Como processar um pai por abandono afetivo?
Boa tarde a todos.
Na minha família tem um caso em que o pai paga pensão para a filha, mas não faz mais nada além disso. A mãe da criança (hoje com 7 anos) e outras pessoas da família já o procuraram para pedir que seja um pouco presente, pois a menina sabe que ele é o pai e diz que tem medo de nunca mais vê-lo e nem os irmãos (filhos dele do 1º casamento que ele trata com maior amor). Ele fala claramente que não tem o menor sentimento pela filha que se for o caso ele passa a paternidade para quem quiser.
Vejo que a única coisa a se fazer é processá-lo por abandono afetivo. Pois já que sentimento não o afeta, com certeza o bolso afetará.
Gostaria de saber a opinião de advogados ou pessoas que passaram por situação parecida se vale a pena e como é o procedimento para isso.
Desde já agradeço.
tem que pagar, pois o ser humano que não ama a sua própria prole, tem que deixar de amar o dinheiro, então que venha arcar com as consequencia, para que a criança pelo menos tenha um conforto
a criança não tem culpa dos atos dos pais, a criança tem O DIREITO DE SER AMADA,PROTEGIDA, e se não pode dar isto, que pague
No mundo hoje em dia tá quase tudo misturado,opiniões,religiões,opção sexual etc!!! A unica coisa que não irá mudar jamais é corrida disfarçada pelo dinheiro seja usando a própria lei ou até mesmo uma simples criança para se chegar ao mais nojento objetivo!!Infelizmente a visão da figura paterna é de pagar e mesmo pagando é difamado!! Amor é sentimento natural e quem punir aquele que não sente amor é um ser vingativo e oportunista!!!A criança bem amada seja pelo genitor ou genitora tem que ser educada para viver a própria vida e não aprender a culpar os outros por sua incapacidade ,isso se aprende convivendo com quem tem sua tutela!!!Muitos se apegam no direito da criança e promovem um verdadeiro inferno na vida de quem não quer contato e isso aumenta ainda mais a distância.Se tiver que punir o genitor por não amar seu filho,também a genitora deve ser punida por gerar uma criança sem a aceitação do seu genitor!!!
Na minha opinião como filha de pais separados, acho maldade de uma mãe obrigar e processar o pai a gosta da criança . amor não se obriga para de alimentar esse amor dessa menina que própria família deve ficar falando para criança do Pai ele não quer vê ela . So quem perde é ele processar ele por isso só vai deixa lo com mais raiva da menina que não tem culpa .
um dia quando ela for grande ela podera conhecer o Pai tudo ficar em paz
Se a familia não estraga tudo colocando pai na justriça que absurdo
A entrega do filho para a adoção é um direito assegurado às mães e gestantes pelo parágrafo único do artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). jus.com.br/duvidas/346918/como-processar-um-pai-por-abandono-afetivo/p/2
Esse direito é da mãe. O pai nao tem esse direito. Logo, obrigar o pai a ficar com o filho que ele não quer, seria inconstitucional ao meu ver. seria um erro. Se a mae nao quer, ela pode dar para adocao. O pai ja fez a escolha dele.