Com o advento da constituição de 88, os DECRETO-LEIS foram revogados?

Há 12 anos ·
Link

Os DECRETOS-LEIS continuam valendo?

9 Respostas
Cirus IV
Advertido
Há 12 anos ·
Link

A CF/88 não prevê a figura do decreto-lei, que era uma forma do executivo legislar, muito usado no regime militar, o decreto foi substituído CF/88 na prática pela medida provisória. Ambos se diferem mas a verdade é que a MP é uma forma do executivo legislar e depende de requisitos...

Jurist
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Continuam valendo, em razão do que se chama de recepção.

Cirus IV
Advertido
Há 12 anos ·
Link

pode me dar um exemplo de algum decreto-lei depois de 88, ou melhor o número do decreto-lei depois de 88

Jurist
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

O Código Penal era um decreto-lei, que continua valendo, pois foi recepcionado pela Constituição Federal. Recepcionado como Lei Ordinária.

Cirus IV
Advertido
Há 12 anos ·
Link

O que tem hoje são decretos e o site tem todos os decretos da presidente Dilma, por exemplo, mas não são decreto-lei

http://ayrtonbecalle.com/toda-legislacao-proposta-pelo-governo-dilma/todos-os-decretos-do-governo-da-presidenta-dilma/

Diferenças

DECRETO - Um decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução. No sistema jurídico brasileiro, os decretos são atos administrativos da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governadores e prefeitos). Um decreto é usualmente usado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas.

DECRETO LEI - Um decreto-lei é um decreto emanado pelo poder executivo e não pelo poder legislativo que tem força de lei. Os decretos-leis são normalmente uma ferramenta do chefe do poder executivo para dar imediata efetividade para um desejo político da administração. O abuso na promulgação de decretos-leis é normalmente um indicador de problemas no equilíbrio entre os poderes do Estado. No Brasil, os decretos-leis tiveram um grande número de publicações durante o Estado Novo e a Ditadura Militar, quando o poder executivo tinha um poder supremo sobre os demais poderes governamentais. Atualmente não é mais possível a produção de um decreto-lei. Curiosidade: O Código Penal é um decreto-lei instituído por Getúlio Vargas em seu mandato.

Cirus IV
Advertido
Há 12 anos ·
Link

ah bom jurist agora entendi o que quiz dizer com "Continuam valendo, em razão do que se chama de recepção."

valeu

skuza
Há 12 anos ·
Link

Outro caso desses é o código tributário nacional, se for ver ele está lá como Lei nº 5.172/66. Porem com o advento da Constituição Federal de 88 ele passou a ter status de Lei Complementar (até por isso para ser alterado é necessário que se faça através de Lei Complementar).

eldo luis andrade
Há 12 anos ·
Link

O Código Tributário Nacional formalmente é lei ordinária e não decreto-lei. Foi recepcionado após mudança na Constituição em 1966 como lei complementar. A Constituição de 1988 inclusive recepciona tal como a anterior o CTN (lei ordinária 5172) como lei materialmente complementar. Quanto a decretos-lei recepcionados como lei ordinária temos o Código Penal, o Código Penal Militar, o Código de Processo Penal, o Código de Processo Penal Militar, a CLT, a Lei de Introdução ao Código Civil entre outros. O decreto-lei 406 anterior a CF de 88 foi recepcionado como lei complementar quanto a listagem de serviços e outras matérias relacionadas ao imposto denominado ISS (imposto sobre serviços) de competencia municipal). A lei complementar 116 já fez algumas modificações no decreto-lei inclusive na listagem de serviços.

Cirus IV
Advertido
Há 12 anos ·
Link

eldo você me fez lembrar que em algum lugar está escrito: "... embaraço legislativo. No mundo formal, no Brasil do arcabouço jurídico, as leis feitas com o propósito confessado de melhorar o país (mas que não escondem o inconfessado de promover interesses de grupos ou criar estruturas de poder nocivas ao interesse social) estão em franca dissintonia com o país real, o país das necessidades e das aspirações há muito conhecidas..."

Me parece que os poderes estão vivendo verdadeira crise de existência? por que o povo, pelo que converso com as pessoas na rua, não tem mais esperança de um país melhor

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos