Vizinhos e Cigarro

Há 12 anos ·
Link

Eu moro no segundo andar de um prédio de 2 andares e estou tendo problemas com o cigarro do vizinho de baixo. Ele e a mulher fumam praticamente o dia inteiro e principalmente a noite, já me acostumei a viver com as janelas fechadas mas o problema é que ele fuma na sala e a fumaça passa por baixo da porta dele fica no hall, na escada e entra pela fresta da minha porta.

Sei que essa questão com fumo é muito complicada, e sei que ele tem todo o direito de fumar dentro de casa, mas já li alguma coisa referente a fumaça não poder ocupar as áreas comuns, e nem outros apartamentos, já li praticamente todos os fóruns referente ao assunto.

Já ouvi falar de lei anti fumo, de chamar a vigilância sanitária, de perturbação e insalubridade, o que eu poderia alegar pra ele dentro da lei para que ele diminua a fumaça do cigarro e não eu?

E que medidas internas, como esponjas com vinagre, avisos nos murais, aromatizadores e outras que eu poderia tomar sem que a lei se vire contra mim?

Obrigada, qualquer comentário será de grande ajuda, estou desesperada!

25 Respostas
página 1 de 2
Rodrigo
Advertido
Há 12 anos ·
Link

... apenas chame o síndico, como diria o Tim !

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

obrigada, mas gostaria de uma resposta que me ajudasse juridicamente.

Vanderlei Leandro Sasso
Há 12 anos ·
Link

Comentário apagado pelo usuário

Exatto
Há 12 anos ·
Link

Juliana 16 - Conforme Constituição Federal de 05/08/1988 - Lei específica que trata exclusivamente do assunto : Art. 5 Incisos X e XI da Lei 13.541 de 07/05/2009 fala dos locais próprios (e livres) aos fumantes, bem como aos direitos de outrem sobre os efeitos do fumo aos não fumantes. Ali fala dos locais apropriados como : jardins, praças.....e sempre respeitando os locais fechados. como residências, escolas, clubes.... PARÁGRAFO ÚNICO - Nos locais indicados nos incisos I, II e V deste artigo deverão ser adotadas condições de isolamento, ventilação ou exaustão do ar que impeçam a contaminação de ambientes protegidos por esta lei. Portanto, entende-se que o morador tem o direito de morar bem, viver saudável, mesmo em coletividade. EXIJA SEUS DIREITOS, se for o caso, contrate um advogado.

Elisete Almeida
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Cheiro de alho incomoda a beça, de fritura também, oh coisa inconveniente que vem rebolado lentamente até entrar dentro da minha casa e entra-me pela janela a dentro.

Já pensou num pano húmido a tampar a parte de baixo da porta?

Vanderlei Leandro Sasso
Há 12 anos ·
Link

Comentário apagado pelo usuário

Vanderlei Leandro Sasso
Há 12 anos ·
Link

Comentário apagado pelo usuário

Elisete Almeida
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Sasso;

Em Portugal ainda há a possibilidade de termos ambientes para fumadores e ambientes para não fumadores, quem quiser fumadores nos seus estabelecimentos basta instalar um sistema de extração de fumo.

Quanto ao comentário sobre "Salazar, ditador português que gostava não só de proibir coisas, mas também de prender e arrebentar pessoas", evite o disse-que-me-disse, pesquise em livros sérios sobre a vida de Salazar, que era tão ruim que muitos hoje sentem a falta dele. Aliás, o meu marido esteve no enterro dele. Posso lhe assegurar que Salazar era um "carrasco", mas para quem não queria produzir, estudante que reprovasse no ensino pago pelo povo era enviado para as colônias em África; malandro, com ele, comia um cortado. Morreu deixando uma conta corrente com 33 contos na época.

Se lembra da 2ª Guerra? Salazar enviou para a guerra muita comida em troca de ouro, mas os homens ficaram em Portugal, a cuidar das suas famílias, ele não enviou tropas para o combate.

Bem, se eu fosse contar todas as histórias que meu marido conta-me, que ele presenciou, ia faltar espaço.

Elisete Almeida
Advertido
Há 12 anos ·
Link

PS: Salazar proibiu a venda de isqueiros importados, para fomentar a produção nacional de fósforos

Pai Gente Fina
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Pq o cara não fumar em casa?

Thiago Rodrigues
Há 12 anos ·
Link

A pessoa não pode fumar dentro da propria casa???

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Muito obrigada pelas respostas!

Exatto, você respondeu "exatamente" o que eu imaginava só faltava uma explicação concreta.

Não estou pensando em privar o meu vizinho do prazer de fumar na casa dele, mas acho que como não fumante não devo ser privada de respirar um ar limpo dentro da minha casa.

Sinceramente eu não sei o que ele faz com o cigarro, mas o cheiro fica sim no hall, e entra pela porta, acho que seria uma absurda injustiça comigo ter que ficar preocupada com a fumaça o tempo todo.

Tem mais uma coisa, antes de entrar com um processo contra o meu vizinho, existe algum tipo de aviso anti-fumo que eu possa colocar no quadro de avisos, hall e escadas que não possibilite a ele me processar por danos morais ou algo do tipo? Bater na porta dele, ou até mesmo reclamar pela janela poderia dar motivos? Desculpem tantas duvidas, mas por ser um prédio pequeno não temos sindico.

Vanderlei Leandro Sasso
Há 12 anos ·
Link

Comentário apagado pelo usuário

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Teria que interpretar esses artigos, e quanto a lei estadual de são Paulo? Acredito que com um bom advogado, eu poderia ganhar um processo como esse até mesmo porque posso provar o que estou alegando, por mim um fiscal, advogado, testemunha, juiz, qualquer um poderia vir aqui no meu prédio agora mesmo e sentiria o drama que eu passo. Até quem não fuma fica chocado.

Quero preservar a minha saúde, meu bem estar...

Se ele fuma e o fedô empesteia o prédio, ele que feche as janelas e lacre as portas, coloque panos úmidos, etc etc. Não eu, o habito que incomoda (causa danos a saúde) não é meu!

Claro que eu não queria ter que chegar nesse ponto, mas não vejo outra alternativa... até mesmo porque o apartamento dele é alugado, ele não tem o menor cuidado com o prédio, a porta dele está imunda, cheia de cinzas de cigarro... sim no hall...

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Vanderlei, uma observação ao post anterior: Concordo sim que hoje vivemos a era da proibição, mas infelizmente isso quer dizer viver em sociedade, um dia, todos seremos proibidos de fazer algo que "'incomode" a sociedade. E por coerência acredito que restringir o cigarro não é diferente da proibição de fazer barulho, por exemplo... você quer um carro de som debaixo da sua janela? acredito que nem durante o dia quando ainda é parcialmente permitido.

Também sou muito a favor do fumo em locais privados, desde que seus proprietários lacrem, tampem, fechem e fiquem bem confortáveis com sua fumaça só pra eles, assim tirariam o prazer máximo deste habito, e não precisam dividir com ninguém.

Por que existe vigilância sanitária se vc pode escolher comer algo estragado ou não? por que vc não pode simplesmente agredir ou ofender alguém na rua? Por que vc não pode dirigir bêbado se a vida é sua e o carro é seu? É a ideia de proteção à vida que a sociedade deve lhe garantir.

Sei que meus argumentos são fracos, não sou advogada.

Elisete Almeida
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Juliana 16;

Vc anda na rua? O cheiro do monóxido de carbono emitido pelos carros te incomoda? Podia tentar proibir também a circulação dos veículos que emitem tal gás (acho eu que seja um gás), o que acha? Claro, desde que seja uma pessoa que não utilize nenhum tipo de transporte, de forma direta ou indireta (não se esqueça que a comida que compramos no supermercado é levada em veículo poluente, logo é uma forma indireta de poluir), que o emita.

Ops! Neste caso, paga-se o poluidor-pagador para poder poluir, mas o imposto acrescido do cigarro também contém este poluidor-pagador.

E quem lhe disse que o cigarro faz mal à saúde, mas se formos ver bem tudo faz mal à saúde, porém, tudo tem seus benefícios também, inclusive o cigarro. já ouviu falar que o cigarro ajuda a prevenir a doença de Parkinson? Mas a pesquisa científica que fala isso não é conveniente para alguns "defensores do ambiente saudável" (pessoas que se calhar poluem muito mais do que os fumadores).

E se fosse um vizinho que adorasse comer frituras e passasse o dia a fritar coisas e o cheiro a óleo queimado circulasse? Ou um vizinho que festejasse todos os dias (noite a dentro) com churrasco, aquele cheiro a carne assada a entrar casa a dentro? Ou um vizinho peidorrento?

Querem o que? Uma sociedade com comportamentos traçados a um padrão estipulado por alguns?

1 resposta foi removida.
Cirus IV
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Elisete o peido não tem como ser debitado na conta do vizinho e de ninguém, na realidade o peido não nos pertence, nós só os liberamos, somos meros agentes que liberam o peido, por que ele, o peido, é produzido dentro de nossos intestinos por bactérias, são elas as fabricantes do gases.

Em outras palavras, flatulência ou flato (do latim flatus, sopro) é uma ventosidade anal que pode ser ruidosa ou não e tem um cheiro fétido. Tem origem dos gases que são ingeridos juntamente com a comida e, minoritariamente, dos gases acumulados durante o processo de digestão dos animais, na etapa de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do intestino. Um desses processos é a fermentação de carboidratos por bactérias.

1 resposta foi removida.
Cirus IV
Advertido
Há 12 anos ·
Link

É cara Elisete a vida está na morte!

Eu uso o argumento para me eximir de culpa de todos os peidos que solto, e digo mais, não nego um peido para os amigos kkkkkk, cheira a sua cota e pronto kkkkk

É um filme de terror de arrepiar os cabelos de qualquer defunto. Depois que a gente passa desta para melhor, nosso corpo perde suas defesas e começa a ser atacado por todos os lados: bactérias, animais e até substâncias produzidas por nós mesmos dão início ao fim. O cadáver vai ficando escuro e inchado, a pele e os órgãos se desfazem e o cérebro vira um caldo. Depois de algum tempo, não sobra quase nada. A decomposição acontece em duas frentes. A primeira é a mais esquisita: o próprio corpo se decompõe. "Quando alguém morre, a oxigenação pára de acontecer e o organismo se desequilibra. Minerais como o sódio e o potássio, importantes para o metabolismo, deixam de ser produzidos. Com isso, as células se desestabilizam e passam a digerir o próprio corpo", diz o fisiologista e professor de medicina legal Marco Aurélio Guimarães, da Universidade de São Paulo (USP). Ao mesmo tempo, bactérias famintas também entram no banquete. As primeiras a avançarem na carne são as da flora intestinal e da mucosa respiratória, que já vivem no organismo. Para continuarem vivas, essas bactérias invadem os tecidos e os devoram. Depois disso, as bactérias do ambiente deixam o cadáver irreconhecível. O suculento resto fica para insetos e até cães, gatos e urubus. Em geral, um corpo sepultado leva de um a dois anos para se decompor totalmente, mas esse tempo pode variar dependendo das condições do ambiente e do cadáver - se o morto tomava antibiótico, por exemplo, o processo demora bem mais. No fim, sobram apenas ossos e dentes, que duram milhares de anos a mais que os outros órgãos. Eles são a principal pista para que peritos consigam solucionar mortes violentas.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-corpo-humano-se-decompoe

2 respostas foram removidas.
Exatto
Há 12 anos ·
Link

Juliana 16 - Não vejo possibilidades do infrator ganhar uma causa dessas alegando danos morais, quando a própria lei antifumo lhe dá o direito de reclamar dos efeitos produzidos pelo danos causados por terceiros. Acho sim, que vc deva reproduzir cartazes comunicando visualmente dos males causados pelo fumo.

1 resposta foi removida.
Vanderlei Leandro Sasso
Há 12 anos ·
Link

Comentário apagado pelo usuário

1 resposta foi removida.
Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos