 03 de agosto de 2013, 17h47min

    Pode, problema se você estivesse deixando Portugal com o passaporte vencido.

    H

    Honorio Suspenso Sábado, 03 de agosto de 2013, 19h20min

    Boa noite Nelson,

    Você não poderia ingressar no Brasil com o passaporte vencido, talvez nem sairia de Portugal, portanto, poderá regressar para Portugal sem problemas nenhum, é só apresentar o passaporte e o cartão de entrada e saída (aquele que tem um carimbo igual ao que está no passaporte) e boa viagem.
    Caso voce tivesse perdido o seu passaporte, ai sim, deveria procurar uma representação de Portugal aqui no Brasil para emitir um passaporte de emergência ou simplesmente o Título de nacionalidade para suprir a falta do passaporte.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    ?

    Nelson Pinheiro Sábado, 03 de agosto de 2013, 22h32min

    Honorio, obrigado pela resposta!
    Já não tenho mais esse cartão de entrada e saída. Acabou se perdendo pois ja estou há mais de tres anos no Brasil (sempre de forma legal). Tenho apenas o carimbo no passaporte com a entrada e o carimbo do visto permanente.
    Sabe informar-me onde posso encontrar informação legal para apresentar caso tentem impedir-me de embarcar?
    Grato desde já!

    F

    FJBrasil.... Suspenso Sábado, 03 de agosto de 2013, 22h39min

    Atenção: Reiteramos que não deve comprar passagens aéreas sem que esteja com o Passaporte em mãos.

    http://consuladoportugalsp.org.br/passaporte-directo/

    H

    Honorio Suspenso Domingo, 04 de agosto de 2013, 8h11min

    Bom dia Nelson,

    Em relação a cartão de entrada e saída, como voce perdeu, isso não o impede de sair, mas pode ser multado pela não apresentação do mesmo. A multa é de R$ 165,55.
    Em relação aos estrangeiros que possuem o visto Permanente o controle de estadia é ao contrário. Preenche este cartão de entrada e saída quando sair do Brasil e o devolve quando do retorno, pois o estrangeiro com visto permanente (como você relatou), não poderá permanecer por mais de 2 anos fora do Brasil, pois perderá o visto permanente, conforme legislação em vigor (Estatuto do Estrangeiro - Lei nº 6.815/80).Att.

    Honorio - [email protected]

    F

    FJBrasil.... Suspenso Domingo, 04 de agosto de 2013, 8h12min

    Isso é para quem tem passaporte valido...

    ?

    Nelson Pinheiro Segunda, 05 de agosto de 2013, 9h47min

    Honorio, onde posso então encontrar informação legal sobre o assunto?

    H

    Honorio Suspenso Segunda, 05 de agosto de 2013, 19h55min

    Boa noite nelson,

    Essa informação não está escrito em nenhuma legislação, é apenas um dispositivo interno da Polícia Federal, isso quero lhe dizer, que não existe Decreto, lei ou regulamento a respeito. Mas na quarta irei à Polícia Federal aqui o Espírito Santo, irei informar se houve alguma interpretação diferente da qual lhe passei. Até quinte-feira lhe retorno.
    Att.
    Honorio

    M

    Mário Ernesto Segunda, 05 de agosto de 2013, 20h01min

    Não entendi a necessidade de passaporte com validade para retornar a país de origem. Entendo que ele não poderia ingressarem outro país, mas, exigir passaporte válido para regressar a seu país me parece estranho.

    ?

    Nelson Pinheiro Terça, 06 de agosto de 2013, 1h12min

    Boa noite!
    Honorio, agradeço-lhe desde já!
    Mário Ernesto, a mim também me parece estranho, mas nos contatos que fiz recebi as duas respostas, que poderia e que não poderia.

    F

    FJ Brasil Terça, 06 de agosto de 2013, 2h23min

    Ir para Portugal, pode ir até sem o seu passaporte, mas vai complicar a tua vida caso pense em retornar para o Brasil...