QUAL NUMERO DE ATESTADO UMA PESSOA PODE PEGAR NO MES
Tenho artrite reumatoide a 12 anos e trabalho nesta empresa a 9 . Sou secretaria e auxiliar odontologico.A unica funcionaria desta empresa . Devido a uma crise estou tendo que tomar medicaçao biologica no hospital portando toda semana levo um atestado , eles me dao do dia todo mas eu vou trabalhar assim que saiu do hospital . Minha pergunta e posso ser dispensada por levar tantos atestados , se eu for a unica funcionaria daria justa causa ? Quanto tempo posso ficar fazendo tratamento e faltando ? A empresa pode descontar ? Fico muito preocupada .
Levar muitos atestados ao patrão certamente não é bom ,mesmo que vai trabalhar após. ele tem que pagar o tempo que ficou fora e patrão não gosta de empregado doente. faltando ao trabalho.mesmo que sendo a unica funcionaria ele pode sim optar pela sua dispensa e contratar outra. com relação a Quanto tempo pode ficar faltando 15 faltas anuais, nada mais,quanto tempo pode ficar em tratamento isso é com os médicos conforme esteja sentindo dores não temos essa previsão. Se a empresa pode descontar respondi acima . que o patrão tem que pagar as suas hora .
Faltar por quanto tempo justifica demissão por justa causa? De acordo com Isabelli Gravatá, não há uma regra de número de faltas. O empregado que falta de forma contumaz pode ser dispensado por justa causa. Da mesma forma, pode ser aplicada a justa causa àquele que falta uma única vez, em dia de suma importância. A jurisprudência entende que faltar ao serviço por 30 dias consecutivos gera a presunção do abandono do emprego, que acarreta a demissão por justa causa (súmula 32 do Tribunal Superior do Trabalho).
Se o funcionário tem uma doença crônica e tem de se ausentar por um longo período ou várias vezes por curtos períodos, se ele apresentar atestado ele continua recebendo o salário? De acordo com a juíza Vólia Bomfim Cassar, o empregado deverá ser afastado para que a Previdência Social trate a doença e pague o respectivo benefício após os primeiros 15 dias consecutivos de ausência ou se o trabalhador tiver somado mais de 15 dias de faltas não consecutivas pelo periodo de 2 meses. Logo, as faltas decorrentes de doenças por períodos inferiores a esses limites devem ser remuneradas.
Não existe limite para apresentação de atestados médicos. Vc deve verificar se o afastamento se der por mais de 15 dias, mesmo descontínuos, pelo mesmo motivo ou que guardem nexo entre sí, a obrigação de arcar com sua remuneração é do INSS.
Lembrando que os 1ºs 15 dias (mesmo que descontínuos) são contados dentro de um prazo de 60 dias a contar da emissão do 1º atestado.
DESCOBRI Q ESTOU COM QUATRO MIOMAS GRANDES E DOIS CISTOS NO OVÁRIO O MEDICO DISSE Q TENHO Q OPERAR...QUANDO MEU PATRÃO SOUBE DISSO ME COLOCOU DE AVISO E EU ESTAVA DE ATESTADO...COMO ESTAVA COM MEDO DE SER MANDADA EMBORA VIR TRABALHAR AI QUANDO ELE FALOU NO MEIO DO DIA Q EU ESTAVA DE AVISO EU DISSE Q ESTAVA DE ATESTADO TRABALHANDO E ELE ACEITOU E Q EU IRIA EMBORA E VOLTAR QUANDO O ATESTADO TERMINASSE Q SERIA DIA 8/12 ELE ME FEZ ASSINAR A DATA DO AVISO DIA 1º SENDO Q ERA NO DIA 4...ELE PODE FAZER ISSO?
Não existe isso, Ricardo. O empregador só tem responsabilidade em abonar os 1ºs 15 dias de afastamento por motivo de doença, sejam 15 dias corridos ou alternados. Os seguintes, para além dos 1ºs 15 dias correrão por conta do INSS se a pericia que irá analisar seu caso resolver conceder a licença previdenciária.
Vc vai dar atestado?? Como?? É vc quem os produz??
Como o trabalhador consegue atestado? Das duas, uma: ou por estar REALMENTE doente (e nisso ele nem precisa pedir, a doença o fará se afastar do trabalho), ou por falsidade, fraude. E com isso é lógico que leva a justa causa como tmb responderá penalmente pela fraude. Se quiser correr o risco de ter ficha e ir em cana por falsificação, fique à vontade.
Empregador não é obrigado a demitir, por isso é sem justa causa a demissão, pela vontade DELE
Mas, o empregado tmb tem vontade e por isso pode SE DEMITIR quando quiser. Simples assim.
olá eu tenho sindrome do tunel do carpo ,estou fazendo tratemento com remédios e tbm estou tendo problemas cardiacos (isso começou ha um mes mais ou menos ) estou tendo de ir ao medico sempre que fico ruim ,pois sempre tenho crises de falta de ar e coração muito acelerado ou batendo bem devagar ,tremedeiras ,enfim o cardiologista ja me alerttou que estou tendo crises de estresse, pois ja fiz varios exames e não tenho nada alterado (colesterol trigliceridios diabetes ) esses tipos de coisas que podem afetar o coração,tenho essas crises sempre que me incomodo no trabalho. E o resultado e ter que correr pro pronto socorro ,pq e horrívelas crises .Minha pergunta ,no meu trabalho eles podem me dar justa causa por conta de atestados,sendo que eu eatou realmente ruim,pq ja ouvi isso num tom de brincadeira de superiores ... e fiquei com essa dúvida,ja estou a procura de um outro emprego ,mas não quero ganhar uma justa causa .....deixo aqui meu e-mail caso queira responder por la [email protected] obrigada