quando me casei minha filha tinha 2 anos. ela é registrada pelo pai biológico que não tem contato e vive em outro estado. o meu marido quem a criou ate agora. ela tem 8 anos. ele esta se separando de mim e quer o divorcio, posso pedir pensão alimentícia mesmo ele não sendo o pai biológico? ja que ele quem cuidava e criava ela e ela a tem como pai e eles tem relação de pai e filha?

Respostas

    F

    Fátima Perestrelo Sexta, 04 de outubro de 2013, 4h19min

    Só lembrando que na Ação de reconhecimento de filiação sócioafetiva, o pai biológico OBRIGATORIAMENTE deverá ser citado para responder a ação.

    E

    Elisete Almeida Sexta, 04 de outubro de 2013, 9h09min

    Olá Fátima!

    Antes que caia no esquecimento, continuo à espera de saber se, caso vc deposite o seu trabalho antes de mim, terei o prazer de ter uma cópia para que, se for o caso, possa citá-la no meu trabalho. Eu só tenho que depositar o meu daqui à dois anos e, em princípio, pedirei prorrogação por mais dois anos, pois ainda não consegui avançar quase nada.

    Bem, quando me referi à união estável, quis apenas demonstrar que tanto esta relação como a relação socioafetiva paterno-filial, partem de um fato não jurídico, mas que ambos, para que possam entrar no mundo do direito, requerem um reconhecimento jurídico, pois, sem isso, não é possível solicitar pensão, reforma, etc. Portanto, não estava a referir-me à possibilidade de pedido de reconhecimento de UE da consulente para posteriormente solicitar a filiação e consequente pensão, apenas fiz uma comparação de uma coisa com a outra.

    Como não estou no Brasil, e o país onde vivo é biologista em matéria de filiação, busco artigos no IBDFAM sobre o meu tema, mas tenho que trabalhar a matéria dentro da realidade do país onde escrevo e onde vou apresentar a tese. Por outro lado, não me fio muito por jurisprudências, leio alguns relatórios, dos quais destaco Nancy Andrighi, por quem tenho imenso respeito pelo raciocínio jurídico que desenvolve, porém, infelizmente, sinto, e posso estar muito enganada, que jurisprudência no Brasil é igual tendência de moda, pior, às vezes mal fundamentada do ponto de vista jurídico.

    Dito isto, gostaria de apreciar o seu raciocínio particular, sem influências de jurisprudência ou tendência doutrinária. Por exemplo, sabemos que Paulo Lôbo, autor que admiro bastante, trabalha o afeto como princípio jurídico; porém, por melhor que seja a explicação do autor, eu ainda não consegui enxergar o afeto de forma tão objetivada ao ponto de tê-lo como um princípio jurídico. Mas esta é a minha opinião particular, por enquanto sem grandes influências.

    Ou seja, e fugindo do tema, quando me falam em princípio jurídico da felicidade, não consigo pensar em outra coisa senão no "Panpricipiologismo e o Sorriso do Lagarto" referenciado por Streck num artigo.

    Se vc não se importa, vou pedir amizade no face, ok?

    Abraços

    Fernanda Santos

    Fernanda Santos Quarta, 28 de dezembro de 2016, 17h34min

    Queria tirar uma duvida!! Meu noivo paga pensão, mas fez o exame de DNA e soube que não é o pai biológico, só que ele quer continuar ajudando na crianção do filho, ele queria saber se pode reduzir a pensão??