Filha completou 18 anos, posso pedir pra não pagar mais pensão?

Há 12 anos ·
Link

Minha filha completou 18 anos, não trabalha, não estuda . Pago pensão desde que ela tinha 5 anos , nunca falhei um mês se quer ,nem quando fiquei desempregado. Gostaria de me isentar da pensão. Quero continuar a ajudando por fora, sem compromisso com a justiça, pois a mãe da mesma vive dizendo que irá pedir revisão para aumentar a pensão. Acham que caso ela entre na justiça pra pedir a revisão ela corre o risco de não receber mais e eu consigo a isenção?

5 Respostas
Cruz1
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Corre sim... a mae nada mais pode fazer com relacao a pensao visto que a menina ja e maior de idade... Vc tbm pide entrar com o pedido de exoneracao de pensao...

S_L
Há 12 anos ·
Link

18 anos, se não trabalha nem estuda, vc pode pedir exoneração, sim. Se ela não tem nenhum problema de saúde que a impeça de trabalhar e ainda por cima, não estuda, vc tem grandes, GRANDES chances de conseguir.

Entre com a ação e não dê ouvidos às ameaças.

nevS
Há 12 anos ·
Link

Ela tem 18 anos, a mãe pode ameaçar o que quer. Sua filha é adulta quem manda na vida dela é ela não a mãe.

Pede exoneração.

dinahz
Há 12 anos ·
Link

jsonp - Se pedir a exoneração e sua filha provar que precisa da pensão para viver, provavelmente você perderá a causa. Veja o texto a seguir: ""A PENSÃO ALIMENTÍCIA PARA OS FILHOS MAIORES DE 18 ANOS

UMA DÚVIDA FREQUENTE: APÓS O FILHO COMPLETAR 18 ANOS, É PRECISO O PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA ATÉ A CONCLUSÃO DA FACULDADE? QUE É DEVER O PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA PELO RESPONSÁVEL LEGAL DO MENOR É SABIDO, PORÉM, ATÉ QUANDO? E QUEM DEVERÁ ARCAR COM TAL OBRIGAÇÃO? A FIGURA DA PENSÃO ALIMENTÍCIA NASCEU PARA GARANTIR A ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO, LAZER, SAÚDE, VESTUÁRIO E TODOS OS ELEMENTOS QUE GARANTAM A SOBREVIVÊNCIA DO DEPENDENTE, PORÉM HÁ LIMITES. Recentemente, o Supremo Tribunal de Justiça publicou a Súmula 358, que ensina: "O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos".

Assim entende-se que o responsável pelo pagamento de pensão alimentícia deve requer ao juiz o cancelamento desta obrigação, caso contrário, não poderá deixar de cumprir regularmente as prestações. Tal situação ocorre porque atualmente tem-se a mentalidade de que a conclusão do ensino médio ou até mesmo de curso superior não é suficiente para que os dependentes “consigam” bancar seu próprio sustento. Tanto é que a doutrina entende que a simples maior idade não enseja a exoneração de pensionamento alimentar.

Entretanto, o Código Civil assegura aos filhos maiores de 18 anos o direito a pensão alimentícia somente quando não puderem promover a própria subsistência por seu trabalho.

Por outro lado, não se pode esquecer da possibilidade do responsável em realizar tais pagamentos, já que sem nenhuma condição financeira, o genitor não poderá cumprir o determinado pelo juíz sem prejuízo de seu próprio sustento. Ademais, deve-se demonstrar a necessidade do alimentante de receber do genitor(a) o pensionamento.

Caso o genitor não tenha a menor condição financeira, a obrigação se estende para os avós, tios e até primos. Em poucas palavras, isso significa que se o pai não puder pagar, os avós serão consultados, e caso também não tenham condições, os tios e então os primos, nesta exata ordem.

Veja-se, a pensão alimentícia nada mais é que a necessidade de quem recebe e a possibilidade de quem paga e não de idade ou curso superior. Cabe a análise de cada caso para determinar essa obrigação.""" Fonte: Questões Legais

Cruz1
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Dinah mais ninguem e obrigado a ficar sustentando vagabundo... Qualquer pessoa pose fazer faxina, vender bombom meios para ter uma renda eo que nao falta... A pessoa so perde uma causa dessa se tiver acompanhada de um advogado muito ruim.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos