Comprei um veículo de leilão por seminovo.
Olá. Há mais ou menos 22 meses atrás, comprei um veículo “seminovo” (renault clio 2009) a preço de mercado (18.000). o qual na época parecia estar em bom estado. Não muito tempo depois percebi que o mesmo teria sido batido no passado mas não me importei pois esse tipo de coisa é comum.Porém, por ironia do destino, comecei a trabalhar como avaliador em uma concessionaria e passei a utilizar uma ferramenta chamada “check tudo”, a qual consulta todo o histórico do veículo. Foi quando resolvi consultar a placa do meu carro, cujo consta leilão (consta até a foto do mesmo batido). Antes disso tentei fazer o seguro do veículo, o qual nenhuma seguradora quis assegurar o valor total da fipe. Tentei repassar o carro e nenhum “lojista” disse trabalhar com esse tipo de veículo a menos que pegasse pela metade do valor da fipe pois nenhum banco agora financia esse tipo de carro. Enfim, gostaria de saber se tenho algum direito, afinal estou sendo muito lesado financeiramente (faltam 30 parcelas) fora o constrangimento, pois nunca fui informado de que se trataria de um veiculo “Pt”, sendo que paguei o valor de mercado e na época não tinha conhecimento suficiente para aceitar tal condição. Tenho um dossiê com fotos e extratos do mesmo antes de eu comprar, isso pode ajudar? Obrigado
Boa noite a todos.
Sou logista do ramo de automóveis e a algum tempo compro e revendo veículos provenientes de leilão de financeira. Gostaria de relatar um assunto afim de esclarecer a dúvida de muitos aqui nesse tópico, e deixar claro que o fato do veículo ser oriundo de leilão não dá a seguradora o direito de recusa ou depreciação do mesmo desde que seja aprovado nos diversos órgãos responsáveis pela regulamentação dos veículos, tais como detran, denatran, imetro, etc... Esse assunto ainda vai muito longe, pois aqui no Brasil parece que quem faz o errado está certo e quem faz o certo está errado. Eu compro nos leilões e assumo total responsabilidade sobre o estado dos veículos, que são comprados no estado e sem qualquer garantia, faço as devidas manutenções em minha oficina, levando em consideração que se a pessoa perdeu o veículo para financeira pq não podia pagar a parcela, provavelmente não estivesse fazendo as devidas manutenções. A verdade é que como empresário procuro sim pagar menos.....mas vendo os veículos revisados, dou garantia prevista por lei, laudo cautelar aprovado e todos veículos saem da minha loja documentados. Já tive alguns problemas com a Porto seguros que negou o seguro para um cliente e para outro quis depreciar pelo fato de o veículo ter somente o histórico de comercialização pelo leiloeiro que é somente um intermediário. Qd isso ocorreu eu prontamente entrei em contato com o procon, afim de ter a certeza de estar agindo de forma legal ao comercializar tais veículos e me foi dito que estou dentro da lei, desde que forneça aos clientes, laudos comprobatórios, documentação em dia e veículo sem vícios ocultos e me orientou a acionar a seguradora, pois ela fere o artigo 29 do cdc por se tratar de pratica abusiva. Eu mesmo como logista comercializo mais de 80% dos veículos de forma financiada e até mesmo meus clientes estão sujeitos a terem dificuldade financeira e sendo assim ter o veículo retomado pela financeira, e na minha opinião quem deve ser negativado é o proprietário e não o veículo. Mas como disse anteriormente no Brasil quem pode mais chora menos e infelizmente será difícil a luta contra os bancos e seguradoras.
Alguém poderia me ajudar? Comprei um carro de um único dono,fiquei com ele por quase dois anos segurado pela azul seguros e a agora q ia fazer a venda constou um sinistro de Leilão no laudo cautelar sendo q o MSM carro estava comigo na data do leilão? Perdi a venda por esse motivo...alguém pode me ajudar.
Comprou carro de leilao...saiba que se vc nao foi informado sobre isso pelo vendedor....sinto lhe dizer...mas vc SIFUDEU!! Pois no momento que vc compra um carro deste saiba que: seguradora nao gosta de fazer seguro e quando fazem é burocratico e no caso de PT eles pagam só 70% da fipe. financeiras nao estao mais querendo financiar estes carros...pois na hora que seu novo dono descobre..ele para de pagar o carro causando prejuizo pro banco. *na hora que vai vender um carro deste é um problema...ou vc engana o comprador e nao fala pra ele que o carro é de leilao ou vc fala pra ele que o carro é de leilao e vende muito+muito abaixo do que ele vale. Esta é minha sincera opiniao sobre carros de leilao.
Eu sempre tive vontade de entrar nesse negocio de comprar e vender carro de leilão, tanto pelo lucro e também porque gosto de trabalhar com carros, mas é um negocio que pode te dar muito problema. Pois fica para sempre no prontuário do veículo essa informação e isso pode lhe causar alguns transtornos e prejuízos. Por exemplo quando for tentar fazer um seguro ou dar o carro como parte de pagamento em outro em loja, principalmente se for num carro 0km, geralmente essas lojas fazem pesquisa do carro e se for de leilão nem vão aceitar. Outra alternativa seria avisar ao comprador que o carro é de leilão, mas se vc fizer isso, todo o seu lucro desaparece, pois é justamente essa diferença de um carro normal que vai valer a pena revender esse tipo de carro... No fim, a única alternativa seria mesmo para uso próprio, se paga mais barato, mas ai dificilmente vc vai ficar com esse carro até acabar, vc vai acabar vendendo uma hora, dai dificilmente irá conseguir se quiser ser honesto e avisar que é carro de leilão... Eu tive um carro de um amigo meu, ele comprou um carro de uma loja e usou por uns 3 anos, dai resolveu dar de entrada num outro mais novo numa outra loja, essa loja pesquisou e viu q era de leilão e recusou, ele voltou na loja que ele havia comprado e o cara se negou a resolver a questão recomprando o carro, agora ele acionou a loja na justiça...