Boa tarde a todos.

Na minha família tem um caso em que o pai paga pensão para a filha, mas não faz mais nada além disso. A mãe da criança (hoje com 7 anos) e outras pessoas da família já o procuraram para pedir que seja um pouco presente, pois a menina sabe que ele é o pai e diz que tem medo de nunca mais vê-lo e nem os irmãos (filhos dele do 1º casamento que ele trata com maior amor). Ele fala claramente que não tem o menor sentimento pela filha que se for o caso ele passa a paternidade para quem quiser.

Vejo que a única coisa a se fazer é processá-lo por abandono afetivo. Pois já que sentimento não o afeta, com certeza o bolso afetará.

Gostaria de saber a opinião de advogados ou pessoas que passaram por situação parecida se vale a pena e como é o procedimento para isso.

Desde já agradeço.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 14 de outubro de 2015, 23h17min

    Somente se apaixona por aquilo que se gosta, para se gostar precisa-se CONHECER. Se não conhece não pode gostar, e se não gosta mas fica com a pessoa é por cisma, dependência, apego. Daí advém toda sorte de problemas. E não é só com a mulher, é com o homem tmb.

    Os homens que parecem ótimos pais e depois se divorciam até dos filhos é porque enquanto frequentam as carnes eles bancam os bonzinhos, mas na verdade nunca gostaram, nem da mulher e nem dos filhos com ela. É tudo mal caráter!!!!

    Quer conhecer o caráter de um homem??? Conviva com os amigos, parentes e conhecidos dele. Mas não alimente ilusões pois vc irá se apaixonar pelas ilusões que vc mesma terá criado, não pela verdade que está exposta na vida do cara.

    Conheço idosos abandonados que foram excelentes pais e mães, e avós até, criando os filhos dos filhos. Deus nada tem com isso, é o ser humano egoista e vaidoso que faz as escolhas erradas e quando vem o resultado finge que não é com ele, a culpa é sempre dos outros!!!.

    G

    Gaby Almeida Ramos Terça, 10 de novembro de 2015, 0h20min

    No caso da minha filha e o seguinte
    O pai foi alcoólatra depois da separação ele piorou ficava meses sem ver a filha mas do nada aparecia
    Faz 3 anos que se livrou do vício e virou crente e tinha cido presente na vida dela levava pra passear todos os finais de semana
    Só começou a atrasar a pensão e como eu dou mesada pra ela ,parte da pensão ela ligava pra ele para perguntar quando iria depositar já q n compria o combinado da justiça
    Um pouco antes do dia dos pais ela ligou pq queria muito comprar umas coisas ,e ele brigou com ela ,chingou e ela ficou muito chatiada entao no dia dos pais ela postou no face feliz dia dos pais pra mim
    Então o pai dela se revoltou e com uma reação q ainda n estou acreditando
    Hj fui falar com ele para ver o q acontece ,pq n fala mas com a filha e n veio mais busca lá e ele simplesmente com toda frieza do mundo disse q n tem mais filha ,que n quer mais ver nunca mais e blá blá blá
    Eu fiquei chocada com tanta coisa negativa q ouvi ,eu n tenho coragem de dizer isso pra ela
    Aí então fica por isso mesmo ,axo que ele tem que pagar por isso ,vou incentivar minha filha a processar sim mas não pra conseguir dinheiro pq foi justamente o dinheiro que causou tudo isso
    Não sei de q forma mas ele tem pagar caso Deus não tome providências .....
    Dizer q n ama mais a filha de 12 anos só pq cobrou a pensão apalaçada tive vontade de dar um soco nele ,me deu ânsia de vômito dor de barriga ouvir tudo isso de um pai que a 3 meses atrás adorava a única filha ,
    Ele tem 51 anos e só tem ela poxa
    Vai morrer sozinho ...

    M

    moises Terça, 13 de dezembro de 2016, 12h52min

    tem que pagar, pois o ser humano que não ama a sua própria prole, tem que deixar de amar o dinheiro, então que venha arcar com as consequencia, para que a criança pelo menos tenha um conforto

    a criança não tem culpa dos atos dos pais, a criança tem O DIREITO DE SER AMADA,PROTEGIDA, e se não pode dar isto, que pague

    Aldemir Carvalhal

    Aldemir Carvalhal Domingo, 15 de janeiro de 2017, 4h25min

    No mundo hoje em dia tá quase tudo misturado,opiniões,religiões,opção sexual etc!!! A unica coisa que não irá mudar jamais é corrida disfarçada pelo dinheiro seja usando a própria lei ou até mesmo uma simples criança para se chegar ao mais nojento objetivo!!Infelizmente a visão da figura paterna é de pagar e mesmo pagando é difamado!! Amor é sentimento natural e quem punir aquele que não sente amor é um ser vingativo e oportunista!!!A criança bem amada seja pelo genitor ou genitora tem que ser educada para viver a própria vida e não aprender a culpar os outros por sua incapacidade ,isso se aprende convivendo com quem tem sua tutela!!!Muitos se apegam no direito da criança e promovem um verdadeiro inferno na vida de quem não quer contato e isso aumenta ainda mais a distância.Se tiver que punir o genitor por não amar seu filho,também a genitora deve ser punida por gerar uma criança sem a aceitação do seu genitor!!!

    Wanessa Cavalcante

    Wanessa Cavalcante Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 8h42min

    Na minha opinião como filha de pais separados, acho maldade de uma mãe obrigar e processar o pai a gosta da criança .
    amor não se obriga para de alimentar esse amor dessa menina que própria família deve ficar falando para criança do Pai ele não quer vê ela .
    So quem perde é ele processar ele por isso só vai deixa lo com mais raiva da menina que não tem culpa .

    um dia quando ela for grande ela podera conhecer o Pai tudo ficar em paz

    Se a familia não estraga tudo colocando pai na justriça que absurdo

    Wanessa Cavalcante

    Wanessa Cavalcante Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 8h44min

    agora ter filho parece sinônimo de processo e dinheiro .

    Tenho orgulho de minha mae que me criou sozinha e permitiu que tivesse no futuro encontro com meu pai em paz .

    Wanessa Cavalcante

    Wanessa Cavalcante Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 8h53min

    Quando amamos e cuidamos de nossos filho não tem o por que ele sofre carencia , quer conselho pare de falar desse Pai a ela e não o perturbe mais .
    Talvez a encheção de saco de vcs que afasta Pai e filha.

    M

    Marcelo Henrique Sexta, 17 de março de 2017, 2h26min

    A entrega do filho para a adoção é um direito assegurado às mães e gestantes pelo parágrafo único do artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). jus.com.br/duvidas/346918/como-processar-um-pai-por-abandono-afetivo/p/2

    Esse direito é da mãe. O pai nao tem esse direito. Logo, obrigar o pai a ficar com o filho que ele não quer, seria inconstitucional ao meu ver. seria um erro. Se a mae nao quer, ela pode dar para adocao. O pai ja fez a escolha dele.