Olá! Estou sem registro vai completar 3 anos dia 02/05/2014, se der entrada no meu fundo de garantia, terei direito quando? A data do meu aniversario é em Abril. Posso receber antes? Por qual motivo devo esperar a data do aniversário? Agradeço a atenção desde já.

Respostas

    S

    skuza Sexta, 27 de dezembro de 2013, 17h15min

    Isso é uma imposição legal, está prevista no art. 20, inciso VIII da lei 8036.

    Art. 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações:

    VIII - quando o trabalhador permanecer três anos ininterruptos, a partir de 1º de junho de 1990, fora do regime do FGTS, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta.

    Mas você está sem trabalhar de carteira assinada há 3 anos?

    N

    name Sexta, 27 de dezembro de 2013, 17h33min

    Vai completar em maio ainda ! Até lá pretendo estar trabalhando, mas devido a uns problemas de saúde, não tenho certeza... mas caso ainda não esteja, quais são os direitos?

    S

    skuza Sexta, 27 de dezembro de 2013, 17h37min

    Bom pelo que você falou não entendi direito ainda se você está há 3 anos sem trabalhar de carteira assinada ou não.

    Mais acontece o seguinte, se você ficar 3 anos sem trabalhar de carteira assinada você tem direito de sacar o saldo da conta vinculada do FGTS.

    N

    name Sexta, 27 de dezembro de 2013, 17h46min

    Estou 3 anos sem registro em carteira. Mas entendi sua explicação, muito obrigada! Feliz ano novo!

    M

    MArcilioJC Suspenso Sexta, 27 de dezembro de 2013, 23h17min

    Lamento mas vc só vai sacar seu FGTS em 2015 pois 1º faz-se o aniversário de 3 anos fora do regime do FGTS, depois aguarda-se o mês de seu aniversário de nascimento. Só saca em Abril de 2015.

  • -1
    Tiago Balduino

    Tiago Balduino Terça, 30 de dezembro de 2014, 7h18min

    galera eu faz 3 anos que tenho um fgts parado de uma empresa que trabalhei mas eu vim trabalhando em outras empresas, eu não tenho direito de receber ?

    R

    Rafael F Solano Terça, 30 de dezembro de 2014, 8h01min

    Não Tiago, só se estivesse sem registro em carteira ao longo desses 3 anos.

    Gleice Silva

    Gleice Silva Domingo, 04 de janeiro de 2015, 14h00min

    boa tarde , vou fazer 3 anos sem carteira assinada em junho 2015 , mas o meu aniversario é janeiro 2015, gostaria de saber se no mes de junho 2015 o de completo 3 anos sem registro posso retirar meu fgts ?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de janeiro de 2015, 17h53min

    Gleice, terá de aguarda seu aniversário em janeiro de 2016.

    Flavia Patience

    Flavia Patience Sábado, 10 de janeiro de 2015, 18h44min

    Pedi as contas da ultima empresa que trabalhei no dia 10/01/2012 e agora dia 10/01/2015 está fazendo 3 anos que não trabalho com carteira registrada, minha ultima contribuição com o FGTS foi em Dezembro/2011. Quando poderei sacar meu FGTS e como é feito o saque?

    Uellington Lima

    Uellington Lima Sábado, 10 de janeiro de 2015, 20h15min

    Flavia você só poderá sacar a partir do primeiro Mês do seu aniversario. se Faz esse mês já poderá sacar.

    Uellington Lima

    Uellington Lima Sábado, 10 de janeiro de 2015, 20h17min

    To na mesma situação da Flavia Gostaria de Saber quais os Documentos Necessários pra retirar, o saldo do FGTS.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 11 de janeiro de 2015, 18h07min

    Lima, uma vez satisfeito os 3 anos fora do FGTS e a data de seu aniversário, compareça na agência da CEF com sua CTPS, RG, CIC e PIS, conforme o valor pode sacar na hora.

    G

    gleice santos Domingo, 11 de janeiro de 2015, 23h43min

    Olá, trabalhei numa empresa de Janeiro de 2009 até Fevereiro de 2011 quando pedi as contas, depois passei rapidamente por uma empresa e sai no mesmo ano de 2011. Desde lá não tenho trabalho com registro na CLT, faço aniversário em Abril. Posso sacar meu fgts, tendo em vista que completaram 3 anos em Abril de 2014? É só ir em uma agencia da Caixa com os documentos para sacar??

    R

    Rafael F Solano Domingo, 11 de janeiro de 2015, 23h51min

    "rapidamente por uma empresa e sai no mesmo ano de 2011"

    Em que mes de 2011 vc se desligou, emprego em que vc teve seu último registro em carteira?

    Só quando completar 3 anos fora do regime do FGTS (observe o mês da rescisão), e aguardando o mês de seu aniversário é que poderá sacar.

    Didica Vasconcelos

    Didica Vasconcelos Segunda, 12 de janeiro de 2015, 21h32min

    Boa noite,
    Se já completou os 3 anos sem assinatura na carteira em 2014 e o aniversário é no final de janeiro, já pode sacar mesmo estando antes da data de aniversário? Estando no mes de aniversario pode ou tem que esperar o dia do aniversario em diate?

    R

    Rafael F Solano Terça, 13 de janeiro de 2015, 7h51min

    Pode sacar, vc está no MÊS de seu aniversário.

    E

    Elisa Stefane Quinta, 15 de janeiro de 2015, 9h37min

    Ola bom dia, gente pelo que li aqui deu para intender um pouco ,mais gostaria de reforçar.

    EU SAI DA ULTIMA EMPRESA EM OUTUBRO DE 2012,SENDO NESTE ANO DE 2015 IREI FAZER 3 ANOS. PORÉM FAÇO ANIVERSARIO EM NOVEMBRO . EAI ME AJUDEM COMO FICARÁ.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 15 de janeiro de 2015, 18h00min

    Stefane, se nesses 3 anos vc ficou fora do regime do FGTS, vc deu sorte, no mês seguinte ao completar 3 anos vc já pode sacar o saldo retido.

    Lu Costa

    Lu Costa Quinta, 15 de janeiro de 2015, 21h46min

    No dia 01/11/2014 completei 3 anos ininterruptos fora da CLT, e agora fui aprovado em um concurso do Estado Celetista(CLT), Fundação CASA. Irei fazer aniversário em Junho de 2015, e o concurso me chamará antes, creio que em fevereiro ou março. Independente de um novo registro posso efetuar o saque já que fiquei 3 anos fora do fgts?