Quem bate atrás sempre está errado ?

Há 12 anos ·
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Eu estava trafegando ao atravessar a linha do trem em seguida haveria uma curva um carro freou bruscamente na frente do nada , sendo que ali é sentido obrigatório e proibido parar, não consegui parar e bati na traseira , na hora do choque não me lembro nem de ter visto luz de freio dele . Quando o condutor saiu do carro já foi falando que eu o havia o empurrado pra frente por isso ele bateu no da frente ( então ele não guardava a distância de segurança também ) . Ele estava utilizando engate que posso provar pelas fotos porém ele afirma que é legalizado ; mas acredito que não seja . Se eu provar que ele parou em lugar proibido e que ele também não guardou a distância de segurança terei alguma chance de pelo menos dividir os custos ?

8 Respostas
Thiago Ferrari Turra
Há 12 anos ·
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Ha presuncao relativa de culpa de quem bate atras. Isso é, voce tera que provar a culpa do carro da frente para conseguir partilhar despesas (culpa concorrente) ou só ela pagar (culpa exclusiva do outro motorista). Se nao provar nada, presume-se que você é culpada.

Hedon
Advertido
Há 12 anos ·
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No mínimo você terá que pagar o prejuízo dele; e, dependendo do cenário o do segundo carro também. Acredito que se ele bateu no outro carro ao ser empurrado pelo seu é por que o segundo carro também estava parado; e se ambos estavam parados presumi-se que haja algum motivo,:cruzamento, sinal, etc. Sendo este o caso você é a única responsável pelo acidente.

smn
Advertido
Há 12 anos ·
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Veja abaixo qual a sua situação:

Educação no Trânsito
Meio ambiente Mantenha distância de segurança Na dúvida não ultrapasse
Como manter distância de segurança do veículo que segue imediatamente à sua frente?

De acordo com as normas gerais de circulação e conduta, o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista considerando-se no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições do tempo (meteorológicas).

Velocidade de segurança Evite queimadas

Para melhor um melhor entendimento conheça primeiramente as definições de Distância e Tempo de Segurança, afim de evitar acidentes de trânsito.

Definições de Distância e Tempo de Parada

Definições de "Distância"

a) Distância de Seguimento:

DS: é a distância entre o nosso veículo e o que está à nossa frente.

b) Distância de Parada :

DP: é aquela que o veículo percorre, desde que o perigo é visto até parar.

c) Distância de Reação :

DR: é aquela que o veículo percorre, desde que o perigo é visto até que o motorista tome atitude (frear, desviar etc.)

d) Distância de Frenagem:

DF: é aquela que o veículo percorre, depois de acionado o mecanismo de freio até parar.

DP = DR + DF

Definições de "Tempo"

a) Tempo de Reação:

TR: é aquele que é gasto desde que o perigo é visto, até que o motorista tome qualquer providência.

b) Tempo Médio de Reação :

TMR: é o tempo de ¾ de segundo para motoristas em estado normal

c)Tempo de Frenagem :

TF: é o tempo gasto depois de acionado o mecanismo do freio até parar.

d) Tempo de Parada:

TP: é o tempo gasto depois de acionado o mecanismo do freio até parar.

TP = TR + TF

Como se calcula a Distância de Reação de ¾ de segundo para várias Velocidades:

Exercícios:

1º- A distância de reação de ¾ de segundo à velocidade de 40 km/h é a seguinte:

Sabemos que:

1 hora = 60 minutos = 3.600 segundos

1 km = 1.000 metros e

3/4 de segundo = 0,75 segundos

Logo:

40.000 ------------ 3.600

X --------------- 0,75

X = 40.000 X 0,75

       3.600  

X = 8,33 metros

A distância de reação de 3/4 de segundo a 40 km/h é igual a 8,33 m.

2º - A distância de reação é de ¾ de segundos

Calcular a velocidade do carro, sabendo-se que o mesmo percorreu 16,66 metros.

sabemos que:

0,75 segundo. -------- 16,66

3.600 segundos. -------- X

logo:

X= 3.600 X 16,66

         0,75  

X= 80.000 m

X= 80 km

Se o carro percorreu 16,66 m, como distância de reação de 3/4 de segundos a sua velocidade era de 80 km/h.

Como se calcula a Distância em metros que um veículo percorre por segundo, na velocidade (km/h) em que estiver.

Para se conseguir saber a distância percorrida por um veículo por segundo basta dividir a velocidade por 3.600 segundos.

Exemplos:

v= velocidade

d= distância

a) v= 60 km/h d = 60 = 16,66

                                    3.600 

b) v = 80 km/h d = 80 = 22,22

                                   3.600 

Distância de Parada de veículos em pista seca e pista molhada:

Veículo leve em pista seca:.................................. d = 0,7 v

Veículo leve em pista molhada:........................... d = 0 ,9 v

Veículo pesado em pista seca: .............................. d =1,0 v

Veículo pesado em pista molhada:........................ d =1,3 v

d = é a distância percorrida em metros.

v = é a velocidade

Aplicando as equações

Veículos leves:

Distância de parada de um veículo leve a 80 km/h em pista seca:

d = 0,7 x 80 = 56 m

Distância de parada de um veículo leve a 80 km/h em pista molhada:

d = 0,9 x 80 = 72 m

Veículos pesados:

Distância de parada de veículo pesado a 80 km/h em pista seca:

d = 1,0 x 80 = 80 m

Distância de parada de um veículo pesado a 80 km/h em pista molhada:

d =1,3 x 80 = 104m

Distâncias de reação e de frenagem para veículos em pistas seca e molhada

Veículos leves:

80 km/h – distância de reação = 22 m (pista seca)

80 km/h – distância de frenagem = 34 m (pista seca)

80 km/h – distância de reação = 22 m (pista molhada)

80 km/h – distância de frenagem = 50 m (pista molhada)

Veículos pesados:

80 km/h – distância de reação = 22 m (pista seca)

80 km/h – distância de frenagem = 58 m (pista seca)

80 km/h - distância de reação= 22 m (pista molhada)

80 km/h – distância de frenagem = 82 m (pista molhada).

Tabela da distância mínima necessária para parar um veículo no tempo de reação e na velocidade do veículo.

Velocidade - km/h

Condições normais - 0,75 segundos (3/4 de segundo).

Retardado - 2 segundos

km/h m (0,75") m (2")

50 10 28

80 16 37

90 18 41

100 20 44

110 22 45

120 25 66

Regra da contagem dos segundos

Essa regra é usada para saber se a distância do veículo que segue imediatamente à sua frente é considerada segura. A contagem deve ser feita da seguinte maneira:

Localize na via, um ponto fixo qualquer (árvore, poste, ponte) e observe a passagem do veículo que segue à sua frente. Tão logo ele passe pelo local escolhido comece a contagem mentalmente (51, 52, 53.) Se o seu veículo atingir o referido ponto antes do término da contagem é que a distância existente não oferece segurança. Nesse caso, diminua a velocidade e procure manter uma distância segura.

Para veículos leves:

a) em pista seca = 3 segundos (51, 52, 53);

b) em pista molhada = 4 segundos (51, 52, 53, 54);

Para veículos pesados:

a) em pista seca = 4 segundos (51, 52, 53, 54);

b) em pista molhada = 5 segundos (51, 52, 53, 54, 55).

Mantenha uma distância de segurança e não sofra acidente. Não se esqueça que a velocidade é um fator importante nessa situação. Quanto mais velocidade desenvolvida, maior deverá ser a distância do veículo à sua frente.

A distância que separa você do carro da frente pode encurtar sua vida

Mantenha sempre uma distância razoável do veículo que vai à frente.

Em caso de freadas, você vai precisar deste espaço para fazer o carro parar sem risco de acidente.

Essa distância, naturalmente, varia conforme a velocidade que você desenvolve e as características do seu carro e de acordo com as condições do freio.

Para você ter uma idéia do que seja uma distância média razoável, veja neste quadro quantos metros são necessários para deter um carro que vai a 50, 80, 100 ou 120 km/h, em pista seca.

50 km/h 0________14................30m

80 km/h 0_______________22................................60m

100km/h0_____________________28..........................................95m

120km/h0___________________________33...........................................120m

________________distância percorrida até a aplicação do freio.

............................distância percorrida até parar.

Tabela de reação psicomotora de frenagem baseada em motoristas atentos, freios e pneus em perfeitas condições, pista seca, lisa e plana.

Velocidade-Distância Devida Reação-Distância Frenagem-Distância Total Parada

km/h-m/s m(apr.) m(apr.) m(apr.)

30 8,35 6,25 4,76 11,02

40 11,10 8,33 8,41 16,74

50 13,90 10,40 13,15 23,55

60 16,65 12,50 18,85 31,35

70 19,50 14,60 25,90 40,50

80 22,20 16,70 33,60 50,30

90 25,00 18,00 42,50 61,30

100 27,80 20,90 52,50 73,40

110 30,50 23,10 63,40 86,50

120 33,30 25,00 75,50 100,50

130 36,10 27,10 89,10 116,20

140 38,80 29.20 103,10 132,30

150 41,70 31,30 110,40 149,70

jlrh
Advertido
Há 12 anos ·
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sem comentários...

Eletronica Gotardo
Há 11 anos ·
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Estava trafegando pela esquerda a uma distancia de 15 mts do carro da frente eu estava no maximo a 100 kph, o veiculo da frente freio bruscamente pra ver outro acidente na pista, freiei mais o meu carro arrastou e acabei colidindo no veiculo da frente. Eu estou errado pois esta na pista da esquerda guardando a distancia, a imprudencia foi do veiculo da frente que parou sobre a pista da esquerda para ver um acidente.

Hedon
Advertido
Há 11 anos ·
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mesmo assim vc esta errada, pois tem que manter a distância que dê tempo de frear. No máximo pode conseguir que cada um fique com seus prejuízos.

Desconhecido
Advertido
Há 11 anos ·
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15 metros de distancia do veic a frente e em uma velocidade de 100KM? não ia parar nem que tivesse aquele paraquedas, pode enfiar a mão no bolso e arcar com todo prejuizo

Hedon
Advertido
Há 11 anos ·
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A pessoa em quem vc bateu entrou na justiça?

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Há 11 anos
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