Pai pode expulsar filho de casa apos os 18 anos?
Olá, tenho 18 anos, no final do ano faço 19. Meus pais sao separados, moro com o meu pai desde os 10 anos, eu ainda nao terminei o colegial,trabalho na maior parte do tempo, meu pai sempre me ameaçou a me expulsar de casa, sendo q a casa nao ta no nome dele, esta no nome do meu avô, sendo q esse avo faleceu a um tempo, e os meus tios e tias estao querendo parte da casa, eu queria saber, quais as medidas que devo tomar se um dia ele me expulsar de casa.
Raul, enquanto você estiver estudando (ensino médio, faculdade ou curso técnico) e comprovando que o que recebe pelo seu trabalho é insuficiente para a sua mantença, os seus pais poderão ser acionados a contribuir com o seu sustento, enquanto estiver estudando, mas tem que levar a sério, procurando não repetir matérias porque, do contrário, se houver muitas reprovações ou na sua grade da faculdade houver pouquíssimas matérias (como se quisesse adiar o máximo a formatura), o juiz suspende o pagamento de pensão e as coisas podem ficar bem ruins pra você.
Caso opte por um curso técnico (por ser mais rápido que as faculdades e também qualificam a pessoa p/ o mercado de trabalho), será uma boa escolha, já que pode ser interessante p/ você, pois teria uma especialização mais rápida e lá mesmo há estágios que podem se transformar em emprego fixo.
Mesmo nessa situação complicada na sua casa, tenta não se prender no presente e foca no futuro. Faz a sua parte e logo, logo estará andando pelas próprias pernas.
Boa sorte, Lia
Algumas pessoas não nasceram para serem pais, ta certo que o rapaz em questão já esta com quase 19 anos mas e se a infância fornecida pelo pai não o deixou estudar crescer evoluir como um pai pode fazer isso?? sou mãe quero meu filho perto de mim até eu ficar velha e morrer feliz por ter um filho que trabalha e que não assalta estupra .... Esse mundo esta perdido quais são os valores familiares nesses dias não compreendo como as pessoas podem por no mundo e depois de uns dígitos alguns "pais" esquecem que nós os colocamos no mundo e nada mais digno que ajudá-los de toda a forma possível!!!
E em um item básico Sr. Vanderlei Sasso o pai não fez mais do que a obrigação dele cuidando-o desde os 10 anos.... E se o garoto não é bom filho isso não esta sendo cogitado mas se não é pode e é por espelho dos pais, é como dizem a fruta não cai longe do pé. Pessoas sem suporte para comportar a criação dos filhos os colocam no mundo como coelhos, e ai o que acontece? o mesmo que aconteceu com esse menino com a idade que está vive em uma família desmanchada sem estudo e sem um futuro muito próspero.... Pessoas deveriam pensar antes de por no mundo inocentes para padecer onde deveriam receber amor, carinho, amizade, respeito, estudo, dignidade.... tudo inicia por ai!!!