estou gravida e cai dentro do onibus posso processar
hoje pela manhã, fui com os meus filhos ao meier e ao entrar no onibus tive dificuldade para atravessar a roleta pois o motorista ia em alta velocidade e fiquei com medo de meu filho ser arremessado para fora do onibus , pois o motorista dirigia com a porta aberta ,eu pedia para ele fechar e ele fingia que não ouvia com dificuldade coloquei meu menino para atravessar comigo e quando ia chegando a roleta o motorista deu um tranco e eu cai no chão , o motorista nada fez e continuou a viagem, as pessoas do onibus não ligaram e a viagem prosseguiu .E agora estou com medo de perder o bebe e cheia de dores, posso processar ?
"F nunes todo mundo sabe que os lugares da frente sao preferenciais, se vc foi passar a roleta foi negligencia sua."
E se o onibus não tem lugares antes das roletas? Ou se a entrada do onibus no parte de tras, também sem cadeiras antes das roletas.
Aqui no Rio, os poucos ônibus que tem lugares antes das roletas são ônibus intermunicipais.
Ou seja, talvez é assim em São Paulo, mas o mundo é maior.
como eu já havia dito na mensagem só havia um lugar perto da saida e o motorista dirigia em alta velocidade e com a porta da frente aberta ,alem de gravida eu estava com o meu filho de 4 anos , que toda hora levava tranco , negligencia seria eu ficar naquela exposição em tempode meu pequeno sofrer um acidente , agradeço a vcs por responederem mas parece que vcs não leem o conteudo das mensagens
F Nunes a primeira providência que você deveria tomar é formalizar uma reclamação junto a Empresa de ônibus, poderia também ter anotado o nome de alguma testemunha, ir até o médico para ver se ocorreu algo a você e ao bebe e depois com o laudo médico e nome de testemunha fazer um B.O, a responsabilidade civil das empresas que prestam serviço de transporte é objetiva e é regida pelo Código do Consumidor, ou seja, responde pelos danos causados a seus passageiros, tem a obrigação de levar os passageiros ao seu destino em segurança, a empresa de ônibus é responsável pelos atos de negligencia, imprudência ou imperícia de seus funcionários. Então se puder juntar as provas do ocorrido, como o dano sofrido e testemunhas poderá sim processar a empresa.
A velocidade dos ônibus no Rio de Janeiro, principalmente em vias como a Av. Brasil, ou Linha Amarela, por ex. é exagerada; não há fiscalização porque é praxe dirigir assim.
A consulente narra que ninguém se importou, e a viagem continuou... É assim também... talvez se ela pedisse não ia haver quem quisesse testemunhar, assim como não é "costume" respeitar os assentos preferenciais.
Pegar os dados do ônibus e motorista, e imediatamente comunicar a empresa; passar por exame médico, e, de posse do Laudo, fazer um BO são providências que a mesma deveria ter tomado, apesar que é plenamente compreensível o fato de ter ficado atordoada, preocupando-se em primeiro lugar, com o filho pequeno e o bebê.
A empresa deveria ser processada, não só em caso de aborto, o motorista foi imprudente e irresponsável, poderia ter causado uma tragédia.
Obrigada DRa , vc acha que hoje ainda posso fazer o BO , pois fui ao medico omtem e estou com marcas da queda , e em observação ainda , e não fiquei preocupada só com o bebe mas com o meu filho de 4 anos que ficou preso na roleta, essa empresa de onibus é sempre desreipeitosa com passageiros pensei em ligar para empresa pois estou com a placa e o horario em que tudo aconteceu mais uma vez, agradeço pela atenção
obrigada dra eu fui ao medico, e estou em observaçao, por que estou na fase mas perigosa que é a dos 3 mesess, consegui anotar a placa do onibus quando dele saltei, e o horario, mas não fiz o boletim pois estava com o meu filho peq de 4 anos que tambem ficou assustado pois ficou preso a roleta, mas testemunhas não tenho como pois as pessoas pouco se importam, não querem ser incomodadas , a unica pessoa que me perguntou se eu estava bem, foi a trocadora a dra acha que posso fazer o boletim ainda hoje? ,
"Belo discurso, Cibele. Até concordaria com ele... Agora ache, dentro das informações prestadas, uma forma de provar tudo isso."
Há de lembrar que, de acordo com o CDC, o juiz pode inverter o ônus de prova em favor do autor da ação em caso que acha o pleito verossímil. É de conhecimento geral que, no Rio de Janeiro os ônibus andam como carro de fórmula um e que cada vez que saiam do ponto fazem racha com os outros para ver quem chega primeiro no próximo ponto. Como a empresa de ônibus é prestador de serviço e existe a relação de consumo, a responsabilidade é objetiva.
Além disso, tratando-se de serviço público a responsabilidade também é objetivo.
Não acho que tem juiz que duvida que a autora mente quando fala que o motorista saiu, em alta velocidade, do ponto sem esperar mulher gravida sentar. A questão é chegar no fim da linha no tempo determinado e foda-se o passageiro.
F.Nunes,
Você pode tentar fazer o B.O., com o laudo que tem, esclarecendo que ficou atordoada e/ou nervosa por estar com a criança, e preocupada com seu bebê, porisso não foi imediatamente, não sei se será possível.
Quanto à empresa, faça uma reclamação por escrito (com provas de que foi recebida (A.R. ou protocolo por ex.), além de contato telefônico, com o responsável, cobrando providências, especificando que se machucou.
Realmente não há um Juiz que irá achar que você está inventando uma estória e que está com marcas e machucados por querer "prejudicar" a empresa em questão.
Lembrando que tudo isso será uma tentativa, já que deveria ter sido feito imediatamente.
Ainda bem que o consultor acima SABE o que acontece no trânsito e com a frota de ônibus de todas a linhas no Rio de Janeiro; as pessoas que não conhecem, não fazem idéia da aventura que é tomar um ônibus e chegar ao destino, sem ferimentos ou acidentes naquela cidade; não é um discurso, é um FATO.
Boa sorte.
- nunes, como a relação entre a empresa de transporte coletivo e os passageiros é de consumo, vc pode, sim processar e solicitar a inversão do ônus da prova, ou seja, nesse caso a empresa teria que comprovar que o motorista foi prudente e cumpriu todas as normas de segurança... No entanto, precisa haver indícios suficientes, verossimilhança... Somente horário e número do ônibus não bastam, pois qualquer pessoa, sabendo como funciona o transporte coletivo no RJ, pode ficar num determinado ponto, anotar número do ônibus, placa, horário, etc e dizer que caiu, que o motorista fez isso ou aquilo... Portanto, vc tem que ter, sim, como bem disseram alguns colega acima, o laudo médico que diga que vc estava machucada na data e horário que consultou, que as lesões apresentadas eram compatíveis com uma queda dentro de um veículo em movimento, assim como o B.O., a reclamação à empresa...