Olá, sou cidadão Português e moro legalmente no Brasil, mas tenho passagem comprada para meu país de origem para daqui a 5 dias, no entanto, verifiquei que meu passaporte venceu e não tenho mais o tempo hábil de 6 dias para fazer novo passaporte (considerando que não moro na capital onde há consulado). Minha pergunta é: posso ser impedido de viajar ao meu País por estar com o passaporte vencido?

Respostas

  • -1
    F

    FJ Brasil Terça, 06 de agosto de 2013, 2h29min

    outra coisa, vai tomar um chá de cadeira quando desembarcar em Portugal, mesmo sendo o seu pais de origem. Passaporte invalido, a autoridade vai verificar se você não cometeu nenhum crime no Brasil, se você não é foragido... O passaporte atual tem chip, todas as informações do seu documento é registrado a saída e entrada em cada pais...

    ?

    Nelson Pinheiro Terça, 06 de agosto de 2013, 20h23min

    Boa noite!
    FJBrasil, eu não pretendo ir sem o passaporte, pretendo ir com ele vencido. Quanto à entrada em Portugal, eu não estou preocupado porque eu sei que posso entrar sem problemas com o passaporte vencido até 5 anos (isso vale para pessoas do espaço schengen também). O travelcenter da IATA confirma essa informação.
    Quanto ao regresso também não existira problema porque depois de estar lá eu posso tirar o novo passaporte em alguns dias e voltar depois ao Brasil (a viagem de regresso é apenas em setembro). O que me deixa sim preocupado é a possibilidade da Policia Federal me barrar no controle de passaporte à saída do Brasil.

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 07 de agosto de 2013, 16h33min

    Boa tarde Nelson,
    Fui pessoalmente no atendimento imigratório aqui no Estado do Espirito Santo, como previa, não há impedimento do estrangeiro embarcar para o seu país com o passaporte vencido, assim como de brasileiros que se encontram no exterior com passaporte vencido retornarem para o Brasil. O máximo que ocorre no caso de brasileiros, e serem ouvidos os em termo pela autoridade policial no momento do desembarque sobre os motivos que ensejaram o retorno com o passaporte vencido.
    Att.
    Honorio

    ?

    Nelson Pinheiro Quinta, 08 de agosto de 2013, 0h38min

    Boa noite Honorio!
    Não tenho como lhe agradecer o cuidado que tem com o meu caso.
    Hoje, depois de falar com o consulado geral no RJ, eles me aconselharam a pedir o título de viagem único que substitui o passaporte apenas na viagem de ida. Entrei em contato com o vice consulado em Belém e (ao contrário do que me falaram pessoalmente) depois de informar que teria recebido essa informação do consulado geral eles se prontificaram a emitir esse título, alertando no entanto, que dependia da autorização do ministério das comunidades em Lisboa. Estou aguardando a emissão desse título e tenciono passar no vice consulado na sexta, mas não sei se conseguirei chegar lá antes de fechar o atendimento. De qualquer forma já estou mais confiante que não enfrentarei problemas no embarque.
    Mais uma vez lhe agradeço o cuidado e a presteza com que se prontificou a me ajudar e depois tenciono colocar aqui a resolução do meu caso para que eventualmente possa ajudar outros no futuro.

    seba

    seba Sábado, 10 de janeiro de 2015, 23h27min

    Ola sou cidadão Angolano estudante no Brasil, quero voltar para o meu país e o meu passaporte venceu.
    Minha pergunta é: posso ser impedido de viajar ao meu País?

    Isa Cassandra

    Isa Cassandra Domingo, 01 de maio de 2016, 7h43min

    Olá Nelson, como foi o desfecho do teu caso?? Vc conseguiu embarcar com passaport vencido???
    Eu também estou desesperada.... meu passaport eata vencido e preciso voltar pra meu país... só que infelizmente não tem nenhum consulado aqui no Brasil... não sei oq fazer.

    R

    RENAN BRIDE DE OLIVEIRA Domingo, 01 de maio de 2016, 10h07min

    Como você é cidadão portugues só apresentar sua cedula de indentidade portuguesa juntamente com o passaporte portugues e o seu RNE Brasileiro para não pagar multa, se voce tem RNE em dia nao se paga multa

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 02 de maio de 2016, 15h56min

    Boa tarde Isa,
    Como o seu pais não possui representação diplomática no Brasil, sugiro que se oriente se existe algum país que tem autorização para representa-la aqui no Brasil, caso positivo, deverá solicitar uma Certidão de Nacionalidade ou ainda, procurar a Polícia Federal mais próxima de sua residência para ser orientada melhor no seu caso. Pois se o seu visto estiver vencido, será multada e notificada a deixar o Brasil num prazo de até 08 dias e no ato, já apresentar o seu passaporte vencido, e como está saindo voluntariamente, creio que não terá problemas para deixar o Brasil. O máximo que poderá acontecer com você e no serviço de imigração do seu pais ser ouvida em termo pela autoridade imigratória o motivo de estar com passaporte vencido em viajem para exterior.

    Paulo Santos

    Paulo Santos Quarta, 31 de agosto de 2016, 8h36min

    bom dia sr. Honório.
    eu sou português e moro em natal rn legalmente desde 2005 tenho visto de permanência e meu passaporte como a identidade portuguesa se encontra vencida e derivado a essa crise fiquei desempregado e fiquei numa situação financeira muito critica ou eu renovava minha documentação e não como ou eu como e não renovo enfim cheguei a uma situação muito complicada e tomei a decisão de regressar ao país pois lá por pior que esteja pra mim será muito melhor pois tenho quem me ajude lá a mim e minha família ( esposa e 2 filhas ) e pelo o que eu entendi é que eu posso sair do brasil mesmo com meu passaporte vencido é isso?

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 02 de setembro de 2016, 14h27min

    Boa tarde Paulo,

    Você poderá retornar sim, mas aconselho ir no Consulado português, e requerer um Título de nacionalidade e uma carta de regresso a Portugal.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    Louise Helene Pellizzaro

    Louise Helene Pellizzaro Sexta, 09 de dezembro de 2016, 14h16min

    Olá, estou morando em Portugal. Tenho dupla nacionalidade. Sai do Brasil com o passaporte brasileiro e entrei na UE com o italiano. Regresso ao Brasil mas tenho meu passaporte brasileiro vencido. Terei que pagar alguma multa ou poderei ser impedida de entrar em meu país???

    Att

    H

    honorio vieira Suspenso Domingo, 11 de dezembro de 2016, 6h01min

    Bom dia Louise

    Voce poderá entrar no Brasil, sem impedimento nenhum como brasileira com dupla nacionalidade, mas deverá apresentar os dois passaportes, o brasileiro mesmo vencido e o italiano, pois você entrará como brasileira e não como italiana.
    Portanto, não existe multa por entrar com o passaporte brasileiro vencido.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    Dominique Guarani Kaiowá Lada

    Dominique Guarani Kaiowá Lada Segunda, 12 de dezembro de 2016, 10h20min

    infelizmente quando voce tem seu passeporte vencido a police federale nao deixe voce sair do Brasil,
    ja acontecer comigo passeporte de emergencia e mito no consulado da France pelo menos melhor fazer seu passeporte ante de comprar passagem pra ter um passeporte novo demoooooraaaaa.

    A

    Alini Volpi Quarta, 03 de maio de 2017, 8h54min

    Olà!! Minha prima italiana, mora no Brasil e precisa voltar URGENTEMENTE para a Italia. O passaporte dela està vencido. Ela pode voltar tranquilamente e renova-lo aqui ou precisa de qualquer documento no Consulado?
    Obrigada!