Posso advogar só com mestrado em direito?

Há 12 anos ·
Link

Prezados,

Sou engenheiro formado mas gostaria de mudar minha área para direito. Caso eu faça um mestrado em direito e passe no Exame de Ordem seria possível advogar? Ou não há outro caminho mais curto que fazer outra graduação?

Grato

12 Respostas
Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Tem que fazer graduação.

Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário: II - diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;

Thiago Ferrari Turra
Há 12 anos ·
Link

E preencher todos os demais requisitos desse artigo 8o do Estatuto de Ética da OAB, não há atalhos.

Consultor !
Há 12 anos ·
Link

... brasileiro é apressadinho, né !!

Pior é aluno do 5º ano querendo fazer concurso para Desembargador !!!

R.Dias
Há 12 anos ·
Link

é isso que eu não entendo, como um engenheiro pode fazer um mestrado em direito? e como um advogado poderia fazer mestrado em engenharia?!

caso eu me forme em direito, posso fazer um mestrado para construir casa?! me parece um pouco impraticável... só deveria ser permitido fazer especializações, mestrado, doutorados na 'sua' área.

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Oras R.Dias, para engenheiro nada é impossível. Já que engenheiro químico com crea pode assinar planta de casa com 3 andares por que não poderia fazer mestrado em direito?

Thiago Ferrari Turra
Há 12 anos ·
Link

Eu entendo válido fazer mestrado e doutorado fora de sua área, o conhecimento é livre, deve estar a disposição de todos. Agora, o exercício profissional deve se dar na forma da lei.

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Ha uma diferença no entanto entre latu senso e stricto senso. Para o ultimo geralmente o requisito é graduação na área, enquanto o primeiro geralmente é livre.

De qualquer forma, não vejo um mestre em direito processual civil fazer um PhD em termodinâmica por exemplo. Acho que falta a base de conhecimento.

Imagem de perfil de cleohahn
cleohahn
Há 12 anos ·
Link

Olá colegas! Exceto na área da educação, não conheço aqui no sul alguma especialização, mestrado ou doutorado q não exija graduação na área ou em área afim. Penso que um engenheiro até pode fazer mestrado em direito, mas isso, não lhe dá o direito de realizar o exame de ordem para poder advogar.

Abs

BBR
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Mas que questionamento imbecil!!!!

Imagem de perfil de Leandro Carlos Costa
Leandro Carlos Costa
Há 12 anos ·
Link

Ora, faça a prova da OAB... Tente passar nela só com o mestrado!!!

André F.
Há 11 anos ·
Link

Já passei na prova do OAB sem ter graduação em Direito. Para ser advogado bastasse passar nessa prova já tava feito. O curso de Diteito serve para criar uma aristocracia para poucos, para aqueles que podem pagar por ela. Já fiz inventário extrajudicial e precisei de um advgado só para reconhecimento do mesmo. Curso de direito no país está uma piada, fabricação de diplomas formando profissionais péssimos. A interdiciplinariedade deveria existir, formando profissionais em diferentes áreas, fazendo a graduação em um curso e a especialização em outro, cabe ao publico definir e reconhecer profissionais competentes, independente da titualação graduada ou pós graduada.

Thiago Ferrari Turra
Há 11 anos ·
Link

A crítica de "aristocracia" para o direito não vale. É o curso mais acessível de todos, com faculdades de Direito pipocando e se multiplicando por tudo que é lado desse país.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos