Licença maternidade // Carência // Competência paga em atraso

Há 12 anos ·
Link

Sei que a carência exigida para eu dar entrada na licença maternidade é de 10 meses, também sei que na lei fala que quando a pessoa perde a qualidade de segurada, para ela recuperar o tempo de carência já cumprido basta contribuir um terço da carência exigida,no meu caso 3 meses de contribuição. Pois bem, quando minha filha nasceu eu já tinha contribuído 3 meses como contribuinte individual e, de acordo com a lei, resgatei o tempo de carência (10 meses) que já tinha cumprido quando trabalhei na empresa. Acontece que fui dar entrada no meu salário maternidade no INSS e meu pedido foi indeferido, ou seja, não me concederam. Pesquisando na Internet o motivo descobri que pode ter sido a ultima competência das 3 que atrasei alguns dias e paguei com juros... Teria sido esse o motivo ou foi indeferido injustamente? grata!

54 Respostas
página 3 de 3
Armando Franco de Godoy
Há 8 anos ·
Link

Anari// Em 01/09/2014 ela perdeu a qualidade de segurada. Para recuperar ela teria que recolher no mínimo 5 (50% de 10 de Carência) Competências ANTES do bebê nascer. Seriam as Competências 03/2016, 04/2016, 05/2016, 06/2016 e 07/2016 (entretanto foram só 3 (maio,junho e julho contribuições ANTES do bebê nascer) Entendendo que o bebê "no mês de Agosto de 2016 nasceu" Esses recolhimentos não reconhecidos pelo INSS para salário-maternidade deverão ser reconhecidos para contagem de tempo para aposentadoria. Boa sorte Armando

Anari gomes
Há 8 anos ·
Link

Armando, mas naquela época 4anos atrás, já exigia 50% para recuperar a carência dos contribuinte individual? Não era só um terço? Se fosse um terço dava rsrs

Raíza Santos
Há 7 anos ·
Link

Boa noite. Minha última contribuição foi em abril/2016 pela empresa. Estou grávida de 1 mês e no momento sou autônoma, eu ainda consigo receber salário-maternidade se começar a contribuir, mesmo não contribuindo os 10 meses exigido ? E se contribuir com o teto receberei o teto? Obrigada.

Angela Prado
Há 7 anos ·
Link

Olá. ....estou gestante de 4 meses. .nunca fui registrada. ....se eu pagar 6meses de inss de uma só vez....e continuar pagando o restante conforme os meses restante da minha gestação poderei receber o auxílio maternidade? ?

Nathalia Mary
Há 7 anos ·
Link

Olá bom dia Eu trabalhei com a carteira assinada no começo de 2017.E voltei a contribuir no INSS no começo de 2018 e descobrir q estava gravida,contribui 9 meses e continuei pagando ate ganhar dei entrada na licença maternidade mas até agora nada será que estou no tempo de carência ainda.qual é meu tempo de carência?

Douglas Silva
Há 7 anos ·
Link

Minha esposa contribui com o MEI estamos na dúvida, o tempo de carência é de 10 meses ANTES de engravidar ou antes do BB nascer? e como e quando devemos fazer o pedido da licença maternidade?

Denise Soares
Há 7 anos ·
Link

Eu não trabalho de carteira assinada, sou prestadora de serviços. Minha última contribuição pro INSS foi ano passado (mas não foram 10 meses) trabalhei na empresa pro 1 mês, li que, em 2018 a lei para ao aux maternidade mudou e que eu posso durante a gravidez, pagar 5 meses de INSS que estarei segurada do auxílio. Eu tive um cnpj em 2015/2016 e estou regulando ele, pois tinha alguns atrasos, então resolvi cancelar e ir pagando! Como faço para ter o benefício maternidade? Estou de 2 meses.

Joysse Almeida
Há 7 anos ·
Link

estou grávida de 10 semanaa não vou conseguir pagar as 10 contribuição pq o bb é ate 9 meses se ele nascer e eu ainda não completei as 10 será que assim que eu pagar teria direito?

Jhonathagracilene Silva
Há 7 anos ·
Link

Eu estou recebendo a lincesa maternidade são 4 meses faz 4 meses em maio e a ultima pacela recebo em junho será q eles pagam em maio?

Cristiane Sales de Amorim
Há 6 anos ·
Link

Trabalhei registrei em 2015 de lá pra não contribui com inss eu tenho uma bb de 9 mês mesmo eu pago essa carência de 10 mês eu não consigo receber mas o auxílio ou consigo????

Michele Feitosa da Silva
Há 6 anos ·
Link

Gostaria de saber porque nunca saiu da análise o meu auxílio maternidade pois contribui como autónoma 5 meses parcelas de 105 reais...já vai fazer 5 meses meu BB e nunca recebi preciso do dinheiro pra compra comida pro BB e n trabalho...

Vveiga Veiga Ghi
Há 6 anos ·
Link

Eu trabalhei 10 meses e ate comecei a pagar o inss..antes dessa vigencia em novembro de 2016 que mudou.e fui negada ...mas dei entrada antes da.lei mudar....

Eliane Reis
Há 6 anos ·
Link

Olá.trabanho de 2014 a 2016 de carteira assinada.recebi cinco parcelas de seguro.depois disso não contribui com o INSS mais.voltei pagar agora esse mês.to grávida de 12 semanas.sera que vo consegui receber o auxílio maternidade se continuar pagando até março que e o mês que o bebê vai nascer.

Shirley B Sousa
Há 6 anos ·
Link

Boa noite,queria tirar uma dúvida paguei nss mas de 4 anos parei de pagar em 2016 e estou gravida de 4 meses ,comecei pagar novamente já tem 3 meses pago,tenho que pagar mas qnto meses pra mim ter meu auxílio maternidade,me responde por favor

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos