Vizinhos e Cigarro
Eu moro no segundo andar de um prédio de 2 andares e estou tendo problemas com o cigarro do vizinho de baixo. Ele e a mulher fumam praticamente o dia inteiro e principalmente a noite, já me acostumei a viver com as janelas fechadas mas o problema é que ele fuma na sala e a fumaça passa por baixo da porta dele fica no hall, na escada e entra pela fresta da minha porta.
Sei que essa questão com fumo é muito complicada, e sei que ele tem todo o direito de fumar dentro de casa, mas já li alguma coisa referente a fumaça não poder ocupar as áreas comuns, e nem outros apartamentos, já li praticamente todos os fóruns referente ao assunto.
Já ouvi falar de lei anti fumo, de chamar a vigilância sanitária, de perturbação e insalubridade, o que eu poderia alegar pra ele dentro da lei para que ele diminua a fumaça do cigarro e não eu?
E que medidas internas, como esponjas com vinagre, avisos nos murais, aromatizadores e outras que eu poderia tomar sem que a lei se vire contra mim?
Obrigada, qualquer comentário será de grande ajuda, estou desesperada!
Juliana 16,
O correto aí é pedir ao Síndico, que envie uma carta a este Condômino, para que tome medidas cabíveis para que a fumaça de seu cigarro não venha incomodar outros vizinhos. E como não se pode proibir que se fume dentro de sua unidade, mas pode o Condomínio tomar medidas severas sobre o cheiro do mesmo, dentro das unidades do condomínio.
Acho que é a melhor maneira para tentar sanar este problema. Ou chamar o morador e tentar uma boa conversa. Nada melhor que conversar cara a cara.
Tive um problema parecido com o seu, e resolvi primeiramente com a carta e depois com conversas. Boa sorte
Thiago Rodrigues, vc tem o direito de fumar dentro da sua própria casa. A questão não é essa. A questão é a fumaça/cheiro estar invadindo a casa de terceiros. Vamos fazer uma analogia: Imagine o seu vizinho de cima lavar a casa dele e a água invadir o seu apartamento. Vc vai reclamar e o seu vizinho lhe pergunta: Mas eu não posso lavar a minha própria casa? Entendeu?