meu esposo esta desempregada, devo pagar pensao por ele?

Há 12 anos ·
Link

meu esposo esta desempregado e estuda fora, somente eu trabalho, pago todas as contas fixas, agua luz,telefone, alimentaçao, trasporte, aluguel, fora as despesas como lazer, vestimentas e tudo mais. eu recebo por hrs trabalhadas, apenas um horario, meu salario chega mau a 1200 reais, queria ajudar meu enteado como posso nao como a mae dele quer, sou obrigada a pagar a pensao? meu esposo pode ser preso por nao ter condiçoes de pagar? pq ele estuda e nao tem como trabalhar la. o que devo fazer?

21 Respostas
página 1 de 2
Adv Evandro - [email protected]
Há 12 anos ·
Link

se foi fixada judicialmente pode ser preso sim, hoje o mínimo mesmo para os desempregados o valor é um terço dó salário mínimo.

JanaG
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Deyze, o filho nao é seu, a obrigação não é sua, foi ele quem fez o filho e tem a obrigação legal e moral de colaborar no sustento.

Se ele deixar correr será preso até que pague toda a dívida. Se a situação dele é dificil, deve recorrer a justiça para se justificar e tentar uma diminuição do valor, pois ficar sem pagar é que não vai.

É louvável que ele estude, mas, entre alimentar uma criança que não pediu pra nascer e que ele voluntariamente fez, qual vc acha que é a prioridade?????

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

acho justo, entao realmente o problema e nosso, eu faço justamente pq nao quero que isso aconteça, que ele va preso, pq ele e um exelentissimo pai, o filho dele tem 3 anos, adora o pai mais que tudo, quando vem passar uns dias com a gente nem quer ir p a casa da mae prefere ir p a casa da vó. o unico problema e esse, e mae do menino nao colabrora e o tempo todo ameaçando. eu fui a favor de ele estudar justamente pq assim ele vai melhorar de vida, e demorado mais vai ter recompensa. se ele fosse um pessimo pai, o problema e so que ele realmente n pode pagar agora e eu tento ajudar. eu acho errado poxa ele ter que pagar se nao pode ainda. nao gosto de mandar o dinheiro p ela, eu posso comprar as coisas e mandar pra ele? e se eu nao puder mandar o valoro total posso mandar uma parte so para nao deixar de mandar naquele mes? ex. esse mes recebi 222,00 so consegui pagar o aluguel pq gaurdei um dinheiro imaginando que iria receber pouco. e outra ela e concursada, recebe bem, nao e casda, e so ela e o filho, vive a vida que quer, e tenho certeza que faz questao da pensao, que e pouca p ela ms faz falta p gente, so por maldade.

Lilian1
Há 12 anos ·
Link

Deizy eu tbm acho injusto se a pessoa nao precisa, pra que ficar fazendo questao por pouca coisa... acredito que um pai vale muito mais que o dinheiro na conta... Mais isso eo que agente pensa, pra justica nada mais importa. Nao concordo em vc se matar de trabalhar pra sustentar a casa sozinha e ainda ter que pagar pensao... se o seu marido estuda ele deve procurar um meio de arrumar alguma coisa nem que seja so pra pagar a pensao. Pq por mais que vcs tenham acordado isso, ele tem que ver que 1200,00 e pouco pra quantidade de coisa que vc faz.... Convers com ele. A respeito disso... Nao vale a pena vc se matar por causa de homem...homem nao da valor a mulher assim... e triste mais e a realidade....

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

o melhor e que o meu da, nao e qualquer homem, ele me ajuda em tudo, tudo mesmo. começou estudar agora pq eu concordei. de qualquer forma ele trabalhando so pra isso o dinheiro e nosso nao so dele. ele estuda em outro pais pq a mensalidade e bem mais barato, e quando esta aqui me ajuda em tudo, entao acho justo fazer isso por ele. mas entao, eu quero saber se podemos mandar as coisas p menino sem ser em dinheiro ou quando nao puder mandar, mandar so um valor qie posso naquele momento sem maiores problemas? ou tenho que ir na justiça verificar isso?

Lilian1
Há 12 anos ·
Link

Nao.... infelizmente nao pode, nao sem autorizacao da justica... seu marido pode ir na justica pra uma revisao de pensao alimenticia... pode tentar alimentos in natura.. mais se vc pagar menos ou da em coisas, vai ser como se nao tivesse dados...

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

realmente estou muuto agradecida, esta sendo ate mesmo um desabafo p mim essa conversa, pq conversar com gente que nao conhece sobre o assunto e dificil pq pessoas comuns sempre pensam que a.justiça e injusta, as vezes e. mas dai a cesar o que e de cesar e a Deus o que e de Deus. se temos que fazer isso de qualquer maneira vamos fazer, so precisava saber de alguem que conhece sobre o assunto, entao ja que nao tenho a que ou a quem recorrer, preciso saber das perguntas que fiz... o fato de ele esta desempregado tem mudar em alguma coisa. pensao nao cancela, mas queria sabe o que pode ser feito, e de que forma pode ser feito.

S_L
Há 12 anos ·
Link

Deizys,

Como disse a Lílian1, o seu marido precisa entrar com ação de revisão.

PROCUREM UM ADVOGADO OU DEFENSOR PUBLICO (no caso de não poder pagar advogado), expliquem a situação e serão devidamente orientados.

Vocês não podem deixar de pagar, nem pagar menos, nem dar outras coisas, enquanto a Justiça não resolver.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

era um valor antes de ele perder o emprego, com muita conversa ela abaixou um pouco, e perigoso deixa por conta dela essa situaçao? mesmo que ela nao tenha assinado nenhum papel?

Lilian1
Há 12 anos ·
Link

Deizys com mulher agente nao brinca.... mulher e um bicho traiicoeiro que a qualquer momento pode da o bote, basta ter um motivo...

eppp
Há 12 anos ·
Link

Não sou advgado, ok?

....era um valor antes de ele perder o emprego, com muita conversa ela abaixou um pouco, e perigoso deixa por conta dela essa situaçao? mesmo que ela nao tenha assinado nenhum papel? ....

Sim, é perigoso, ainda mais que ela não assinou nenhum papel. Em princípio, vale a decisão ou acordo judicial. Primeiro cumpre a decisão, depois questiona ela. Muitas vezes a sentença já determina um valor no caso de desemprego; se não determina, vale o que está escrito. Não podem cobrar de vc, mas podem cobrar dele sim, inclusive com prisão.

Imagem de perfil de gregamusa
gregamusa
Há 12 anos ·
Link

Fiquei com uma dúvida nesse caso...pelo que entendi ele não está no Brasil...esses procedimentos judiciais não seriam executados somente quando ele regressar? Ele pode ser preso no exterior? Desculpem-me pela ignorância no assunto e obrigada.

S_L
Há 12 anos ·
Link

A ação tem que ser na cidade onde mora a criança.

Acho que ele não pode ser preso fora daqui, mas se a mãe ingressar com execução e for solicitada a prisão, assim que ele puser os pés aqui, será preso.

Deizys,

Vc já sabe o que fazer. Procure um advogado.

eppp
Há 12 anos ·
Link

gregamusa, tem uma tal de convenção de nova iorque: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Congresso/DLG/DLG-10-1958.htm

Chuto que a prisão seja cabível se existir a prisão por alimentos no país onde o alimentante reside. Na prática, tenho sérias dúvidas que funcione. Mas não tenho conhecimento nenhum na área, só achometrias.

Se for expedido mandado de prisão, sim, ele é preso assim que entrar no Brasil.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

praticamente nao mora aqui, so vem nas ferias, por isso digo que ele n tem como trabalhar. Uma vez ela mandou sms dizendo que nao era mais preciso mandar que ele eatava livre, mas no outro mes ja cobrou.. esse sms serviria p alguma coisa? pq logo depois ele ficou desempregado.

esperançoso
Há 12 anos ·
Link

legal essa esposa, assume a condição de pagar a pensão do filho do outro, e o outro esta em outro pais estudando (tem certeza) e não trabalha, estranho, vou fazer isso também, arrumar uma mulher que assuma minha família e eu vou estudar (sera) em outro pais, ACORRRRRRDA.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

betoribpreto, se vc realmente fizer por onde tera uma esposa como eu, muitos casamentos sao destruidos pq tem pensamentos como o seu, se quer casar para ser feliz, nao case, agora se quer casar para fazer alguem feliz case. temos principios, vim aqui para tirar duvidas que pode ser de muita gente, nao imaginei que pudesse aparecer alguem e falar esse tipo de coisa. vc nao e ninguem para deduzir coisas, aprendi uma coisa que seria interessante se vc tambem aprendesse, "se vai falar diga coisas que venham para somar, agor se nao tem capacidade para isso e melhor se calar e ser um tolo sabio"... agradeço sua preocupaçao, mas o que vc disse nao tem nada haver com o assunto.

JanaG
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Deizy, como ele sobrevive onde ele está estudando????

Se ele tiver qualquer renda ele poderá (e terá) de suprir as necessidades do filho.

Não importa se a mãe da criança aceitou reduzir de forma informal, manda o que está em sentença, é a ordem da justiça que seu marido está descumprindo, é isso o que importa.

Diga pra seu marido nomear um advogado para intervir por ele buscando reduzir judicialmente o valor. Ele terá de pagar as diferenças passadas, sem dúvida.

esperançoso
Há 12 anos ·
Link

Deizys

eu não preciso casar pois amo a minha esposa, pois temos um casamento de 40 (quarenta) anos e não 40 meses, só que a verdade dói e doeu em você, pois você quer escutar palavras que estão já no seu subconsciente, me desculpa por falar a verdade, e a principio antes que vc comente qualquer coisa do meu casamento, vivemos bem, temos brigas como todo casal mas brigas e discussões e não a ponto de se agredirem, pois com conversa resolvemos tudo em conjunto.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

nao me doi, so que to cansada de pessoas deduzirem algo sobre meu casamento, estou simplismente tentando resolver a situaçao, nao fazemos por vontade propria mas por necessidade. por isso vim busca de ajuda, queremos concertar as coisas, e deixar tudo bem. se eu soubesse de tudo nao teria pedido conselhos. mas agora ja sei! ja entendi. obrigada gente, esclareceu tudo... obrigada!

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos