estou com minha mulher á 8 anos, porem moramos junto a 3 anos como esposa e esposo, mas não somos casados do papel, ela esta se separando de mim, por motivo de ciumes por parte dela, ela me acusa que estou traindo ela com uma PRIMA minha, mas tenho a consciência limpa e em paz que nada disso ocorreu! queria saber quais direito eu tenho nessa separação, ela tem 2 terrenos no nome dela, porem eu participei nessa iquisição ajundando-a, todavia que antes de viver esses 3 anos com ela eu morava em são Jose dos campos SP , vendi meu carro e deixei tudo pra viver com ela aqui no RIO DE JANEIRO RJ, apedido dela como prova do meu amor por ela, assim eu fiz! hoje ela me deixa por ciumes me acusa de tudo! estou me sentido um lixo ! porem não quero separar dela! mas não tem volta, me ajude, como devo proceder em relação aos direitos que tenho! obrigado.

Respostas

    L

    Lilian1 Segunda, 30 de dezembro de 2013, 13h41min

    Os terrenos foram comprado antes ou depois da uniao?

    M

    MArcilioLuizMartinho Suspenso Segunda, 30 de dezembro de 2013, 13h49min

    Realmente, de nada adianta vc querer ou não a separação. BAsta que 1 apenas a queira.

    Se algum desses terrenos foi adquirido depois que vcs iniciaram a união estável, vc tem direito a 50% deste terreno.

    Quanto ao que vc fez para ir viver com ela são as escolhas que todos fazemos na vida, não se pode repassar a responsabilidade a terceiros, vc escolheu assim por que quis, lhe era conveniente.

    ?

    makayy Segunda, 30 de dezembro de 2013, 19h04min

    sim um desses terrenos eu participei, como devo proceder para ter esses direito?

    M

    MArcilioLuizMartinho Suspenso Segunda, 30 de dezembro de 2013, 19h08min

    Vc terá de entrar na justiça requerendo o reconhecimento e a dissolução da união estável, cumulado com partilha de bens.

    D

    Desconhecido Quinta, 06 de novembro de 2014, 22h40min

    eu não sou casado no papel não tenho nada no meu nome tenho 2 filhos e ela tanbem não tem nada no nome dela tenho 11 anos de casado q direito ela tem
    na separação

    G

    GLC Sexta, 07 de novembro de 2014, 9h49min

    Se não existe bens a partilhar, cada um não terá direito a nada, no entanto se os filhos são menores, vai ter que pagar pensão.

    Fátima Moura

    Fátima Moura Quarta, 22 de abril de 2015, 18h08min

    tenho um relacionamento a 9 anos e estou em fase de separação mais não sou casada no papel e temos um filho de 3 anos o que tenho direto

    G

    GLC Quinta, 23 de abril de 2015, 9h50min

    Caso tenha adquirido nesse espaço de tempo algum imóvel de formar onerosa, aquilo que adquiriu será dividido em partes iguais. Quanto a criança terá direito à pensão alimentícia. É de bom alvitre alertar que deverá entrar em Juízo com uma ação de dissolução de União Estável, caso possua bens.

    K

    Karini Angela Sábado, 16 de janeiro de 2016, 16h18min

    oi tenho um relacionamento de 15 anos com o pai do meu filho ..gostaria de saber quais são os meus diretos com ele..tenho áudios e mensagens de calunia e difamação ...tenho um carro no meu nome que esta alienado pois acabei de comprar pois tinhamos um outro carro que ele comprou no cartão de credito e nunca pagou ja eu assumi as demais prestações e quando eu quitei ele o mesmo vendeu p por em nome de terceiros ...então assim o fez só q esse terceiro pediu para tirar o carro do seu nome pois estava indo embora e n queria problemas futuros...
    moramos numa casa alugada e n temos nada....e as coisas da casa n vou levar nada pois n quero lembranças do que passou

    K

    Karini Angela Sábado, 16 de janeiro de 2016, 16h19min

    lembrando que moramos 7 anos juntos e n somos casados no papel

    G

    GLC Terça, 19 de janeiro de 2016, 10h50min

    Faça o seguinte, Karini: Requeira em Juízo a dissolução da União estável com pedido de pensão alimentícia para o filho e partilha do bem (carro), vez que ele terá direito a metade nas parcelas pagas do carro.

    Paula Correia

    Paula Correia Quinta, 26 de maio de 2016, 8h48min

    Bom dia me chamo Paula bem eu sou casada mas não no papel a 12 anos tenho uma filha de 7 que vai fazer 8 anos estou na crise da Separação o meu esposo nós temos um terreno que estamos construindo uma casa mas até agora não terminamos por falta de renda Ele trabalha em Comércio e tipo Quintana mas não é dele pago aluguel no momento estou morando em aluguel mas a gente quer separar tanto eu quanto ele eu não trabalho já trabalhei sair do meu emprego por causa dele que ele não queria que eu trabalhasse pediu pra mim sair já faz três anos que eu não trabalho dependo dele aí eu gostaria de saber o que que eu tenho direito se eu tenho direito na casa se eu tenho direito alguma pensão dele é minha filha também.

    G

    GLC Quinta, 26 de maio de 2016, 15h04min

    Paula, você terá direito naquilo que adquiriram juntos, se o terreno foi adquirido na convivência com ele, você vai ter a metade. No que se refere à pensão somente o seu filho terá direito.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 26 de maio de 2016, 19h38min

    Trate logo de voltar ao mercado de trabalho, seria mais garantido se vc tivesse uma profissão, existem cursos gratuitos oferecidos pelo Senac, Senai, etc, até de nivel tecnico, mas tem os profissionalizantes de curta duração mas que forma o profissional, como Cabelereiro, Cozinheiro, etc, assim vc garante seu sustento e tmb cumpre com sua parte na obrigação de sustetar a prole, é meio a meio, cada genitor. Então vc providencia a separação com a partilha do bem comum, e pede a pensão de seu filho.

    Boa sorte!!

    A

    ailton Sábado, 13 de agosto de 2016, 17h24min

    Boa tarde
    Não sou casado no papel, mais moro com ela a 11 anos
    Ele tem duas filhas não são minhas
    Uma de 16 anos ou de 19 anos
    A de 16 faz estagio INSS
    Essa mulher que mora comigo sai e nunca me da satisfação aonde vai, fico sem saber de nada.
    Hoje mesmo esta 4 dias fora com suas filha.
    Quero me separar dela, ai vem a duvida tenho que pagar pensão a ela?
    Não tenho nada de valor em meu nome nem ela.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 13 de agosto de 2016, 22h40min

    Se ela não é idosa, não é enferma com laudo que defina ser ela incapaz para o trabalho, dificilmente vc terá de pagar pensão, se tiver será por prazo curto, de 4 a 6 meses caso ela esteja desempregada.

    A

    ailton Domingo, 14 de agosto de 2016, 3h30min

    Obrigado por responder Rafael F Solano
    Ela não é idosa, só tem pressão alta,
    Mais presta concurso publico tentando passar
    Tem 40 anos significa que vou pagar pensão de 4 a 6 meses
    Preferia não me separar gosto muito dela, mais desse jeito não da mais.
    Entendi Obrigado de novo.

    Gedeane Souza

    Gedeane Souza Quarta, 24 de agosto de 2016, 17h11min

    Gedeane Souza
    perguntou 0 vezes
    respondeu 1 dúvida" href="jus.com.br/1376910-gedeane-souza/postagens" data-original-title="" title="" style="box-sizing: border-box; color: rgb(7, 70, 168); text-decoration: none; display: block; font-size: 1.2em; margin-right: 1em; background-color: transparent;">Gedeane Souzahá 4 minutos

    Boa tarde! Vivo a 14 anos com meu companheiro e tenho 3 filhos com ele. Não somos casados, apenas vivemos juntos. Quando eu o conheci ele tinha um terreno com uma pequena casa construída. Durante a convivência construímos mais 2 casas no mesmo terreno. Só que todo dinheiro investido foi dele. Eu o ajudei apenas na administração da compra de materiais. Se hoje nos separamos. Quais são meus direitos?

    Gedeane Souza

    Gedeane Souza Quarta, 24 de agosto de 2016, 17h11min

    Boa tarde! Vivo a 14 anos com meu companheiro e tenho 3 filhos com ele. Não somos casados, apenas vivemos juntos. Quando eu o conheci ele tinha um terreno com uma pequena casa construída. Durante a convivência construímos mais 2 casas no mesmo terreno. Só que todo dinheiro investido foi dele. Eu o ajudei apenas na administração da compra de materiais. Se hoje nos separamos. Quais são meus direitos?

    Aislan Fernandes

    Aislan Fernandes Sábado, 03 de setembro de 2016, 11h41min

    Bom dia! Tenho uma união estável há 06 anos com uma pessoa ( + 6 de namoro) temos um filho de 03 anos. A casa que moramos ela financiou em nome dela ha certa de 07 anos e toda a reforma da casa + documentação do imóvel +os móveis eu participei até com valores maiores pois ganhava mais na época. As prestações ela paga, as outras despesas como água + energia + telefone + outra comodidades sou eu + 70% da despesa com alimentação e + 70% no vestuário do nosso filho. Ela quer separa de mim pois afirma que eu tenho outra pessoa. Consegui financiar uma casa em meu nome + um carro após o seu pedido de separação via advogado junto ao Fórum. Quais os meus direitos? Quanto terei que pagar de pensão caso eu saio da casa? Terei algum direito nessa casa que eu ajudei a reformar e mobilhar?