Meu namorado descobriu que tem um filho ele é obrigado a ver a criança?

Há 12 anos ·
Link

Bom Dia, A uns meses atrás uma ex do meu namorado apareceu com uma criança de 2 anos falando que é filho dele,ele pediu o teste de DNA,se a criança for dele ele irá assumir e arcar com todos custos dá criança,mais ele já tem um filho de 6 anos e tem um contato maravilho com a criança e desde sempre esteve com ele,mais essa que apareceu agora "se for dele" escondeu a gravidez e não se manifestou durante 2 anos e agora que ela descobriu que ele está melhorando a vida dele resolveu aparecer com essa criança,se for dele ele irá arcar judicialmente com tudo,mais não quer contato com a criança,pois mesmo se fizer o teste e ficar comprovado a paternidade ele não quer conviver e nem ter contato com a criança.Minha pergunta é: ele tem esse direito ou ele vai ser obrigado a ter contato com a criança?

14 Respostas
FJ Brasil
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Ninguem é obrigado a amar ninguém, porem a obrigação dos pais é participar da vida e do desenvolvimento da segurança e educaçao do filho...

Um pai ausente, o filho quando se tornar maior de idade, poderá processa-lo por abandono afetivo, e se isso acontecer a indenização é uma fortuna, tudo que seu namorado conseguir na vida, pode perder tudo para o filho...

kiara
Há 12 anos ·
Link

Além disso os filhos não tem culpa pelos erros dos pais, portanto não é a criança que deve sofrer as consequências, pelo contrario deve ter total amparo tanto emocional quanto material e não esqueça que hoje você é a namorada, mas cuidado para no futuro você não estar na mesma situação da ex.

salvadoramorim.adv.
Há 12 anos ·
Link

concordo com a kiara

Julio SSA
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Obrigação legal não, mas deveria ter OBRIGAÇÃO MORAL!!!!!!

skuza
Há 12 anos ·
Link

Como ressaltou o Julio SSA, essa é uma obrigação MORAL.

Pois como já disseram ninguem é obrigado a amar ninguem, entretanto no meu entendimento esse contato com o filho demonstrando carinho e lhe dando educação vale muito mais que dinheiro.

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

De acordo com o STJ é uma obrigação legal. Não tem o dever de amar, mas tem o dever de conviver.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

"mesmo se fizer o teste e ficar comprovado a paternidade ele não quer conviver e nem ter contato com a criança."

Por que? O esperma que saiu dele criou um monstro??? Então, era esperma de um monstro de caráter deformado.

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 12 anos ·
Link

tthata Pois é, não quer conviver.... Como já comentaram, não há como obrigar alguém a amar outra pessoa. Porém se comprovado a paternidade em havendo o abandono afetivo o pai pode responder judicialmente por isso, basta a mãe a qualquer tempo representar a criança em juízo. A responsabilidade de um pai para com seu filho não se baseia apenas em ajuda financeira mas convivência, exemplos e educação também fazem parte de sua obrigação. O problema de como e com quem o filho foi gerado é do casal, não se pode transferir essa responsabilidade à criança. boa sorte

ninguém
Há 12 anos ·
Link

não se preocupe, ele não é obrigado nem a AMAR nem a CONVIVER. apenas a dar assistência FINANCEIRA.

não existe a responsabilidade legal que os colegas acima estão tentando impor...

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Ninguém, vai estudar. Só tá dando fora.

skuza
Há 12 anos ·
Link

Como que ele pode ser obrigado a amar ou conviver com alguem? Mesmo que seja seu filho? Quer dizer intaum que a justiça vai obrigar ele a ver o filho dele ou ama-lo sob pena de prisão ou sob pena de multa? Isso beira o ridiculo.

Até por que se for para ser assim é melhor que o pai nem veja a criança mesmo, o maximo que poderia conseguir ai é uns danos morais pelo abandono paterno

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Nao é sob pena de prisão ou multa, é sob pena de dano moral.

ACGOMES
Há 12 anos ·
Link

Concordo com a Sven, FJ, Sula e todos que defendem a hipótese de abandono afetivo. "Como que ele pode ser obrigado a amar ou conviver com alguem? Mesmo que seja seu filho?" Santo pai, onde estamos chegando, hein!!! Mesmo com amparo legal e até princípios que norteiam o direito de família nesse sentido podemos defender que um pai, por simples opção, sem impedimento algum, não quer ver o filho? Claro que existem inúmeros filhos que não conhecem o pai, ou conhecem mas este não está nem ai, mas se levado a juízo, com certeza não vai ter apoio para se manter na escolha de não ver ou não o filho.

Consultor !
Há 12 anos ·
Link

... então, tthata, tenho um colega q nao pode ver o filho !

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos