Meu Pai se casou novamente e constitui bens que não estão no nome dele, terei direito?

Há 12 anos ·
Link

Prezados, minha mãe faleceu em 1996 eu tinha 17 anos no inventário que até hoje não finalizou, fiquei com uma casa de herança. Um ano após, meu pai foi morar com outra mulher que já tinha dois filhos, eles tiveram um filho que vem ser meu irmão. Na época meu pai nem a mulher tinham posses, mas hoje conseguiram imóveis, uma padaria, tem carros, um patrimônio razoável, mas nada está no nome do meu pai, entra tudo no nome da mulher dele. No caso do falecimento dele, eu terei algum direito sobre estas coisas?? No caso da minha casa, meu iirmão terá direito, já que o inventário não foi pra frente e a casa não está no meu nome?? Obrigada

5 Respostas
SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

A sua casa foi herança da sua mãe, exceto se este imóvel ainda não foi partilhado (vc dá informação confusa, diz que o inventário ainda não terminou mas vc ficou com 1 casa). Se o imóvel ainda não foi partilhado com seu pai, então, seu meio-irmão terá direito neste imóvel sobre a parte de seu pai, juntamente com vc.

Contudo, se a casa de herança que vc diz ser sua é a parte que lhe cabe do espólio de sua mãe,seu meio-irmão não tem direito, pois era de sua mãe, e não da dele.

Os bens adquiridos na união em regime parcial de bens se comunicam, portanto, caso seu pai venha a falecer os bens existentes então serão metade dele e metade da esposa do falecido, ela figura junto com os filhos do falecido como herdeiros na parte que cabe ao falecido.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Quando eu disse que não terminou, é porque até hoje a casa não foi passada para o meu nome. E quanto a herança, na verdade era da família do meu Pai, mas antes de morrer, meus pais haviam se separado e o Juiz determinou que a casa ficaria para minha mãe e um comércio que tínhamos para o meu Pai, após esta resolução do Juíz, minha mãe faleceu e o inventário não prosseguiu pois meu Pai não assinou os documentos que deveriam e não comparecia as audiências. Ou seja, como ele saiu de casa e foi morar com outra mulher, a casa ficou comigo, mas não está no meu nome. Em relação aos bens atuais, mesmo não estando nada no nome dele, terei direito? Pergunto, pois a minha madrasta o incentiva a não assinar a transferência da casa para mim, pois ela diz que meu irmão te 50%, mas também diz que dos bens deles eu não tenho direito a nada.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Não entendo isso do juiz tirar de seu pai a herança a que ele teria direito e dar para sua mãe. Juiz nenhum pode fazer isso, ainda mais num divórcio.

Sugiro que vc sendo maior de idade nomeie um advogado para agilizar isso, é do SEU interesse, não precisa esperar pelo seu pai.

J.B -
Há 12 anos ·
Link

Constitua advogado filha!

Seu caso deve ser tratado no âmbito jurídico!

Quanto a mulher do seu pai... deixe-a falar! "quem tem boca fala o que quer!"... e no caso dela tá falando tanta besteira que não vale nem gastar tempo com tanta insanidade!!!

Vc como filha tem todos os direitos!

Att. J.B

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Seu meio-irmão é herdeiro de seu pai, queira vc, não queira. Seu pai não pode fazer a doação de mais de 50% dos bens particulares dele. Caso a parte que ele irá lhe transferir ultrapassa esses 50% seu irmão consegue fácil desfazer tal doação.

Reitero, procure um Defensor Publico e dê continuidade ao inventário de sua mãe.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos