W

    Walterdelogo Walterdelogo Segunda, 30 de setembro de 2013, 12h10min

    Aldiely>
    O décimo-terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS tem o nome de abono anual e consiste em 1/12 avos por mês em que esteve em gozo de benefício no ano-calendário, ou fração superior a 15 dias. Os segurados em gozo de auxílio-doença também têm direito a tal benerfício. Se você receber auxílio-doença por três meses durante o ano receberá 3/12 de abono anual, sendo que o restante do décimo-terceiro salário (9/12) deverá ser pago pelo empregador.
    Atenciosamente,
    Dr. Walter.

    ALDIELY

    ALDIELY Terça, 01 de outubro de 2013, 13h52min

    Muito bom seu comentário...
    Dr. Walter sem dúvida foi muito esclarecedor.
    Desde já agradeço !!!!

    D

    Daniela Silva - Recife Quinta, 31 de julho de 2014, 13h27min

    Sou beneficiária do auxílio doença desde 29 de dez de 2013. Como vi a resposta acima o recebedor deste, também terá direito o décimo terceiro... No meu caso, adquiri o benefício estando no período de graça, o procedimento do pagamento do décimo é o mesmo? E quando ele é pago?

    Grata

    W

    Walterdelogo Walterdelogo Quinta, 31 de julho de 2014, 16h43min

    Daniela>
    O procedimento do pagamento do abono anual (13º. salário) pelo INSS é o mesmo para todos os benefícios.
    Uma vez que você entrou em gozo de benefício a partir de 29/12/2013, a partir de 2014 você terá direito ao abono, que normalmente é pago juntamente com a mensalidade do mês de novembro.
    Abçs.,

    Dr. Walter.

    D

    Daleck Daleck Terça, 26 de agosto de 2014, 21h15min

    Boa noite, recebo aux. doença desde Nov/2013, gostaria de saber se esse ano tenho direito ao 13° salário e se será pago pelo INSS.

    grato

    A

    Arfrago Terça, 26 de agosto de 2014, 22h16min

    Daleck Daleck//
    Quem recebe auxílio-doença tem direito também ao 13o.
    O cálculo é feito proporcional até agosto. O segurado com auxílio-doença pago desde janeiro terá a 1a. parcela do abono menor do que o aposentado recebe.
    Explo.: R$724,00 / 12 = R$60,33 x 8 = R$482,64 / 2 =

    1a, parcela R$241,33
    2a, parcela R$482,67
    Total.......... R$724,00
    Tal cálculo é feito desta forma porque há possibilidade do benefício ser cortado antes do fim do ano.
    Primeira parcela:
    Benefício até 1 salário-mínimo começa em 25/08/2014
    Benefício acima 1 salário-mínimo começa em 01/09/2014
    Segunda parcela:
    Benefício até um salário-mínimo começa em 24/11/2014
    Benefício acima do salário-mínimo começa em 01/12/2014
    Sds. cordiais, Arfrago.

    D

    Daleck Daleck Quarta, 27 de agosto de 2014, 17h15min

    obrigado Arfrago por esclarecer.

    grato

    Simone Montecino Olaya

    Simone Montecino Olaya Quinta, 09 de outubro de 2014, 15h08min

    boa tarde ,estou afastada desde junho de 2013 3ee3 ano que o beneficio foi concedido , eu tenho direito ao decimo terceiro.

    A

    Armando Quinta, 09 de outubro de 2014, 16h14min

    Simone Montecino Monti//
    Reporte-se, por gentileza, à resposta que foi dada ao sr,Daleck Daleck nesta mesma página há um mês atrás.
    Sds.
    Armando.

    A

    Armando Quinta, 09 de outubro de 2014, 16h56min

    Simone Montecino Moni//
    Por gentileza, reporte-se à resposta ao sr.Deleck Deleck hà um mês atrás.nesta mesma página.
    Sds. cordiais
    Armando.

    C

    cleber lazaro Segunda, 20 de outubro de 2014, 22h29min

    gostaria de saber se eu tenho direito ao 13° salario pois trabalhei apenas 06 meses quando sofri um acidente e estou recebendo o auxilio doença?

    clessiane

    clessiane Sexta, 24 de outubro de 2014, 15h07min

    Eu sofre um acidente em 24 de dezembo 2013; e fiquei de licença medica de 24.12.2013 a 10. julho de 2014 como eu calculo eu recebo quanto ?

    clessiane

    clessiane Sexta, 24 de outubro de 2014, 15h09min

    Eu recebo um salario minimo .
    Cordialmente
    Clessiane Guimaraes
    Auxiliar credito

    A

    Armando Sábado, 25 de outubro de 2014, 17h28min

    cleber lázaro/
    clessiane//
    O art. 120 do Decreto n.3.048/99 Regulamento da Previdência Social dispõe que será devido abono anual(13o) ao segurado e ao dependente que, durante o ano, recebeu auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão..
    Parágrafo 1o. - O abono anual será calculado no que couber da mesma forma que a gratificação natalina dos trabalhadores, tendo por base o valor da renda mensal do benefício do mês de dezembro de cada ano.
    cleber lázaro deverá receber +ou- 6/12 da empresa e 6/12 do INSS
    clessiane deverá receber +ou- 7/12 do INSS e 5/12 da empresa.
    É o que no momento posso informar.
    .
    Armando

    Lyvia Morgana

    Lyvia Morgana Terça, 28 de outubro de 2014, 13h41min

    Boa tarde!
    Tive o benefício concedido a partir de 29/09/2014, com recebimento da 1ª parcela em Novembro/2014, conforme calendário. Tenho direito ao 13º salário em cima desses 3 meses do ano de 2014? Desde já agradeço.

    A

    Armando Terça, 28 de outubro de 2014, 15h19min

    Morgana Afonso//
    Quem recebe auxílio-doença tem sim direito ao abono(13o. salário).
    Para quem recebe até . R$724,00 a 1a. parcela iniciou em 25/08/2014
    Para que recebe acima de, R$724,00 a 1a. parcela iniciou em 01/09/2014
    2a. PARCELA
    Para quem recebe até ,,,,,,,,,R$724,00 a 2a. parcela começará em 24/11/2014
    Para quem recebe acima de R$724,00 a 2a. parcela começará em 01/12/2014
    Entendo que Vc disse que o benefício(Auxílio-Doença) foi concedido a partir de 29/09/2014 com início de pagamento em Novembro/2014..
    O quanto do valor do auxílio-doença que Vc recebe creio que será enquadrado na 2a. parcela, visto que, quando começou a recebê-lo(o auxílio-doença), os pagamentos da 1a. parcela já tinham ocorrido.
    Sds .cordiais.
    Armando

    J

    Josue Lopes Quarta, 29 de outubro de 2014, 11h14min

    Tenho uma duvida, se eu entrar no auxilio doença no final de Nov. 2014 tendo em vista que a segunda parcela do 10º terceiro é dia 20 de Dezembro, quem paga essa segunda parcela, o INSS ou a Empresa?

    Italo Bruno

    Italo Bruno Quarta, 05 de novembro de 2014, 0h07min

    Comecei a trabalhar em 16/05/2014 entrei em auxílio doença em 25/08/2014, também tenho direito a o 13 salário, e por onde e pago, pelo inss ou pela empresa? E quando recebo?

    A

    Armando Quarta, 05 de novembro de 2014, 18h12min

    Josué Lopes//
    Da 2a. parcela deverá ser 50% de 11/12 Empresa , 01/12 INSS.
    Sds.
    Armando

  • -2
    D

    Desconhecido Segunda, 10 de novembro de 2014, 20h06min

    Oi. Meu nome é Itelina,estou afastada a 4 meses. Meu benefício terminou dia 08/11 e entrei com o pedido de prorrogação do benefício (91)minha proxima perícia é dia 15 de dezembro. .tenho direito ao13 salário? Quem paga?