Iniciei, como locatário, o procedimento de locação de um imóvel via imobiliária. No ato de retirada do contrato para assinatura a imobiliária me impôs alguns critérios para a retirada das vias, sendo elas: 1) eu deveria assinar, dentro da imobiliaria, uma via do contrato que ficaria retida com eles; 2) não me permitiu ir ao imovel conferir a vistoria (nem sozinha e nem na presença do corretor) e 3) solicitou a minha assinatura num termo na qual me comprometia a pagar multa de R$ 500,00 (para cobrir parte das despesas) caso não retornasse com o contrato assinado dentro de uma data a ser definida comigo. Estes procedimentos, não informados previamente a mim, bem como outros que já haviam me descontentado, me fizeram perder interesse pela locação e desisitir da assinatura do contrato e gostaria de saber se é legal a imobiliaria me cobrar multa pela desistência da assinatura, nesta etapa da negociação e sob estas condições. Obrigada

Respostas

    V

    Verinha1 Suspenso Segunda, 03 de fevereiro de 2014, 1h39min

    Sim, se vc assume que quer o imóvel mas os faz esperar demais sem definir o negócio, levando-os a perder outros clientes eles podem cobrar as despesas pelo serviço da confecção do contrato.

    O que eles não podiam fazer era impedir que acompanhasse a vistoria tanto na entrega do imóvel como em sua devolução, posteriormente. Tão pouco poderiam eles deixar de lhe fornecer cópia de igual teor do contrato. Quanto a assinatura, o correto é que ambos contratantes assinem na vista um do outro, para maior clareza, para evitar suscitar dúvidas.

    P

    petite Segunda, 03 de fevereiro de 2014, 21h12min

    Olá Verinha1,

    Muito obrigada pela sua reposta. Mas na verdade não sou eu quem está esperando demais para definir o negócio. Cumpri com todos os prazos que eles me pediram, ou seja, entreguei a documentação no momento solicitado e fui até a imobiliária assim que fui convocada para buscar o contrato. Porém chegando lá me deparei com estas condições, que na minha opinião, fere os meus direitos como locatária e então desisti da locação por perder confiança na imobiliária. Porque devo ser penalizada com uma multa se estou numa situação na qual estou sendo prejudicada?

    Obrigada

    Renata

    V

    Verinha1 Suspenso Terça, 04 de fevereiro de 2014, 3h00min

    Vc assinou o contrato??? Vc retornou com o contrato para ser assinado dentro da data definida?????

    Se vc desistiu antes de tudo isso, não há porque cobrarem alguma coisa.