Mc' Donalds, não me paga os dias trabalhados e nem devolvem minha carteira !
Bom eh o seguinte, no dia 23/10/2013 eu fiz uma entrevista pra trabalhar no Mc`Donalds, passei.
No dia 24/10/2013 fiz os exames médicos e no dia 25/10/2013 fui levar meus documentos e pegar o meu uniforme.
Bom, comecei a trabalhar no dia 28/10/2013, eu trabalhava das 10:15 as 17:15 de segunda a sexta, e no sábado era das 11:20 as 21:59 (Isso mesmo tiveram a cara de pau de falar q eu ia sair 1 minuto antes das 22 horas pq de menor n pode trabalhar depois das 22 !!!) e no Domingo era das 12 as 21:59.
Bom fiquei a primeira semana e quando foi sábado, da segunda semana (Ja tinha trabalhado 13 dias) eu fui pedi conta, pq realmente n da pra trabalha 20 horas num final de semana !!!
E adivinham oq a gerente me disse : Ok você pode sair mais sua mãe tem que vir pq vc eh de menor, e vc n vai ter nada a receber por que vc fez quebra de contrato !
AGORA ME DIGAM QUAL QUEBRA DE CONTRATO EH ESSE ? ELES DISSERAM QUE PRA MIM ASSINA O CONTRATO, MINHA MÁE TINHA QUE TA JUNTO PQ EU SOU DE MENOR (16 ANOS), E ELA NÃO FOI NO MEU SERVIÇO NEM 1 VEZ, PRA NADA, NEM ELA NEM EU ASSINAMOS CONTRATO ALGUM !!!!
Bom minha mãe já nervosa foi no meu serviço, a gerente me fez escrever uma carta dizendo que eu queria sair por conta própria e que eu tava a par da multa rescisória, ai minha mãe já começou a falar q eu n ia escrever da multa pq eu n tava a par de nada, e eu n tinha assinado contrato nenhum portanto n existia multa.
Pois bem, não coloquei aquilo, só escrevi que eu queria sai, e a gerente disse que era pra mim volta la dia 18/11/2013, pra pega o dinheiro e acerta td, pois bem cheguei la dia 18 e adivinha, a gerente n tava la e a sub-gerente veio atender a mim e minha mãe, e ela disse que era só assina o contrato e depois a guia de demissão, ai eu perguntei do dinheiro e ela disse que eu n ia recebe nada, então minha mãe n me deixou assina !!
Ela disse que n ia assina, e queria só leva o contrato pra ler, e minha carteira de trabalho, e mais uma vez adivinha : ELA N DEIXO EU LEVA MINHA CARTEIRA SE EU N ASSINASSE TUDO LA !!!!
Pois então, minha Carteira de trabalho ainda esta com eles, e n recebi nenhum retorno de ninguém sendo que eles disseram que iam retornar !!!
Agora minha pergunta eh a seguinte :
Eu tenho direito ao dinheiro, sendo que eu n assinei o contrato ?
E eu tbm posso processa-los por segurarem minha carteira por tanto tempo, certo ou errado ?
Bom dependendo da suas respostas, segunda feira vou procura um advogado, eu mesmo, sem minha mãe, e vou cuida disso tudo sozinho pra eles largarem a mão de serem trouxas de achar que nós jovens (que são oq eles mais pegam) somos Retardados !!!
Mas eu realmente n sei se estou certo ou errado, eu só acho que tenho que receber oq eu trabalhei.
Desculpem pelas " abreviações internautas " que coloquei, sei que este eh um site sério, só n to com cabeça pra fica escrevendo td certinho !
Obrigado
Lamento, mas a empresa está certa. Seu responsável tem de assinar por vc, e sim, existe a multa por rescisão antecipada. Veja em sua CTPS que há um contrato de trabalho (neste sua mãe não assina porque nela nem o próprio trabalhador assina contrato), e na folhas mais a dentro da CTPS (Anotações Gerais ou Observações) consta o prazo do contrato.
Vc não precisa assinar contrato se vc mesmo deu sua carteira de trabalho para que lá anotassem seu registro, que é o contrato de trabalho. Observe o título da página onde consta esta anotação: CONTRATO de TRABALHO.
Como vc É alfabetizado não poderá alegar que não leu o que está escrito em sua própria carteira.
A Lei manda que toda rescisão de contrato tenha de ser formalizada por escrito, e sendo da parte do trabalhador este deve fazer de próprio punho. Se vc não a formaliza será dado o abandono de emprego, e isso será péssimo para seu futuro empregador, pois eles buscam informações do candidato junto aos empregadores anteriores para saber como era essa pessoa como funcionário, se tiveram algum problema com ele, o motivo da demissão....etc etc.
Sugiro fazer a carta de demissão e levar novamente sua mãe lá. O procedimento da empresa está dentro da legalidade.
Sugiro tmb que antes de julgar conheça para poder avaliar se está certo ou errado.
Quanto a se trabalhar 20hs num fim de semana, fique sabendo que vc não trabalharia todo fim de semana completo, pois tem de ter sua folga recaindo 1 domingo no mês.
Se continuar a não conhecer seus direitos e obrigações, quando mais velho vai precisar trabalhar todo fim de semana para poder se sustentar. Fica a dica.
Se vc não é judicialmente emancipado, pode procurar sozinho quantos advogados quiser, nenhum irá lhe representar pelo simples fato de que vc ainda é menor de 18 anos. Somente com seu responsável legal assinando por vc algum advogado se dignaria a lhe atender.
Além de que nenhum advogado vai pegar uma causa que está errada pelo lado do reclamante.
De fato. Como vc sequer trabalhou 1 mês vc não tem saldo positivo de salário a receber, tendo em vista que não deve ter contado 1/12 ávos de férias e nem de 13º, considerando o débito (desconto) da multa pela rescisão antecipada, que equivale a 50% do tempo restante para o fim do contrato, além do estorno de benefícios como VT.
Mesmo não tendo valor a receber, é importante dar a baixa neste registro pois com ele aberto vc não vai conseguir outro emprego.
É inacreditável porque, lamento a franqueza, vc agiu sem pensar. Sem pensar quando aceitou o trabalho e ao se demitir. Tudo na vida tem consequência. E essa multa (na rescisão antecipada) é para qualquer das 2 partes que rescindem, se a iniciativa for do patrão ele tmb tem de pagar a multa ao empregado dispensado sem justa causa.
A CTPS vc retira quando cumprir com o rito da demissão. Faça a carta de próprio conforme lhe foi solicitado e assine a documentação.