Tenho recebido de alguns funcionários declarações de comparecimento médico sem a informação das horas em que esteve sob cuidados médicos, somente "compareceu em tal data e foi atendido".

Com isso o funcionário não retorna ao trabalho e acredita estar com um atestado médico que abona o dia, como proceder? Já que os médicos não admitem estarem errados e ainda não consta CID nas declarações.

Respostas

    Rose Reis

    Rose Reis Sexta, 15 de setembro de 2017, 15h48min

    O motivo da ausencia foi porque eu tinha consulta marcada para realização de alguns exames ( checkup)
    Por isso demorou

    Regina De Cássia Guimarães

    Regina De Cássia Guimarães Quinta, 05 de outubro de 2017, 10h23min

    Da inserção do número do CID no atestado do trabalhador
    Recentemente entrou em vigência a Resolução CFM nº 1.819/2007,
    que trata da inclusão do CID nas guias TISS. Embora o objeto desta
    Resolução não seja exatamente o mesmo da presente consulta, o
    fundamento que permeou sua edição é aplicável ao caso em análise: a
    inviolabilidade da intimidade.

    Como é sabido, apenas a Constituição pode limitar os direitos
    fundamentais que estabelece, o que faz diretamente ou por delegação à lei
    (normas de eficácia contida). Dessa forma, é possível perceber que o médico
    não pode ser obrigado a revelar o CID, pois isso seria uma restrição sem
    previsão constitucional ou legal na intimidade do paciente.
    Precisamente no intuito de preservar este direito fundamental, o Código
    de Ética Médica estabelece ser vedado ao médico
    “revelar o fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de
    sua profissão, salvo por justa causa, dever legal ou autorização
    expressa do paciente” (art. 102).
    Este dispositivo é uma norma geral, embora o CFM possa editar
    regulamentos que tratem de casos mais específicos, como é o aquele tratado
    pela já citada Resolução CFM nº 1.819/2007. No que diz respeito aos
    atestados fornecidos aos empregados, não existe uma Resolução específica,
    motivo pelo qual é de se aplicar o art. 102 do Código de Ética Médica.
    Dessa forma, a inserção do CID no atestado do empregado só será legítima
    se ocorrer com a autorização do mesmo.

    J

    Jessica Luana Domingo, 21 de janeiro de 2018, 22h18min

    Tenho uma dúvida fui ao medico pela parte da manhã a médica me deu uma declaração e meu patrão agora quer q eu pague as horas que eu fiquei fora isso é correto?

    Keite Oliver

    Keite Oliver Sexta, 26 de janeiro de 2018, 17h30min

    Boa tarde!
    Por volta de 1 hora fiquei ausente no trabalho,fui entregar declaração de horas,estava faltando o CID então a empresa não quis aceita.Voltei no laboratório para pedir o CID eles informou que não tem como somente médico.A moça que fez meu exame e técnica de radiologia?

    E obrigatório entregar declarações de horas somente com o CID mesmo exames simples com de sangue,ultrassom ou ate mesmo quando vai ao dentista arrancar um dente ?

    Att

    D

    Desconhecido Sexta, 26 de janeiro de 2018, 17h34min

    Obrigado não é mas declaração de horas não serve para abonar as horas ou o dia

    Solange Sol

    Solange Sol Sexta, 26 de julho de 2019, 0h39min

    Sou funcionário público e preciso levar mei menino em terapia fonoaudiólogo, levo a declaração e vokto a trabalhar e está sendo exigido que eu compense essas horas, é certo isso? Eu volto a trabalhar e fico fora 2horas e meia.Sei que pela lei eu teria direito de uma hora para ir e uma hora para voltar. É certo compensar essas horas? Estou pensando em mandar para desconto. É uma vez na semana essa terapia do.meu filho

    Renilson Azevedo

    Renilson Azevedo Quinta, 05 de setembro de 2019, 17h18min

    Ao meu entender o Cid geralmente é utilizado para fins de laudos médicos, pois o laudo é um documento mais bem elaborado e completo enquanto que num atestado as informações são mais simplificadas dispensando não sendo obrigatória a informação do Cid.

    Kathreen Carvalho

    Kathreen Carvalho Quarta, 09 de outubro de 2019, 8h54min

    Gostatia de saber se a empresa tem que aceitar declaração de dentista??