Sei que a carência exigida para eu dar entrada na licença maternidade é de 10 meses, também sei que na lei fala que quando a pessoa perde a qualidade de segurada, para ela recuperar o tempo de carência já cumprido basta contribuir um terço da carência exigida,no meu caso 3 meses de contribuição. Pois bem, quando minha filha nasceu eu já tinha contribuído 3 meses como contribuinte individual e, de acordo com a lei, resgatei o tempo de carência (10 meses) que já tinha cumprido quando trabalhei na empresa. Acontece que fui dar entrada no meu salário maternidade no INSS e meu pedido foi indeferido, ou seja, não me concederam. Pesquisando na Internet o motivo descobri que pode ter sido a ultima competência das 3 que atrasei alguns dias e paguei com juros... Teria sido esse o motivo ou foi indeferido injustamente? grata!

Respostas

    Armando Franco de Godoy

    Armando Franco de Godoy Mogi Guaçu/SP Quarta, 02 de maio de 2018, 23h17min

    Anari//
    Em 01/09/2014 ela perdeu a qualidade de segurada. Para recuperar ela teria que recolher no mínimo 5 (50% de 10 de Carência) Competências ANTES do bebê nascer. Seriam as Competências 03/2016, 04/2016, 05/2016, 06/2016 e 07/2016 (entretanto foram só 3 (maio,junho e julho contribuições ANTES do bebê nascer) Entendendo que o bebê "no mês de Agosto de 2016 nasceu"
    Esses recolhimentos não reconhecidos pelo INSS para salário-maternidade deverão ser reconhecidos para contagem de tempo para aposentadoria.
    Boa sorte
    Armando

    A

    Anari gomes Sexta, 04 de maio de 2018, 9h09min

    Armando, mas naquela época 4anos atrás, já exigia 50% para recuperar a carência dos contribuinte individual? Não era só um terço? Se fosse um terço dava rsrs

    R

    Raíza Santos Terça, 19 de junho de 2018, 20h39min

    Boa noite.
    Minha última contribuição foi em abril/2016 pela empresa. Estou grávida de 1 mês e no momento sou autônoma, eu ainda consigo receber salário-maternidade se começar a contribuir, mesmo não contribuindo os 10 meses exigido ? E se contribuir com o teto receberei o teto?
    Obrigada.

    Angela Prado

    Angela Prado Terça, 11 de setembro de 2018, 9h47min

    Olá. ....estou gestante de 4 meses. .nunca fui registrada. ....se eu pagar 6meses de inss de uma só vez....e continuar pagando o restante conforme os meses restante da minha gestação poderei receber o auxílio maternidade? ?

    Nathalia Mary

    Nathalia Mary Quinta, 01 de novembro de 2018, 7h56min

    Olá bom dia
    Eu trabalhei com a carteira assinada no começo de 2017.E voltei a contribuir no INSS no começo de 2018 e descobrir q estava gravida,contribui 9 meses e continuei pagando ate ganhar dei entrada na licença maternidade mas até agora nada será que estou no tempo de carência ainda.qual é meu tempo de carência?

    Douglas Silva

    Douglas Silva Segunda, 10 de dezembro de 2018, 17h13min

    Minha esposa contribui com o MEI estamos na dúvida, o tempo de carência é de 10 meses ANTES de engravidar ou antes do BB nascer? e como e quando devemos fazer o pedido da licença maternidade?

    Denise Soares

    Denise Soares Sexta, 04 de janeiro de 2019, 13h04min

    Eu não trabalho de carteira assinada, sou prestadora de serviços. Minha última contribuição pro INSS foi ano passado (mas não foram 10 meses) trabalhei na empresa pro 1 mês, li que, em 2018 a lei para ao aux maternidade mudou e que eu posso durante a gravidez, pagar 5 meses de INSS que estarei segurada do auxílio. Eu tive um cnpj em 2015/2016 e estou regulando ele, pois tinha alguns atrasos, então resolvi cancelar e ir pagando! Como faço para ter o benefício maternidade? Estou de 2 meses.

    Joysse Almeida

    Joysse Almeida Sexta, 01 de março de 2019, 17h44min

    estou grávida de 10 semanaa não vou conseguir pagar as 10 contribuição pq o bb é ate 9 meses se ele nascer e eu ainda não completei as 10 será que assim que eu pagar teria direito?

    Jhonathagracilene Silva

    Jhonathagracilene Silva Quarta, 10 de abril de 2019, 8h06min

    Eu estou recebendo a lincesa maternidade são 4 meses faz 4 meses em maio e a ultima pacela recebo em junho será q eles pagam em maio?

    Cristiane Sales de Amorim

    Cristiane Sales de Amorim Quarta, 26 de junho de 2019, 23h53min

    Trabalhei registrei em 2015 de lá pra não contribui com inss eu tenho uma bb de 9 mês mesmo eu pago essa carência de 10 mês eu não consigo receber mas o auxílio ou consigo????

    M

    Michele Feitosa da Silva Quinta, 11 de julho de 2019, 15h22min

    Gostaria de saber porque nunca saiu da análise o meu auxílio maternidade pois contribui como autónoma 5 meses parcelas de 105 reais...já vai fazer 5 meses meu BB e nunca recebi preciso do dinheiro pra compra comida pro BB e n trabalho...

    Vveiga Veiga Ghi

    Vveiga Veiga Ghi Sábado, 10 de agosto de 2019, 1h11min

    Eu trabalhei 10 meses e ate comecei a pagar o inss..antes dessa vigencia em novembro de 2016 que mudou.e fui negada ...mas dei entrada antes da.lei mudar....

    Eliane Reis

    Eliane Reis Sexta, 16 de agosto de 2019, 7h55min

    Olá.trabanho de 2014 a 2016 de carteira assinada.recebi cinco parcelas de seguro.depois disso não contribui com o INSS mais.voltei pagar agora esse mês.to grávida de 12 semanas.sera que vo consegui receber o auxílio maternidade se continuar pagando até março que e o mês que o bebê vai nascer.

    Shirley B Sousa

    Shirley B Sousa Sábado, 16 de novembro de 2019, 21h55min

    Boa noite,queria tirar uma dúvida paguei nss mas de 4 anos parei de pagar em 2016 e estou gravida de 4 meses ,comecei pagar novamente já tem 3 meses pago,tenho que pagar mas qnto meses pra mim ter meu auxílio maternidade,me responde por favor