Licença maternidade // Carência // Competência paga em atraso
Sei que a carência exigida para eu dar entrada na licença maternidade é de 10 meses, também sei que na lei fala que quando a pessoa perde a qualidade de segurada, para ela recuperar o tempo de carência já cumprido basta contribuir um terço da carência exigida,no meu caso 3 meses de contribuição. Pois bem, quando minha filha nasceu eu já tinha contribuído 3 meses como contribuinte individual e, de acordo com a lei, resgatei o tempo de carência (10 meses) que já tinha cumprido quando trabalhei na empresa. Acontece que fui dar entrada no meu salário maternidade no INSS e meu pedido foi indeferido, ou seja, não me concederam. Pesquisando na Internet o motivo descobri que pode ter sido a ultima competência das 3 que atrasei alguns dias e paguei com juros... Teria sido esse o motivo ou foi indeferido injustamente? grata!
Anari// Em 01/09/2014 ela perdeu a qualidade de segurada. Para recuperar ela teria que recolher no mínimo 5 (50% de 10 de Carência) Competências ANTES do bebê nascer. Seriam as Competências 03/2016, 04/2016, 05/2016, 06/2016 e 07/2016 (entretanto foram só 3 (maio,junho e julho contribuições ANTES do bebê nascer) Entendendo que o bebê "no mês de Agosto de 2016 nasceu" Esses recolhimentos não reconhecidos pelo INSS para salário-maternidade deverão ser reconhecidos para contagem de tempo para aposentadoria. Boa sorte Armando
Olá bom dia Eu trabalhei com a carteira assinada no começo de 2017.E voltei a contribuir no INSS no começo de 2018 e descobrir q estava gravida,contribui 9 meses e continuei pagando ate ganhar dei entrada na licença maternidade mas até agora nada será que estou no tempo de carência ainda.qual é meu tempo de carência?
Eu não trabalho de carteira assinada, sou prestadora de serviços. Minha última contribuição pro INSS foi ano passado (mas não foram 10 meses) trabalhei na empresa pro 1 mês, li que, em 2018 a lei para ao aux maternidade mudou e que eu posso durante a gravidez, pagar 5 meses de INSS que estarei segurada do auxílio. Eu tive um cnpj em 2015/2016 e estou regulando ele, pois tinha alguns atrasos, então resolvi cancelar e ir pagando! Como faço para ter o benefício maternidade? Estou de 2 meses.