marido pode passar imóvel para a esposa

Há 12 anos ·
Link

bom dia, Sou separada de fato já tres anos e por motivo religioso não peço o divórcio.Mas o problema é o seguinte: hoje converso normalmente com meu esposo e estamos querendo repartir um imovel para cada um, ja que temos dois.É possivel fazer isto só em cartorio para que ele não possa vender o imovel que caberá a mim? Esse registro em cartorio é valido e qual cartorio devo procurar? agradeço muitissimo, pois preciso de uma orientação.

6 Respostas
Regis Souza
Há 12 anos ·
Link

vcs tem filhos? se positivo, em comum ou individualmente? (inclusive ele anterior ao casamento de vcs) qual o regime de casamento ?

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Temos um filho em comum e ele já tinha um filho e os dois já são de maior.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Estar separada de fato e oficializar isso em nada muda a situação, continuará o que é hoje, separada.

Convêm procurar pessoalmente um advogado.

Regis Souza
Há 12 anos ·
Link

a doação poderia ser feita, mas pouco efeito prático teria, já que vcs continuam casados e como não comentou o regime de casamento, suponho que seja de comunhão parcial de bens. numa eventual morte sua ele ainda assim ficaria com uma parte da casa, até que se prove a separação de fato. em acontecendo a morte simultânea sua e dele os 3 filhos participariam das heranças de vcs comumente, já que sendo ele casado contigo no regime de comunhão parcial de bens, ele tem direito a 50% dos seus bens e vice-versa.

a doação poderá ser considerada antecipação de herança e futuramente os dois filhos ou ainda o filho em comum podem alegar que foram prejudicados na antecipação e requerer os direitos. na hipótese de seu ex- manter algum tipo de relacionamento afetivo ela tbm teria direitos e assim vai.

certamente o mais fácil seria a divisão no divórcio, já que isso só vai legalizar o que acontece de fato, a separação, mesmo considerando a religiosidade.

dinahz
Há 12 anos ·
Link

Angela

Divórcio consensual, sem filhos menores pode ser feito por escritura pública, direto no Cartório de Notas/Tabelião, com apenas um advogado para o casal. É rápido e mais barato.

Esclareça suas dúvidas no Cartório de Notas mais próximo.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Nossa, valeu. Muito obrigada pela resposta que foi muito bem explicada e vai me ajudar em minha decisão.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos