Meu irmão solteiro sofreu um AVC quem tem que cuidar dele, pois ele tem 1 filho e 3 irmãos!!
Bom dia!!...por estar muito satisfeita com as respostas de minhas discussões postadas aqui nesta página, venho mais uma vêz pedir ajuda a vocês!! Tenho um irmão de 57 anos solteiro, que teve um AVC em 2009, nesta época moravámos eu meu marido minhas 2 filhas e ele na casa que meus pais (falecidos) deixou para nós. Ele trabalhava em casa mesmo era ourives e quando teve o AVC tive que aposenta-lo pois o quadro dele é irreversível....(ficou com várias sequelas com dificuldades na fala e na locomoção ) sendo assim eu mesma providenciei junto ao INPS sua aposentadoria...por ele não ter pago INPS por muito tempo foi aposentado pelo LOAS ( direito dado à pessoas com deficiência!! ) tendo direito apenas há 1 salário mínimo e sem direito à 13º salário. Durante todos esses anos eu cuidei dele sozinha sendo que ele tem um filho de 30 anos e nós temos mais dois irmãos. Minha irmã é a mais velha 65 anos e depois vem meu irmão com 61 anos ele com 57 anos e eu com 51 anos. Na época do AVC eu morava junto com ele e tinha que cuidar, mas no decorrer dos anos meus irmãos e seu filho, nunca me ajudaram e eu por vários motivos nunca pedí ajuda pois poderia acarretar discussões as quais não tinha interesse. Fazem 2 meses que me mudei da casa que meu pai nos deixou e eu o levei comigo, continuo cuidando dele com todo carinho. Minha pergunta é:- De quem é de fato a obrigação de cuidar dele? ( Deixo claro que jamais vou querer deixar de cuidar dele!! ) quais os direito e obrigações do filho dele e de meus irmãos? Não quero que eles cuidem dele direto, mas que se conscientizem que eu fiquei podada de fazer muitas coisas, hoje não posso mais trabalhar fora, não posso viajar por longos períodos...enfim mudou totalmente minha rotina de meu marido e das minhas filhas,...desde 2009 sou eu que o levo aos médicos (sendo que muitas vezes tenho que gastar dinheiro com taxi), eu o alimento e compro seus remédios suas roupas e calçados e já ouvi comentários de que eu ganho o suficiente (QUE É 1 SALÁRIO!!), para cuidar dele. Será que é suficiente mesmo??....nunca pedi nenhuma ajuda financeira pra eles pois sempre achei que quem quer ajudar não pergunta vai e ajuda, (me enganei!!) preciso de suas repostas pois pretendo agir de outra maneira com eles e preciso de argumentos!!..desde já muito obrigada e no aguardo!!.....Bom dia!!
Martha,
Não se envergonhe de expor seus sentimentos e suas necessidades.
Cuidar de um adulto incapaz é muito difícil e oneroso. Para cuidar bem se precisa de tempo,dinheiro e muitas vezes de cuidador especializado.E a vida profissional e pessoal fica muito prejudicada.
O que acontece é que quase ninguém quer fazer isso e quando aparece um que aceita,os outros dão graças a deus e esqueçem.
Se ninguém se move para te ajudar,vc tem algumas opções.A primeira e não jurídica é convocar uma reunião e expor todas as dificuldades e necessidades.fale sobre dinheiro,opções como rodízio entre os irmãos,cuidadores e por último um local especializado.
A opção jurídica é passar ou pedir a curatela em nome do filho,que por ser descendente seria a 1 opção,ficando ele o responsável.Junto com isso ou se não modificar a guarda é pedir em juízo uma pensão ao filho para ajudar na manutenção do pai.se este quiser que peça aos tios,mas primeiro tem que ser com ele que é ascendente.