Se o menino já passa mais tempo com vcs, porque não pedir a guarda?
Grave as conversas com ela, e-mails, depoimentos, tudo que puder e peça a guarda. Ou então, peçam mudança no pagamento da pensão, que seja "in natura", ou seja, seu irmão não dará dinheiro a ela, mas pagará diretamente à escola, à empresa que faz a condução, ao plano de saúde, dará os alimentos (feira), entende? Supre as necessidades do filho, mas não sobra nenhum tostão pra ela ficar torrando a paciência do seu irmão.
No mais, a mãe também deve contribuir com o sustento do filho.
cemese,
Ela só poderá mudar-se ou ausentar-se com a criança, com a autorização do PAI. Caso insista em fazê-lo, procurar uma Delegacia para fazer um B.O.) e pedir guarda unilateral. Já que a mãe parece não ter juízo nenhum e, segundo você, até o uso da pensão alimentícia é questionável, talvez fosse essa a melhor solução.
Quanto ao acordo do pagamento da condução para que seu sobrinho não tenha que mudar de escola, se há um termo assinado, deverá ser cumprido.
O pai deve constituir advogado, para pleitear e sanar essas questões na Justiça, em caso de conflito.
Boa sorte.