GUARDA COMPARTILHADA, MEU EX MARIDO QUER O MEU FILHO
Bom Dia!, alguém pode me esclarecer, me ajudar por favor!!
Seguinte, estou gravida de 7 meses do meu atual marido( que mora em outro estado), tenho um filho de 6 anos de outro casamento. A 2 anos me separei do pai do meu filho, *não eramos casados no papel só morávamos juntos, depois que ele saiu de casa fomos em um advogado e definimos a guarda do meu filho. o advogado iria levar esse documento assinados por ambos para o juiz determinar em uma audiência porém até hoje esse documento não foi protocolado no fórum e nenhum juiz assinou esse documento. eu acredito que esse documento não tem nenhuma validade.
hoje meu ex marido me pediu a certidão de nascimento do meu filho, ele sabe que estamos mudando porém até agora ele não se manisfestou se é a favor ou contra a nossa mudança, fiquei sabendo por alto que ele quer tomar o meu filho e não deixar ele mudar comigo, meu ex marido hoje esta casado e mora em outra cidade, porem no mesmo estado. ele paga a pensão todo mês, as vezes atrasa porém paga direitinho, sempre que ele pede para ficar com meu filho eu deixo, eu mesmo mando ao invés dele vim buscar. Tem alguma possibilidade dele impedir que eu mude com meu filho para outro estado, ha alguma possibilidade dele tomar meu filho de mim?? Mesmo não tendo a guarda compartilhada?
Ele trabalha direto, quase não fica em casa e a atual esposa dele é a mesma coisa, até de final de semana eles trabalham.
Se caso ele pedir a guarda compartilhada hoje, eu poderia estar mudando no mês que vem? que é quando eu de fato estarei mudando.
Eu não quero que meu filho fique sem ver o pai e nem estou dificultando as coisas pra ele, da mesma forma em que ele casou e tem a outra família dele eu casei e quero viver minha vida com a minha nova família. porém em outro estado. Meu filho e atual marido se dão super bem.
Meu atual marido já construiu toda a nossa casa, mobiliou, já sabemos o hospital em que meu bebe vai nascer, eu já estou morando com a minha mãe porque sai da casa onde morava de aluguel.
Estou com muito medo de a qualquer momento alguém aparecer aqui na casa da minha mãe falando que eu não posso mais mudar com meu filho.
me ajudem por favor!!!
Impedir vc de mudar ele não pode, uma vez que nem ele mesmo vive na mesma cidade e as visitas ao filho continuam no mesmo regime. Ele pode estar tentando regulamentação de guarda e visitas, coisa que vc já deveria ter feito a tempos, não devia ter deixado o tempo correr sem solução. Mas mesmo que ele queira entrar com um pedido desses, tem que ser na cidade onde mora seu filho. Vc pode se mudar, desde que documente que informou ao pai, de preferência por escrito. Os casos em que a genitora não pode mudar-se sem autorização do genitor ou do juiz são aqueles em que pai e mãe vivem na mesma cidade. No seu caso, ele mudou-se primeiro pra longe do filho. Boa sorte**
Sim a distancia é bem pequena comparada com a que eu estarei mudando, mais se de fato ele quisesse ficar bem próximo do filho não teria mudado para outro estado assim que separamos que da a distancia muito maior, e agora que descobriu que eu tbm estarei mudando ele decidiu mudar para uma cidade mais próxima. e essa mudança não tem 2 meses, e outra pq assim que ele mudou ficou quase um ano fora e não ligou para ver o filho, visitar ou pedir pra levar ele para ficar uns dias com ele, cara madrasta e ai?? eu poderia não deixar meu filho ver ele como estou deixando... é facil vc falar pq esta de fora, quero ver se vc estivesse no meu lugar!! Bom Dia!
Oi Julianna Caroline, por favor vc pode me orientar, esclarecer essa minha duvida??
Estou separada do meu ex marido ja tem 1 ano temos um filho de 8 anos, eu quero mudar de estado pq casei de novo. meu ex marido não concorda em nenhum momento que eu mude com meu filho, temos a guarda compartilhada eu já procurei orientações de advogados e todos me disseram que eu posso sair do estado sem nenhum problema, desde que eu não dificulte a visitação ou o relacionamento do meu filho com o pai. tbm disseram para eu estar criando uma carta e pedindo pra ele assinar, mais ele nao concordou e estarei levando para o promotor essa carta avisando a data que eu estarei indo embora do estado, fiz outra copia para mandar para o pai do meu filho. Hje fiquei sabendo que ele entrou com um processo e teremos uma audiência, estou com muito medo de não poder sair do estado com o meu filho, qual a possibilidade do juiz interferir na minha mudança? mesmo os outros advogados falando que ele nao pode impedir, tenho medo que o juiz determine que eu nao posso sair com meu filho.
mesmo que remotamente ha alguma possibilidade de eu ter que ficar?
Leninha
No seu caso ele pode impedir sim. A mudança de Estado ou de Cidade deve ter razões que beneficiem o menor, vc ter casado e ir embora com o novo marido não é motivo pro bem estar da cça, e sim para o seu. Afastar o filho do pai pelo bem estar do adulto em nada beneficia a cça. No seu caso, o pai mora na mesma cidade, vcs tem guarda compartilhada, o que significa visitas e convivência livres, será preciso pedir autorização ao juiz para a mudança. E estando a razão pra mudança longe de ser pro bem estar do menor, acho que ficará difícil. Por que vc não deixa o menino com o pai? Se ele não pode ficar longe de vc, certamente não pode ficar longe do pai. Ou vc pede pro juiz a mudança e aguarda o que ele diz, ou entra em acordo com o pai da cça. Boa sorte**
Sem ler comentário algum e baseado somente na frase contida no tópico "GUARDA COMPARTILHADA, MEU EX MARIDO QUER O MEU FILHO", ressalto a guarda compartilha é a grande solução para o bem psiquico e material das crianças e por conseguinte leva os pais, mesmo separados de corpos, a criarem seu filhos juntos. Pergunto às mulheres: você fez filho com o dedo? pergunto aos homens você "usou" uma abelha para ter seus descendentes?
Julianna, ele não mora na mesma cidade, mora a 30 km, eu sei que é perto mais é em outra cidade.
Quero mudar de estado não é só por mim mais sim tbm pelo meu filho a escola onde estuda é muito precária muito fraca nao vejo nenhum desempenho nele e nas outras crianças... eu sei que no outro estado tem escolas boas e particulares onde ja reservei pra ele.
Meu ex marido ele não pega com frequencia o meu filho, até pq ele casou e tem outra familia. e da prioridade a nova familia... meu filho ate sofre com isso... Nunca impedi dos dois sairem de ficarem juntos...
engraçado vejo mulheres falar "meu filho" como se o pai nw fosse nada, + o pai q nw pague a pensão p ver oq elas fazem, filho é dos 2 e responsabilidade financeira e td q uma criança necessite tmbm!!!!!
os 2 fizeram, entaum os 2 arquem com as consequências (infelizmente existem mulheres q só qerem os direitos iguais + os deveres nw) ahhh tmbm existem homens sacana!!!!!!!
cara eu sei que eu e ele temos todos os direitos e o que vale é o filho... nao fiz sozinha...
agora ele sai de casa, muda de estado casa 3 vezes em 1 ano fica sem ver o filho por mais de 6 meses e agora que vou embora ele vem querer os direitos de pai??
pq ele nao faz isso com os outros filhos dele? que deixo para tras?
olá gostaria que nasalizasse meu caso é que estou separada de meu marido que na verdade nunca casamos no civil, mas não sou do estado onde vivia com ele e preciso voltar para o estado onde meus pais moram já que estou desempregada e na casa deles terei bom amparo financeiro, preciso levar meu filho de 5 anos mas meu ex não quer permitir minha partida ele até disse que tomaria a cça de mim, o que devo fazer e ele pode impedir minha viagem? já que é um caso de necessidade financeira e a cça vai estar junto com minha parte da família
desde já parabenizo a todos deste site pelo Ótimo trabalho at. Anônimo
Acho realmente muito estressante o fato de muitas mães acharem que o filho é seu... Meu namorado passa por um problema assim hj. A mãe de seu filho acha que é dona do filho e dificulta por muitas vezes a relação dos dois ( a minha com o menino nem vou falar nada). Mas, por outro lado, ela acha que o pai tem que arcar com todos os custos do filho... E ainda fala que ele tem que arcar com as consequencias de suas açoes, no caso, ter se separado dela. Ela não aceita que ele se separou dela e nao do filho... e esse tipo de coisa a justiça não ve...pq o pai já sai com menos 10 pontos em um processo de divorcio, regulamentação de visitas, guarda e pensão alimenticia. Sei que nem todos os pais são como ele, mas acho que exatamente por isso que cada caso deve ser avaliado verdadeiramente... Torço muito para que a justiça conceda direitos iguais aos pais e possa ser mais rapida....
Anonimo, sim, o pai poderá impedir sua viagem visto que vc apenas ficará na casa de parentes, sequer teria um emprego certo que iria garantir a segurança da criança, e ainda iria impôr maior dificuldade para ela exercer seu direito que é o de conviver com o pai.
Sugiro que procure a justiça para autorizar sua mudança, é a única forma de não perder a guarda.
Eu e o pai do meu filho entramos em um acordo na audiência que tivemos sobre regulamentação de visitas, só que eu exigi que quando ele fosse levar e buscar nosso filho na minha casa, que ele fosse sozinho, sem o pai dele e sem a nova esposa, pois o avô do meu filho ficava vindo no meu portão fazendo escândalo me xingando e constrangendo, ate na casa das minhas amigas aquele cara ia me enche o saco... então exigi que ele não trouxesse nenhum dos dois no meu portão porque eu ficava constrangida. Ele aceito o acordo, assim como eu aceitei as condições dele sobre visitas. Acontece que ele descumpriu e quando veio trazer meu filho em casa trouxe eles junto, como isso não ta escrito no termo de conciliação que recebemos, tem como eu recorrer a justiça????? Me ajudem, não aguento mais tanta humilhação da parte deles.