É arriscado comprar um imovel de posse? ta na mão do vendedor a 20 anos

Há 12 anos ·
Link

Estou de olho em uma casa de condomínio localizado no Rio de Janeiro em área nobre quase na beira da praia, as casas são 1° locação, e o valor esta muito abaixo em comparação as casas da região em relação a documentação o dono do condomínio só tem a escritura de compra e venda, o terreno é dele a 20 anos

quais as complicações eu posso ter no futuro? se no futuro aparecer alguém dizendo que é o dono da área, mas o condomínio ja foi construido posso perder meu direito de uso do imóvel e o dinheiro investido?

em relação aos direitos hereditários? funciona normalmente? ira passar para meu filho, neto etc?

obs: a casa será apenas para passar as ferias e final de semana, esse detalhe pode me atrapalhar em uma possível briga na justiça?

qual conselho de vocês? será que é furada?

9 Respostas
[email protected]
Há 12 anos ·
Link

Não compre se esta muito barata alguma coisa de errado têm.

Wilson

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Parece que a area não tem rgi, é possivel o dono do condominio ter construido varias casas no terreno apenas com o doc de compra e venda? Como fica em relação a documentação independente de cada casa?

[email protected]
Há 12 anos ·
Link

Prezado Fernando contrate um advogado de sua confiança para que analize a documentação que você possui em mãos.

Somente com isto pode-se dar uma opinião concreta a respeito disto.

Wilson

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Visto que é na praia, já logo penso que em algum momento este terreno pertencia à União, estado ou município e não há como usucapir. Se não tem RGI é bem possível ser terreno devoluto do estado. Assim o terreno não é dele, ele somente é possuidor e não há como usucapir.

[email protected]
Há 12 anos ·
Link

Sven também pensei nisto até porque no Rio teve um escândalo sobre estes imoveis.

Wilson

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

O terreno do condominio tem apenas a escritura particular de compra e venda e cada casa foi desmembrada e possui escritura particular de compra e venda

Gostaria de saber se diante dessas informaçoes eu corro o risco de perder o imovel no futuro E como descobrir se o terreno não pertence a união, marinha etc? Vocês acham que é uma compra segura? Mesmo não tendo rgi?

Desconhecido
Há 12 anos ·
Link

De acordo com o STJ, mesmo que as terras sejam devolutas, cabe ao Poder Público fazer esta prova, não havendo a presunção de que por não ter registro, a terra é devoluta e, por conseguinte, pertence ao estado, portanto, incabível a usucapião.

O TJ RJ tem a Súmula 15 que acompanha o mesmo raciocínio do STJ: quem tem que fazer prova da propriedade do bem é o Poder Público.

O que faz temer é a má-fé de tanta gente. Por isso, importante se informar sobre os dados desse terreno.

Responde pela Barra da Tijuca o 9º Ofício que fica no Centro da cidade:

9º Ofício: Que compreende as freguesias de: Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Laranjeiras, Gloria, Flamengo, Campinho e Catete.

Av. Nilo Peçanha, 12 – 6º andar – Centro – CEP: 20020-100 – RJ

Tels: (21) 2533-6430; (21) 2533-9645; Fax: (21) 2533-9647

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Obrigado pessoal pelas respostas, estão me ajudando muito

Então resumindo tudo..

Se o terreno for realmente do estado nada impede que no futuro ele queira reaver essa area para uma obra publica por exemplo, e eu na posse apenas do doc de compra e venda não poderei reivindicar "meus direitos" e perderei o imovel e o dinheiro investido... É isso?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos